25.1.16

simba? que se f***, é só um cão

“Volta e meia os animais de estimação, mais especificamente os cães, são notícia. Infelizmente, na maioria dos casos só se dá destaque a um cão quando este morde/ataca alguém. Faz-se desse animal o maior mal que existe no mundo. Depois, quando um cão salva alguém, consegue algum destaque mas nunca o mesmo daqueles que morderam alguém e que meio mundo deseja que sejam abatidos. Depois, e infelizmente, surgem notícias em que os cães são as vítimas de maus tratos por parte de energúmenos. Mas, mesmo estes, só conseguem ser notícia depois de conquistar as redes sociais. Algo que aconteceu com Simba.

Para quem não conhece a história de Simba, trata-se de um Leão da Rodésia, que alegadamente terá sido assassinado com tiros de caçadeira por um vizinho que é caçador profissional. Andreia Mira, a dona de Simba, ouviu dois tiros de caçadeira e o ganir de um cão. Por precaução chamou Simba que acabou por aparecer ensanguentado, acabando por morrer nos seus braços. Esta história foi partilhada nas redes sociais por Diogo, marido de Andreia e a história tornou-se viral fazendo de Simba um símbolo da luta contra os maus-tratos a animais pois os donos estão dispostos a tudo para que seja feita justiça e nem as ameaças de morte de que foram alvo os irá travar.

Quando surgem histórias infelizes como esta surgem sempre (e em grande número) comentários de pessoas indignadas. Mas não estão indignadas com a morte do animal. Revoltam-se com o tempo de antena que é dado a um cão. “Simba? Que se f***, é só um cão”, é uma boa forma de resumir o modo de pensar destas pessoas. Pessoas essas que defendem que existem problemas muito maiores por resolver. Este modo de pensar faz com que estas pessoas vejam os maus-tratos a um animal de estimação como algo completamente banal e inferior.

Quem já teve um cão, e eu tive um durante 14 anos, sabe que não é apenas um cão. É um membro da família. E não é tratado como inferior apenas porque ladra. É tratado como mais um. É um dos nossos. Sofre-se tanto quando está doente como acontece com outro qualquer familiar. Planeiam-se férias a contar com ele. Dizer que é um membro da família é a melhor forma de resumir tudo. E quem já teve um cão saberá o bem que sabe chegar a casa e ser recebido com a maior alegria do mundo. Alegria essa que é pura e despida de interesses pois nada pedem em troca. Sei o que aquele casal está a sentir porque apesar de o meu cão não ter sido abatido, morreu nos “meus” braços. E sei o vazio que senti e que ainda sinto. Sei aquilo por que os meus pais passaram. Sei o que é entrar numa casa e ficar sempre à espera que ele apareça sabendo que isso não irá acontecer.

Quem nunca teve um cão e acha que não passa disso mesmo, de um cão, experimente ter um. Caso tenham coragem para isso. E predisposição para um amor como provavelmente nunca tiveram nas suas vidas. Ou percam algum tempo a ler relatos, como é o caso deste casal, de pessoas cujas vidas mudaram no dia em que decidiram ter um cão. Como foi o caso de Luís Franco-Bastos que já explicou isso mesmo nas redes sociais. O talentoso humorista é um bom exemplo daquilo que um cão adoptado, neste caso Balotelli, pode fazer por uma pessoa.

Quanto às pessoas que defendem que a morte de Simba não merece destaque porque existem problemas maiores. É um facto que existem problemas maiores. Mas isso não retira importância ao facto de um animal de estimação ter sido abatido com tiros de caçadeira. Não significa que se ignore o problema e que se olhe para o lado aceitando esta barbaridade como algo normal. E isto aplica-se a este caso como a todos os problemas considerados menores. E o problema nunca vão ser os problemas menores. O problema mais grave passa pelas mentalidades menores. Essas é que lixam isto tudo.”

Escrevi este texto no dia 24 de Março do ano passado (aqui). Hoje sorri ao saber que já está a decorrer, no Tribunal de Idanha-a-Nova, o julgamento do autor dos tiros que pode enfrentar uma pena de prisão que pode ir até dois anos e multa de 240 dias. Que a morte deste animal não tenha sido em vão. E que o julgamento não passe despercebido nas notícias e nas redes sociais.

14 comentários:

  1. Eu não sou defensora acérrima dos animais, na medida em que nunca fiz disso uma causa minha, mas também fico contente que o assunto esteja a ser devidamente tratado. Apesar de não me tocar no coração com a profundidade com que toca a muita gente, apoio que seja feita justiça para o pobre animal! Afinal, é para isso que existe a lei contra os maus-tratos animais. Não consigo nunca ver um animal ao nível de um membro da família (e tive um cão durante muitos anos)... mas não significa que não goste deles. E tomara que sejam devidamente protegidos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que seja um exemplo para tantas outras histórias do género.

      Eliminar
    2. Deves ter tido o cão acorrentado e na varanda. A gente quando não sabe o que dizer, deve ficar calada.

      Eliminar
    3. O meu cão foi sempre bem tratado, nunca esteve em varanda alguma, nem acorrentado, para que saiba :)

      Eliminar
  2. Isto merece um aplauso, que esse "pessoa" e tantas outras como ele sejam igualmente punidas pelo que fizeram.

    ResponderEliminar
  3. Gostei tanto, mas tanto deste texto. Todos que já tiveram animais de estimação, sabem todo o amor incondicional que eles nos proporcionam. Vamos esperar pela sentença para saber se é feita justiça realmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem já teve sabe o que digo, quem não teve não sabe o que perde.

      Eliminar
  4. Tenho seguido este assunto desde o primeiro dia, agora estou a aguardar a decisão da justiça, Foi através do Simba que descobri o teu blogue, bem hajas por estas postagens, o Simba e todos os animais vítimas dos humanos, merecem esta atenção, aos poucos espero que as mentalidades vão mudando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu pela tua companhia e simpáticas palavras. Espero mesmo que este caso venha a ser um exemplo e que venha a ser uma grande ajuda para que tantos animais não tenham o mesmo final do Simba.

      Eliminar
  5. Hoje 4 de fevereiro , gostaria de saber como está a decorrer o processo desse assassino. Alguém pode atualizar por favor ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo sei, neste momento o processo está a decorrer em tribunal.Está a decorrer o julgamento.

      Eliminar
  6. Homem sem blogue, conseguiste me emocionar com este texto... E olha que é difícil.

    ResponderEliminar