12.1.16

o problema não és tu, sou eu!

"O problema não és tu, sou eu" é provavelmente uma das maiores mentiras utilizadas para colocar um ponto final numa relação. Sendo quase sempre o escape fácil para quem pretende acabar uma relação mas não sabe como. É uma espécie de escape fácil que até deixa a pessoa bem vista aos olhos dos outros. Parece quase um sacrifício em torno da felicidade de alguém quando na realidade só apetece dizer "não quero nada contigo" mas falta a coragem.

Curiosamente quem deveria utilizar esta frase com sinceridade não o faz. E refiro-me a pessoas que prendem outras numa relação nada saudável, para ser simpático. Pessoas que anulam as outras com quem decidem viver uma história de amor/partilhar a vida. E isto é uma das coisas que mais confusão me fazem numa relação. Pessoas que não querem o melhor da pessoa com quem estão. Pessoas que preferem que a pessoa não evolua.

Não seria mais fácil libertarem-se da pessoa? De realmente dizerem "o problema não és tu, sou eu". Porque uma relação em que uma das pessoas parece desejar a anulação da outra está destinada a terminar mal. Ou será que essas pessoas acham que não são nenhum problema. Que são a solução e que a anulação do outro é o melhor para a relação? O amor, se é que se pode chamar amor a estas relações, é mesmo um lugar estranho.

8 comentários:

  1. É, de facto, uma mentira muito utilizada e até já gasta. Mas compreendo que até possa ser utilizada quando se termina uma relação. Por exemplo, a pessoa pode, realmente, estar a ser sincera quando diz que ela própria é o problema, na medida em que, muitas vezes, a outra pessoa mantém-se igual mas nós mudamos, mudamos a visão da relação, da vida, seja do que for. E, na verdade, o que antes era bom para nós deixa de ser. E se quem mudou fomos nós... "o problema sou eu, não és tu" :P eheh, sadly raramente isto é assim. As pessoas utilizam-na como desculpa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que quem deveria dizer que é o problema tenta que o problema seja o outro. Quem o diz é porque não tem coragem para colocar um ponto final na relação.

      Eliminar
  2. Também ha quem ache que anular-se a ela própria em favor do outro é um sinal de amor.
    Embora tambem não concorde começo a acreditar que há diversos tipos de amor e que são todos válidos.
    haja é muito amor.

    ResponderEliminar
  3. O amor é o mais tudo e o menos tudo na nossa vida em determinados momentos, mas muitas vezes o mais desejado e o menos desejado. Mas acho que ninguém deve viver sem experimentar amar e ser amado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém deve deixar de experimentar o amor mas acho que essa experiência não implica anular radicalmente a outra pessoa ou anular-se radicalmente. Até porque isso continua a não ser experimentar o amor.

      Eliminar
  4. Há realmente pessoas muito estranhas, e essas, só podiam ter relações igualmente estranhas.

    ResponderEliminar