19.3.16

eu tenho um herói, chamo-lhe pai

Existem crianças que crescem a admirar heróis que podem ir do Batman ao Super Homem. E outras que crescem a idolatrar personalidades do desporto, da televisão, da música ou de outra área qualquer. São exemplos que observam com atenção e que tentam seguir ou mesmo igualar. Eu não. Não tenho nenhum herói que tenha admirado ao longo da minha infância ou adolescência. E apesar de gostar de diversos atletas nunca olhei para nenhum como o homem, ou mesmo atleta, que pretendia ser.

No meu caso posso confessar que cresci a admirar o meu pai. Cresci, e formei-me enquanto homem, a idolatrar o melhor Homem que este mundo já conheceu e a quem tenho o orgulho e honra de chamar pai e, em tom de brincadeira, Anhuca. E esta admiração vai de coisas tão simples como estar a olhar para o meu pai enquanto fazia a barba até brincadeiras na praia ou conselhos que me foram dados em cada momento da minha vida.

E mais do que me ensinar a viver, mais do que me debitar toda a teoria em torno da vida, o meu pai tem vivido e essa tem sido a melhor lição de todas. É a prática de toda a teoria e com o orgulho de poder observar tudo isto de perto e de poder beber de toda aquela sabedoria. Valorizo cada sacrifício feito para que tanto eu como a minha irmã tivéssemos uma vida melhor do que a sua. Valorizo todos os conselhos que me têm sido dados. Valorizo cada raspanete que ouvi. Valorizo nunca ter necessitado de recorrer à violência para ensinar algo. Não existe nada que não valorize no meu pai. Até a teimosia que herdei e que compete em pé de igualdade com a sua.

Que me desculpem todos os pais do mundo mas isto não é nenhum cliché. O melhor pai do mundo é mesmo o meu. E quem conhece este homem extraordinário só me poderá dar razão. Bem vistas as coisas errei quando disse que não admirei nenhum herói ao longo da minha vida. Porque na realidade tenho um herói e chamo-lhe Pai. Amo-te muito Anhuca. És o melhor Pai do mundo e espero um dia vir a ser metade do homem que és. Obrigado por tudo!

4 comentários: