10.2.16

polémica, polémica e mais polémica

Vivemos numa altura em que tudo é muito sério e em que tudo resulta em polémica. Até no Carnaval os disfarces dos mais pequenos, por mais inocentes que possam ser, acabam por resultar em polémica. Por cá, Iker Casillas e Sara Carbonero estão a ser criticados porque mascararam o filho, Martín, de leão. Existem alguns adeptos portistas que não gostaram de ver o filho do guarda-redes do clube na pele de um leão, o símbolo de um dos clubes rivais.

No Brasil é um casal que está a ser acusado de racismo. Isto porque pai e mãe decidiram mascarar o filho adoptivo negro de macaco Abu enquanto os pais estavam mascarados de Aladino e de Jasmin. Este casal deu-se ao trabalho de pedir desculpa dizendo que foi uma escolha ingénua mas, mesmo assim continuam a receber ameaças e insultos.

No primeiro caso, será que Casillas é pior profissional porque o filho se veste de leão? No segundo caso, será que os pais, sendo racistas, adoptavam um filho negro? E pegando nestes dois casos o mundo inteiro vai questionar os homens que se vestem de mulheres, as mulheres que se vestem de homens, as pessoas que se vestem de animais tendo uma trela que está na mão de outra pessoa? Não haverá um certo exagero?

Compreendo, como partilhei no blogue, que se critiquem pessoas que tentam ganhar dinheiro com a morte de tantas pessoas como aconteceu com quem comercializava fantasias de meninos sírios refugiados ou como aconteceu noutros anos com disfarces em torno do vírus Ébola. Agora, quando um pai veste um filho com um animal que está associado a outro clube ou quando pais vestem filhos de outros animais considero que é um pouco exagerado. Até porque vejo o Carnaval como uma brincadeira e um escape para tantos dias cinzentos ao longo do ano.

16 comentários:

  1. Ando a leste com as noticias e com o que corre pelo mundo...mas sinceramente, essas pessoas não tem mais nada importante para fazer?
    Enfim..
    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Gajos sem neurónios sempre existiram, a diferença é que hoje em dia esses gajos tem acesso à internet e podem escrever o que bem lhes apetece.

    Eu acho que vivemos cada vez mais numa sociedade em que se critica só para não ficar calado.

    O caso do Casillas é estupidez e clubite aguda misturada. O caso do miudo adoptado dá-me asco. Asco das pessoas que comentaram, claro.

    ResponderEliminar
  3. Apetece-me tanto comentar estes disparates como aquele que dizia que a Sara já tinha sido insultada nas ruas do Porto por causa das defesas infelizes do marido...

    ResponderEliminar
  4. Os pais, sejam eles quais forem, não têm que se desculpar de nada, mascaram os filhos como bem entendem e a opinião dos outros não interessa para nada. Por favor. Notícias que só me fazem revirar os olhos quase até me saltarem pela nuca. Tudo serve de motivo para se indignarem. Coragem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho piada que os pais ainda se tenham dado ao trabalho de justificar a opção.

      Eliminar
  5. Creio que é destas fantasias que falas, correcto?
    http://www.amazon.co.uk/Wartime-Evacuee-Refugee-Fancy-Costume/dp/B00OET1VFG
    As fantasias são da 1ª e 2ª Guerra Mundial... e tal como estas, já existem há imenso tempo estas também:
    http://www.ebay.co.uk/itm/1940s-Evacuee-Kids-Fancy-Dress-WW2-40s-WWII-Childrens-Boys-Girls-Costumes-New-/401064983676
    E qual é o problema?
    As pessoas direccionam a sua indignação para pormenores de m... (perdoa-me a expressão).
    Esses outros exemplos que dás então nem se fala... gente que não deve ter mais nada com que se ralar e que não sabe de tanta coisa com que se deviam preocupar no mundo.
    Olha, eu por exemplo, estou preocupada que o Trump se possa juntar ao Putin e ao Kim Jong-un na liderança de países que decidem quase tudo neste mundo. Isso é que me preocupa!
    Agora cá disfarces de Carnaval para crianças... pelo amor de deus...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São essas mas andavam a ser comercializadas como sendo de refugiados sírios. A publicidade era assim, tanto que foram retiradas do comércio em Itália.

      As pessoas só se preocupam com os problemas dos outros.

      Eliminar
  6. Até há uns anos atrás, quando estava com disposição ou vontade para ouvir uns disparates, era só ir ao café da esquina e ouvir as opiniões, habitualmente cheias de certezas e sem ponta de duvida, ditas alto e bom som por alguns dos clientes. Estes, além de terem opinião, ideias e teorias sobre tudo, tinham todo o gosto em partilha-las. Hoje em dia, já não é preciso ir ao café manhoso da esquina, é só abrir o computador ou o telefone e essas mesmas opiniões entram pelo meu mundo dentro...

    ResponderEliminar
  7. Se não viesse aqui nem sabia disto mas realmente acho estúpido no que as pessoas reparam. Não têm mesmo vida própria. Só sabem criticar os outros, sendo eles famosos ou não.

    Cátia »« Blog Meraki

    ResponderEliminar