21.4.16

assustadora cultura de cinco minutos (ou a morte de prince)

Ninguém é obrigado a saber tudo sobre tudo. Acredito que todas as pessoas estão mais informadas sobre as áreas de que gostam ou que despertam interesse. Mas, mesmo percebendo tudo isso, assusta-me que a cultura seja algo com uma duração de cinco minutos. Recuar mais do que isto no tempo é entrar num vazio assustador. Começa a espalhar-se a notícia da morte de Prince e para muitos trata-se de um qualquer príncipe. “Qual foi o príncipe que morreu?”, perguntam.

Volto a dizer que ninguém é obrigado a saber tudo sobre tudo. Mas quando se sabe o nome de todos os concorrente de todos os reality shows (e até as suas histórias) e de todas as bandas que duram meia dúzia de meses talvez não seja pedir muito que se saiba quem é Prince, um artista com uma carreira de 35 anos e com mais de cem milhões de discos vendidos. Caso passe por aqui alguém que desconheça quem era Prince (morreu hoje com 57 anos) fica aqui uma foto deste artista fenomenal e um dos seus maiores sucessos.





PS – A título de curiosidade. Quem gosta de Sinead O'Connor e do seu único sucesso (aqui) fique a saber que a música era de Prince.

12 comentários:

  1. O ano de 2016 está a ser péssimo no que respeita à perda de grandes artistas!

    ResponderEliminar
  2. Gostei da expressão que utilizaste. Ainda hoje vi um vídeo sobre cultura geral, daqueles em que o repórter vai para a rua fazer perguntas que supostamente toda a gente sabe responder mas ninguém erra e metade diz disparates. Como dizes, ninguém é obrigado a saber tudo mas a verdade é que ninguém diz "não sei", dizem sempre "não sei porque nunca li isso na escola" ou "não sei porque não é a minha área". Tenho pena que haja tanta gente a pensar que a educação ou a cultura acaba quando se sai dos portões da escola ou que é normal não sabermos nada fora da nossa área. Sei que o que acabei de dizer não está relacionado com o Prince mas gostei mesmo da expressão que utilizaste.
    Quanto ao Prince, é uma grande perda. Um artista autêntico. Não é preciso gostar para saber disso. Marcou a diferença e é um exemplo para as gerações de hoje - em que há tantos a querer ser iguais. Não teve medo, e apesar de admirar o seu talento musical, isso será talvez a maior lição que Prince nos deixou e que nós temos dificuldade em aprender!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma das melhores dessas é perguntarem a uma pessoa quem foi D. Afonso Henriques e a pessoa responder que não sabia pois vivia ali há pouco tempo.

      Eliminar
  3. Ontem, a caminho de Famalicão, ouvia a Rádio Comercial e os testemunhos de pessoas conhecidas que muito comentaram o fantástico trabalho deste cantor.
    Sou mais velha que tu, vivi os meus 20 e 30 anos a frequentar discotecas e a dançar as deliciosas músicas dos anos 70 e 80, e por aí fora.
    E se há cantores que delirávamos era Prince e David Bowie, que nos punham a cantar, também.
    Hoje, nas festas do Vinil que de quando em vez há na cidade, a malta da minha idade vai toda para viver estes anos loucos de música e grandes cantores.
    Óbvio que há outros, mas estes não falham nunca.
    Lamento que muitos jovens nao conheçam Prince.
    Mas agora mesmo, a minha sobrinha, 17 anos, chegou da escola, ouvindo o pc onde passam as músicas dele, comentou " Tia L estás a ouvir Prince?"
    E digo-te, conhece imensas músicas desses anos e canta as letras todas e que eu já esqueci.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que ainda existem pessoas assim, que perpetuam o talento de monstros como Prince.

      Beijos

      Eliminar
  4. A frase que houvi foi... ah coitado não chegou a ser rei.... apeteceu logo mandar duas bofardas no meio da cremalheira do moço... há gente pah... canerbus!!!!

    Hoje a RComercial passou pela enésima vez Purple Rain... uma musica que me soava à alma na altura... e de cada vez que a ouço novos sentimentos a definem pelo crescimento pessoal... pelas novas vivencias... e dou por mim.... a fazer análises financeiras de projectos com a lágrima no canto do olho... raisparta esta capacidade que ele tinha de nos expor a alma a nós próprios... fada-si!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era simplesmente genial a criar músicas que ficam para sempre.

      Eliminar
  5. Este ano já lá vão Glenn Frey dos Eagles, Lemmy dos Motorhead, Prince e David Bowie. É um ano de grandes perdas no mundo da música.

    Podias fazer um post com músicas deles.

    Gosto de todos, mas o David Bowie é o melhor musico de todos os tempos.

    ResponderEliminar