6.4.16

os ténis que usas são os mais indicados para ti?

Em tempos referi num texto que me fazia confusão quando ia correr e reparava na quantidade de pessoas que estavam a praticar desporto com ténis que não são adequados para a prática desportiva. Há muito que uma das coisas que mais valorizo quando pratico desporto é o calçado que utilizo. Era assim quando praticava atletismo e é assim quando jogo futebol ou quando vou correr, quer seja no ginásio ou na rua.

Mas, e sobretudo numa altura em que a diversidade é bastante elevada, muitas pessoas ainda escolhem o calçado com base no seu aspecto. “Que cor tão gira que combina tão bem com a minha roupa”, dizem. “Aqueles são mesmo giros”, dizem. E com base no embrulho acabam por desvalorizar o conteúdo, ou seja, e apenas para dar dois exemplos, o tipo de sola e a finalidade do modelo que tem uma cor tão gira.

Escolher ténis apenas com base na cor pode ser um verdadeiro tiro nos pés que pode vir a provocar lesões, mais ou menos graves. Algo que é muito bem explicado por Nuno Corte Real, coordenador do serviço de ortopedia do Hospital de Cascais. “Mais importante que as inúmeras caraterísticas individuais que o calçado deve ter, desde a cor, design, tamanho, formato e marca, há dois aspetos que são fundamentais na hora de escolher o melhor calçado, falamos do peso do desportista e do tipo de piso onde se vai praticar desporto”, refere.

“O peso da pessoa é um fator de extrema importância, na medida em que a corrida multiplica o impacto do peso do corpo entre três a seis vezes. Por exemplo, num indivíduo de 60 quilos, o calçado terá de suportar um impacto mínimo de 180 quilos, multiplicado pelo número de quilómetros feitos pela pessoa. Um reforço de dez por cento nos elementos amortecedores, caraterística muito importante a ter em conta já que absorve o impacto inicial, onde se exerce a maior pressão, reduz em cerca de 20 quilos a força no impacto de uma pessoa de 70 quilos”, acrescenta.

“O tipo de piso é outro aspeto fundamental mas nem sempre é possível que as pessoas comprem vários tipos de calçado de acordo com o tipo de piso. Deve ser considerado o piso que se utiliza com mais frequência e recomenda-se o calçado com maior tração para a terra batida, com maior capacidade de amortecimento na corrida em alcatrão e, se o local escolhido for a praia, que permita amortecer o impacto na areia”, alerta ainda.

Depois de ler este alerta muitas pessoas vão pensar que é necessário gastar muito dinheiro nuns ténis que cumpram os requisitos mas a verdade é que o mercado tem ténis para todos os preços e para todos os gostos. Aquilo que realmente importa é se está adequado para a pessoa e para o exercício. Por isso, mais do que escolher uns ténis pelas cores é melhor saber para que tipo de atleta foram pensados. Haverá também quem olhe para este tipo de alertas como uma “mariquice” sem sentido. Acreditar na opinião de um profissional (e de tantos outros) que não estão a “vender” um modelo específico mas a alertar para um problema no Dia Mundial da Actividade Física é uma opção como outra qualquer.

Por fim, fica ainda outro alerta que muitas pessoas ignoram. Todos sabem que correr ou caminhar são actividades aconselhadas a todas as pessoas, independentemente do peso e da idade pois promovem a melhoria da condição física, ajudam a manter o peso ideal e diminuem os níveis de stress e ansiedade, já para não dizer que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares. Mas convém consultar um médico antes de dar início a algo. É tão importante como escolher uns ténis acertados.

Sem comentários:

Enviar um comentário