25.2.16

dá que pensar... ou não?

Rui Sinel de Cordes, humorista que uns apreciam e que outros odeiam, foi fortemente criticado quando decidiu escrever um texto sobre os cancros vip que muitas pessoas associaram de imediato como sendo um ataque a Sofia Ribeiro. Nos últimos minutos, o humorista partilhou este texto na sua página de facebook, partilhando um frame da CM TV que, pelos vistos, acompanhou em directo o velório de uma das meninas mortas na tragédia ocorrida na praia de Caxias. Isto dá que pensar... ou não? (E quando coloco esta questão levanto um mar de hipóteses).

“Estou com gripe há 5 dias e como tal, tenho-me alheado um pouco da realidade. Hoje, fui confrontado com isto. Pensei - uma vez mais - não dizer nada e limitar-me a fazer o que sempre fiz: piadas. Só que hoje, não dá. Os moralistas que dedicaram horas a julgar o carácter de humoristas, que discutiram o humor como se soubessem do que falavam, que se ofereceram para agredir quem tem opiniões, do alto do seu pedestal alicerçado em pés - não de barro, mas de merda - hoje decidiram dedicar horas de emissão a um velório de uma criança. Eu não vi, mas aposto que até o gordo da moda ultrajou a roupa que a família usava. São estes porcos que levam a nossa sociedade para a lama. São estas baratas que conduzem o nosso pensamento para o esgoto. São estas bactérias que infectam o sistema imunitário deste país, conduzindo-nos para uma sociedade de animais sem escrúpulos. Gente sem moral, sem princípios, sem deontologia, sem carácter. Há mais dignidade no ranho que saiu do meu nariz nos últimos dias do que nos apresentadores deste canal. Há mais informação valiosa na minha tosse carregada de expectoração do que nas palavras que saem da boca destes vermes. Há mais ar puro numa incineração de compressas usadas do Hospital onde estive ontem do que nos corredores deste estúdio. Há mais serviço público na sanita que recolheu o meu vómito do que na chefia deste pasquim. Seria bom se parássemos de discutir os limites do humor (não existem, parem de perguntar) e começássemos a debater os limites do jornalismo de sarjeta. É uma pena isto não ter sido um sketch de humor. Seria mais fácil aglomerar ignorantes, acusar o autor de ser um filho da puta, de lhe bloquear as suas páginas nas redes sociais, de lhe oferecer porrada e de chamar a atenção da ERC para o multar”

4 comentários:

  1. Lições de moral de um gajo que faz piadas a dizer que vai violar mulheres, sim. Genial. Adoro que os humoristas achem que, por fazerem "humor" - convenhamos que a maior parte não têm graça nenhuma-, estão completamente ilesos do que dizem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui não há lição nenhuma de moral, até porque todos falhamos. Mas ele aborda uma perspectiva interessante tendo em conta as críticas/ofensas que lhe foram feitas. Mas este texto não lhe dá superioridade, apenas dá que pensar no outro lado.

      Para mim o pior é que nos dias que correm todas as pessoas se assumem como humoristas. Quando dizem "merda" estavam a brincar e os outros é que não percebem. E estou a referir-de a pessoas que nem fazem do humor profissão.

      Eliminar
  2. É da CM TV?? Então não respondo. O Ronaldo sabia o que estava a dizer.

    ResponderEliminar