1.3.16

e se ele vier a ser o dono disto tudo? já esteve mais longe

A candidatura de Donald Trump à presidência norte-americana começou por ser vista como uma anedota, uma piada. Era um pequeno apontamento de humor de um homem muito rico com tempo livre. Mas a verdade é que nesta altura começa a acreditar-se que será Donald Trump a concorrer com Hilary Clinton, numa corrida a dois, à presidência dos Estados Unidos da América, que é como quem diz, será um dos dois a ser o novo dono disto tudo.

Nunca olhei para a candidatura de Donald Trump como um apontamento de humor mas como um reflexo dos tempos que vivemos. O milionário soube tirar partido da nuvem de medo que paira no ar e soube ir directo ao coração de muitos norte-americanos que têm uma mentalidade que casa na perfeição com os ideais de Donald Trump. Aquilo que muitas pessoas consideram absurdo em Trump é apreciado por pessoas que consideram que os EUA precisam de um género de limpeza. Por outro lado, este candidato tira ainda proveito da descrença de muitas pessoas que estão fartas de políticos.

Do outro lado da barricada está Hillary Clinton que, entre muitas outras coisas, sabe tirar proveito, ou melhor, sabe chegar ao coração de duas "minorias" que não morrem de amores por Donald Trump. Coloquei minorias entre aspas porque são de uma grande dimensão, algo que pode ter impacto na votação. E estava a referir-me à comunidade latina e à comunidade negra que muito têm apoiado Hillary Clinton.

Voltando a Donald Trump. Nos dias que correm, candidatos assim, seja nos EUA ou noutros países, vão ser levados mais a sério do que num passado mais ou menos distante. Em tempos seriam apenas uma anedota com quem todos brincavam e gozavam. Agora, arriscam ser um caso sério de popularidade. E, quando uma destas pessoas chegar ao poder – especialmente num país com o poder dos EUA – a confusão vai ser ainda maior.

8 comentários:

  1. Receio, e muito, que este louco chegue ao poder.

    ResponderEliminar
  2. Isto tudo sinceramente faz-me desacreditar na humanidade. Como é que o fulano defende direita extrema, extrema, extrema, e tem maioria por parte da pessoas que tenciona "dizimar" em alguns estados?
    Em pleno século XXI falamos em muros? A sério?
    Acho que se o Donald Trump é presidente dos EUA, num estalar de dedos, estamos na 3.ª guerra mundial.
    Não sei se sou exceção mas estas coisas assustam-me muito... parece que andamos no fio da navalha, ambiente de guerra fria, que a qualquer momento pode ser quebrado.

    Abril de Sonho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdade é que numa era de terrorismo e num país que lidou com um ataque brutal e impensável muitas pessoas pensam como ele.

      Eliminar
  3. Olá :)
    Temos visto tanta coisa no mundo real que bate aos pontos qualquer sketch humorístico ou número de stand-up, que confesso que já me diverti e ri muito á conta do Trump. Já me ocorreu diversas vezes o pensamento "nunca pensei que este tipo fosse tão cromo!".
    Honestamente esperava que apenas uma muito pequena minoria se revesse neste candidato. Pensar que a probabilidade de o ver a ocupar a Casa Branca é algo que me preocupa.

    ResponderEliminar
  4. Medo. Mas medo a sério. É a única coisa que me vem à cabeça quando penso nessa possibilidade - real, infelizmente.

    Jiji

    ResponderEliminar