26.4.16

as grávidas são todas iguais. basta conhecer uma!

As grávidas são todas iguais. Basta conhecer uma mulher grávida para conhecer todas. Nada muda de uma mulher grávida para outra. Parecem cópias exactas umas das outras. Aliás, bem vistas as coisas posso retirar o grávida da frase. As mulheres são todas iguais. Não muda muito mais do que a cor do cabelo e a forma do corpo. De resto, é tudo igual. Mas os homens também não escapam. Também são todos iguais. Para arrumar com o assunto é melhor dizer que existem “meia dúzia” de pessoas originais no mundo. O resto são cópias. E conhecendo esse grupo de originais, conhecem-se todas as pessoas.

Mas quem são os originais? Esta resposta poderia ser difícil de dar. Mas é muito fácil. Os originais são aqueles que sabem tudo da vida dos outros tendo por base as suas experiências. Ou seja, se uma mulher grávida tem um determinado comportamento durante a sua experiência de gravidez e se fica escandalizada com tudo aquilo que é diferente nas outras mulheres grávidas estamos perante um “original”. E o mesmo acontece a todas as pessoas que têm atitude semelhante com reacções diferentes em situações idênticas. Este tipo de pessoas são os “originais”. E quando se fala com uma pessoa destas percebe-se que as pessoas são (ou deveriam ser) todas iguais.

Centrei-me nas mulheres grávidas, ou melhor, nas mulheres que acabam de ser mães porque é esse o assunto do momento. A mulher é Chrissy Teigen, pessoa que adoro devido à forma divertida como encara a vida. A mulher de John Legend foi mãe há pouco mais de uma semana. E cometeu um pecado (que parece dar direito a pena de morte) que foi ir jantar com o marido sem a companhia de Luna, a filha do casal, que ficou em casa com uma baby-sitter.

Não sei se o jantar foi perto de casa. Não sei se durou muito tempo. Mas sei que as reacções no turbulento mundo virtual passam por ofender Chrissy Teigen dizendo que, no mínimo, é má mãe. E porquê? Porque aos olhos de muitas pessoas ela não está a fazer aquilo que outras fizeram. Muitas pessoas que ofendem Chrissy Teigen comparam a sua vida e a sua experiência com a dela. E se não fizeram determinadas coisas não aceitam que alguém as faça. Mais do que isso, condenam e ofendem que ousa fazer algo que nunca fizeram. Chegam a avançar com prazos para que seja possível fazer determinadas coisas.

Não conheço o casal de lado nenhum. Sei apenas, porque foi tornado público por ambos, que não foi fácil conseguirem realizar o sonho de ter uma filha. Por isso quero acreditar que a bebé não é um capricho semelhante a um boneco. Tal como quero acreditar que foram jantar sabendo que essa situação não representaria qualquer perigo para a criança. Tal como acredito que a mesma tenha ficado com alguém de confiança. E sinceramente espantam-me mais as ofensas e as comparações (algumas roçam o absurdo) do que saber que o casal foi jantar fora.

Porque não considero que seja tudo igual. E basta falar com meia dúzia de amigos que tenham filhos para descobrir, por exemplo, pais que dormem descansados desde a primeira noite e outros que só tiveram uma boa noite de sono lá para os três anos de vida do filho. Tal como mulheres que tiveram partos que pareceram um “passeio no parque” e outras que tiveram uma experiência mais complicada. E estes são apenas dois exemplos que me impedem de achar que todas as pessoas e experiências são iguais e que todas as pessoas fazem (ou têm de fazer) o mesmo.

Há pouco referi que adoro Chrissy Teigen. E um dos comentários que fez às críticas que recebeu faz com que goste ainda mais da forma como encara a vida e as palavras de quem não conhece. Uma das críticas tem ainda uma pergunta que é mais ou menos isto: “Como está a bebé Luna?”. Ao que a mulher de John Legend respondeu, com muito humor, “não sei, não a encontro”.

6 comentários:

  1. A 1.ª vez que saí sem o meu bebé foi para ir a um concerto dos Manowar, enquanto o pai estava a vários milhares de km - e o bebé ficou com os avós... Acho que ele vai ficar traumatizado para o resto da vida...esteve umas 5 horas sem mim!!! Que horror!!!! Podem apedrejar-me!!! hehehe
    Entretanto, eu prefiro ser mentalmente saudável e feliz a ser uma falsa "boa mãe".

    ResponderEliminar
  2. Excelente post! Essa é provavelmente das afirmações mais estúpidas que existe. E que boa resposta!

    Jiji

    ResponderEliminar
  3. Existem mais "originais" neste mundo do que as ditas "normais"...
    Bastar "ler os comentários aos mummyblogs...
    Daqui a pouco a Senhora nem comer pode!
    A maternidade está a ser vivida nos 8 e 80. Ou existe zelo a a mais ou andam para aí a cometer crimes horrorosos com os próprios filhos!
    São as redes sociais...

    ResponderEliminar