10.3.16

redes sociais = invasão de idiotas

Já deixei a minha opinião no blogue e já dei conta da mesma a diversos amigos sportinguistas. Considero que Bruno de Carvalho, numa fase inicial, fez coisas boas pelo Sporting. É mais ou menos a mesma teoria das pessoas que estavam fartas de Cavaco e ficam felizes com Marcelo. Os sportinguistas estavam fartos de Godinho Lopes e Bruno de Carvalho foi uma lufada de ar fresco. E foi muito fácil conquistar os adeptos, até porque fala como um. Presentemente considero que no dia em que abandonar a presidência do clube não deixará saudades à maioria dos sportinguistas. Mas isto é a minha opinião, que vale o que vale.

Bruno de Carvalho tem uma estratégia assumida que passa por "comprar" guerras com tudo e com todos. Mas mesmo estas estratégias têm de ter limites. E esses limites, de forma propositada (ou não) são frequentemente ultrapassados pelo presidente dos leões na sua página oficial de Facebook. E o último capítulo dos limites ignorados envolve jornalistas e não só. Bruno de Carvalho entendeu destacar jornalistas que, na sua opinião, atacam o Sporting. Entre outras pessoas, como comentadores, destacou diversos jornalista, publicando os seus nomes. E isto não pode acontecer. Isto é uma clara tentativa de intimidar os jornalistas. Bem como pode originar episódios tristes entre os mesmos e alguns adeptos que vivem o futebol sem razão mas apenas com paixão cega que muitas vezes leva a violência.

Bruno de Carvalho está no seu direito de pensar que a publicação x ou o jornalista y está contra o seu clube. Está também no seu direito de considerar que determinadas notícias são falsas. E existe um meio legal para combater tudo isto. E caso Bruno de Carvalho tenha razão facilmente ganha os processos contra publicações e jornalistas. E este será sempre o caminho a seguir. E quem anda mais atento a este mundo (Imprensa) facilmente recordará processos mais ou menos chorudos que publicações já tiveram de pagar, tendo também de desmentir as notícias publicadas. Destacar pessoas, sem ter a certeza absoluta do que diz (e mesmo que a tenha), é um caminho que não pode seguir.

E ainda para quem anda menos atento a este mundo (Imprensa) ou não sabe como a mesmo funciona, poderá perguntar a Bruno de Carvalho quantas pessoas são uma espécie de porta voz das suas ideias nos programas televisivos, apenas para dar um exemplo. E mesmo nas publicações em papel existem sempre pessoas com melhores fontes junto de determinadas pessoas. É assim com todos, até com o Sporting, que no discurso do seu presidente parece querer mostrar que é diferente dos restantes quando não é!

Voltando às críticas, um dos visados – e não importa quem – reagiu ao post de Bruno de Carvalho. Não assumindo tratar-se de uma reacção directa, os comentários dos amigos mostram que é isso mesmo. E a reacção é brilhante. Trata-se de uma imagem com um pequeno texto de Umberto Eco. Que diz isto:

"Social media gives legions of idiots the right to speak when they once only spoke at a bar after a glass of wine, without harming the community. They were quickly silenced, but now they have the same right to speak as a Nobel Prize winner. It´s the invasion of idiots."

Esta reacção, de uma pessoa a quem desconheço uma ligação clubística e que já vi criticar e elogiar Benfica, Sporting e Porto, é brilhante. Aplica-se na perfeição a este caso, em que os limites foram ultrapassados, tal como também é um excelente resumo de muito daquilo que é feito actualmente nas redes sociais. E refiro-me a quem perde tempo a fazer acusações directas a terceiros sem qualquer conhecimento de causa sobre aquilo que se diz. É a era do vale tudo e quem vier atrás que feche a porta. E à legião de idiotas que têm este comportamento acrescento a legião de idiotas que acredita em tudo o que lê sem questionar aquilo que está escrito. Consegue ser tão grave o comportamento de quem acusa sem qualquer motivo como quem mete as mãos no fogo por quem acusa, mesmo desconhecendo a origem e o motivo de tal acusação.

5 comentários:

  1. Acredite...fico chocada com os disparates que leio, é absolutamente impressionante a quantidade de comentários maldosos seja relativamente ao futebol, concorrentes de programas de tv ou figuras publicas, e eu nao entendo quem deu o direito a esta gente de julgar a vida das outras pessoas?! Ainda à pouco tempo comentava uma senhora sentada ao meu lado; Olhem para esta Rita Pereira, uma vergonha e um mau exemplo para os jovens, li que comprou um apartamento de 1milhao, isto é esbanjar dinheiro, quero ver como vai pagar o IMI.
    Eu fiquei de queixo caído, acha normal?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta pequena citação descreve bem tudo aquilo que se passa nas redes sociais.

      Eliminar
  2. Cobardes. Escondem-se atrás de um teclado. Ao vivo ninguém diria nem metade. Vivemos uma grande crise de valores. A liberdade porque uns lutaram não é isto de certeza.

    ResponderEliminar
  3. Uma grande crise de valores, como frisou o anónimo, que carece em todas as classes sociais.

    ResponderEliminar