4.4.16

o macaco do renato sanches

Durante as minhas férias fui assistindo à telenovela, de argumento fraco, em torno de Renato Sanches, um dos nomes sonantes da actualidade do futebol português. Mas antes disto começo por dizer que compreendo perfeitamente a rivalidade do futebol (e de qualquer desporto). É normal que exista rivalidade entre adeptos de diferentes clubes que disputam títulos. E compreendo também que existam pessoas que gostam do atleta X enquanto outras preferem o Y. É normal que assim seja.

Por compreender a rivalidade consigo perceber (mesmo considerando que é uma opção errada mas que infelizmente dá os seus frutos) que os dirigentes tentem condicionar os árbitros, e estou a referir-me ao futebol. Percebo que comentadores desportivos tentem condicionar isto e aquilo. É algo que faz parte do triste espectáculo em torno do futebol. E é uma estratégia que tem outros objectivos como camuflar erros de gestão que acabam por passar despercebidos aos adeptos (de todos os clubes) que ficam presos na mensagem que ouvem. Tudo isto faz parte do futebol e dos milhões que estão em jogo para os clubes que são verdadeiras empresas com contas a prestar.

Mas mesmo este jogo “sujo” tem de ter limites. Que foram claramente ultrapassados com Renato Sanches, o novo menino bonito do Benfica e do futebol português. Algumas pessoas têm feito tudo o que conseguem para denegrir a imagem de um jovem de 18 anos que representa o sonho de milhões de crianças que pedem aos pais para jogar futebol e que sonham jogar no seu clube. Já perdi conta ao número de pessoas (com importância mediática) que fazem os possíveis para fazer com que o jovem atleta “tropece” neste bom momento, tentando também, de todas as formas possíveis, que as pessoas olhem para ele não como um exemplo mas como um trapaceiro, um mentiroso, um aldrabão e um fraude.

A começar pela notícia (que não o é) de que Renato Sanches foi registado quando tinha cinco anos. E digo que a notícia não o é porque é referido que foi registado aos cinco anos mas com a verdadeira data de nascimento. Ou seja, existe a necessidade de dar a entender que o jogador poderia ter a idade “martelada” mas a própria notícia desmente isso. Depois, caso tivesse sido registado com cinco anos e a sua idade fosse “falsa”, neste momento Renato Sanches teria 13/14 anos (nos documentos) e 18 na realidade. Ou seja, estaria a jogar nas camadas jovens onde se destacaria facilmente. A isto juntam-se outras vozes de pessoas que preferem dizer que tem 28 anos e outras coisas que tal.

Até que Renato Sanches é convocado por Fernando Santos e faz a estreia com a camisola de Portugal num jogo que fica marcado pela invasão de campo de um jovem que passou a correr por outros grandes nomes mas que tinha o desejo de abraçar Renato Sanches. Mais episódios para denegrir o jogador. Desde o suposto embuste em torno do que aconteceu até à fraca qualidade de Renato Sanches. E o momento alto deste triste episódio é quando se escreve numa rede social que o jovem invadiu o campo porque não existe jardim zoológico em Leiria e o rapaz tinha o desejo de abraçar um macaco. É um daqueles momentos em que é necessário olhar para o calendário e certificar que realmente estamos em 2016 embora algumas pessoas ainda estejam algures numa caverna.

Como referi vejo em Renato Sanches um exemplo do sonho de todos os jovens que sonham jogar futebol. O jogador fez a sua formação no Benfica e está a brilhar na equipa principal. Os petizes que são do Benfica sonham com o mesmo, tal como os que gostam do Porto ou do Sporting desejam o mesmo. Sendo que mais de 90% deles nunca vão realizar esse sonho. Quando alguém consegue é visto como alvo a abater. Como um macaco que alguns querem abraçar, como um velho que finge ser novo e como um embuste para alguns. É com tristeza que assumo que Portugal é pequeno para Renato Sanches. E é com alegria que vejo um puto de 18 anos ter força para ficar imune a todo o lixo que tentam que o rodeie.

8 comentários:

  1. Nem tinha ouvido essa barbaridade...

    ResponderEliminar
  2. Eu sou do FC Porto e concordo com tudo o que disse. Há pessoas muito mesquinhas..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Renato Sanches é como o Ruben Neves, ou seja, um exemplo para tantos meninos.

      Eliminar
  3. Eu fiquei muito feliz quando vi uma reportagem sobre o miúdo e a sua entrada na equipa no Benfica e mais feliz fiquei quando o vi na Seleção Nacional.
    E oxalá venha a ser um grande craque da bola.
    Devemos ter orgulho nestes miúdos e em vez de denegrirem a sua imagem, deviam enaltecer o seu trabalho e por ser português, porque mais cedo ou mais tarde, certamente que vai brilhar lá fora.

    ResponderEliminar
  4. Não gosto do Renato. É arrogante e sempre teve a mania que era "mais que os outros". E também não o acho assim tão bom de bola como os que lhe chamam Rei! (pobre Eusebio)
    Mas este vai passar tão depressa como passou Cavaleiro, Guedes, Semedo... (e olha que considero 2 destes bem melhores do que o Renato algum dia foi)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arrogante porquê? Mais do que os outros com base no quê? Não percebo estes dois pontos de vista pois as poucas vezes em que o ouvi falar revelou o oposto disto.

      Veremos o futuro dele. Depois voltas a ler as tuas palavras.

      Eliminar