7.3.16

qual o motivo?

Não acho estranho que um(a) manequim partilhe fotos nas redes sociais com pouca (ou nenhuma) roupa. É o trabalho da pessoa e as fotos acabam por estar nas suas redes sociais como em tantos outros espaços como é o caso de publicidades ou mesmo nas redes sociais das marcas que os contratam. Ou seja, não olho para esta exposição corporal como uma necessidade de aprovação de quem vê a imagem e irá dizer coisas como "estás perfeito(a)", "és lindo(a)" ou "tens um corpo de sonho". Sendo que também existe o outro lado, os comentários de quem odeia as imagens em questão.


Por outro lado, já tenho alguma dificuldade em compreender a exposição corporal e a nudez apenas porque sim. Como é o caso recente de uma imagem partilhada por Kim Kardashian nas redes sociais acompanhada da legenda "quando não tens nada para vestir". Kim Kardashian não é manequim. Nem irá ser mais popular porque decide exibir as suas curvas. Tal como não acredito que procure aprovação de terceiros. Ou seja, que esteja desejosa de ouvir elogios ao seu corpo. E estas divagações poderiam ir muito além destas.

Compreendo que uma pessoa goste de exibir o corpo tonificado (com roupa) porque trabalhou para isso e porque a sua presença nas redes sociais serve para motivar um vasto número de pessoas. Compreendo que uma pessoa que passe por uma grande transformação física partilhe a sua nova imagem porque vê no corpo um troféu que pretende partilhar com outros para que sirva de motivação para quem deseja fazer o mesmo.

Agora, mostrar as mamas apenas porque sim. Mostrar o rabo apenas porque sim. Fazê-lo com frequência e sempre sem um motivo válido que justifique a exibição corporal é algo que me ultrapassa. Tal como me ultrapassa a quantidade de pessoas que, pegando no caso do impacto social de Kim Kardashian, acham que devem partilhar imagens sem roupa apenas porque Kim também o fez.

4 comentários:

  1. O motivo é aparecer, porque quem não parece... esquece! Porque ela não é actriz, não é cantora, não é investigadora oncológica, não... ela é famosa por causa de uma 'sex tape'!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No outro dia li as palavras de uma mulher que dizia que partilha fotos deste género porque todas as mulheres gostam de elogios.

      Eliminar
  2. Qual é o mal? Quem é que magoa? Porque é que não ouvimos o mesmo de Cristiano Ronaldo que não é manequim (é jogador de futebol) e partilha também várias fotos só de cuecas extremamente reduzidas?
    A mulher claramente tem orgulho no seu corpo. Não está literalmente a magoar ninguém, está a partilhar algo que acha bonito ponto. Sinceramente não vejo mesmo mal nenhum. E a desculpa de as modelos aparecerem também quase nuas mas não faz mal porque é o trabalho delas.. A única diferença aqui é que uma recebeu dinheiro e a outra não. É o dinheiro que faz com que algo seja moral e aceitável?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em nenhum momento o texto é uma crítica directa a Kim Kardashian. O texto é sobre a nudez vazia de conteúdo com recurso a um exemplo recente de Kim Kardashian. Explico os exemplos que considero que merecem uma foto com nudez. De resto, acho desnecessário e o Cristiano Ronaldo, em fotos como as que mencionas, cabe na crítica.

      Para mim não tem mal nenhum aquilo que a Kim Kardashian fez até porque devem ser poucas as pessoas no mundo que ainda não a viram nua. Acho é desnecessário partilhar uma foto sem roupa e uma legenda "quando não tem o que vestir". Seja a Kim, a Joana, o Carlos ou o António.

      E acho que o dinheiro não faz com seja aceitável. Se assim fosse a Kim era intocável porque aparentemente coisa que não lhe falta é dinheiro.

      Eliminar