14.1.16

não fumo mas vou ter saudades vossas

Não sou fumador. Não empresto dinheiro a amigos para comprarem tabaco. E não gosto de levar com fumo de tabaco nem sequer gosto de estar em espaços que deixam a roupa a cheirar a tabaco. Mas a temática do tabaco não me passa ao lado. E se numa conversa falarem de cigarros e de marcas não saberei dizer qual o melhor, a que sabe este ou ao que sabe aquele. Tudo isso é desconhecido para mim.

Mas se o tema da conversa for sobre marcas de tabaco não vou mencionar de imediato Marlboro, aquela que deve ser das mais populares. Falando de tabaco recordo-me de imediato de SG Filtro e SG Gigante. Sobretudo do primeiro, que muitas pessoas apelidam de “tabaco de velho” por ser costume encontrar diversos homens mais velhos com o maço de tabaco no bolso da camisa. A esta imagem junta-se o SG Gigante, que também considero uma marca emblemática.

Como referi no início do texto não sou fumador. Não incentivo ninguém a fumar. Não pressiono ninguém para deixar de fumar mas fico muito contente quando as pessoas que me rodeiam dizem que deixaram de fumar. Apesar de tudo isto vou ter saudades do SG Filtro e Gigante, comercializados em Portugal desde os anos cinquenta, pois vão deixar de ser vendidos nestes moldes. O SG Gigante passa a SG Ventil Gigante e o SG Filtro passa a SG Ventil Regular Size Soft.

5 comentários:

  1. Hello, pois eu, como dizia a minha avó, estimo muito, não tenho saudades nenhumas. Fui fumadora, deixei de fumar da noite para o dia,mesmo da noite para o dia, custou imenso, mas tive que o fazer, mas não tenho saudades do cigarrola, nem tão pouco me incomoda quem estiver perto de mim a fumar, o marido fuma e nem sequer me atrevo a pedir um ou a tirar uma fumaça, nada. Ele diz que sou uma corajosa, eu também acho que sim, ou era fumar ou partir deste mundo, e eu ainda tenho dois filhos a precisar muito de mim. Que mudem os Logos que mudem os nomes, alias o tabaco já não tem o mesmo sabor o mesmo cheiro que tinha outrora, por isso como disse no início, estimo muito, não vou ter saudades nenhumas! Um bom Ano 2016 para si .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa tua visão faz todo o sentido e parabéns por teres deixado de fumar. Quando digo que vou ter saudades é mesmo por achar que são marcas emblemáticas. De resto, como não fumo, não sinto saudades nenhumas de nenhum cigarro.

      Que seja um grande ano.

      Eliminar
  2. Sou como tu, não fumo, não gosto, e nunca fumei (não sei se é o teu caso), e também não vou ter saudades desse tabaco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só acho "piada" a este tabaco por ser aquele que considero mais emblemático.

      Eliminar
  3. Eu, pessoalmente, nem gosto desse tabaco :P apesar de, agora, já não fumar nenhum, pois consegui deixar há 4 meses. Mas independentemente de sermos ou não fumadores, é uma coisa, como tantas outras, que existe há muito e deixa uma certa "nostalgia"... como tudo o que eventualmente desaparece :)

    ResponderEliminar