14.1.16

mais uma polémica que não o deveria ser

Se existe algo que os artistas têm em doses gigantescas é ego. E isto vai do cantor que lançou uma música que foi ouvida por dez pessoas ao cantor que tem milhões de fãs. Depende sempre da pessoa em questão, da imagem que decide passar para a imprensa e fãs e também de guerras de bastidores que passam despercebidas ao público. Entre tantas outras coisas.

Para quem não sabe, Sam Smith é o autor do tema Writing on the Wall, a música do último filme da saga James Bond. Tema que lhe valeu um Globo de Ouro. Na cerimónia de entrega dos prémios o cantor foi questionado sobre a versão da música cantada por Tom Yorke, vocalista dos Radiohead, e que aparentemente tem bastantes fãs que a preferem em relação ao original.

“Thom Yorke?”, perguntou o cantor após lhe terem perguntado se tinha ficado chocado com a versão, sendo que prontamente o seu colaborador lhe disse que era o vocalista dos Radiohead. “Fiquei um pouco surpreendido, não vou mentir. Mas ainda não ouvi porque fui eu que fiz a música de Spectre”, disse entre risos, motivando uma onda de sorrisos na sala.

Ao que parece esta reposta resultou em polémica. Quer seja porque não reconheceu Thom Yorke. Quer seja pelo seu apontamento final que muitos entendem como arrogante e também como um sinal de desprezo. Mas será que é necessário tudo isto? Será que existem motivos para tamanha polémica? Ou será apenas uma tempestade num copo de água?

Não acho que Sam Smith tenha necessariamente de saber o nome do vocalista dos Radiohead, mesmo assumindo que é uma grande banda. Quantas pessoas sabem cantar músicas da banda mas não sabem o nome do vocalista? Ser cantor obriga Sam Smith a saber o nome de todos os artistas de outras bandas? Ou obriga Sam Smith a gostar de Radiohead? Será que Thom Yorke sabe o nome dos vocalistas que já fizeram versões dos temas brilhantes que canta? Acho que uma coisa não obriga à outra.

Por outro lado, é um momento de euforia para o cantor. E a pergunta é se fica chocado com uma versão do tema que lhe deu um Globo de Ouro. Acho a resposta perfeitamente normal. Fui eu que fiz o tema que acabou de ganhar o prémio. Além disso, nem sei se Thom Yorke e Sam Smith têm uma boa relação ou se existe alguma história desconhecida em torno desta versão.

Tudo isto não é mais do que uma tempestade num copo de água. E se as pessoas ficam chocadas com coisas como estas gostaria de saber como reagiam se uma determinada pessoa, que escreve livros em Portugal, dissesse que José Saramago já tinha passado de moda e que não vendia livros em Portugal. Umas coisas são meras piadas. Outras são inveja perante o sucesso dos outros. Outras são apontamentos infelizes. Outras ainda são batalhas de egos. Entre tantas outras hipóteses. É como na loja do chinês, há tudo para todos os gostos. Fazer disso polémica é um exagero.

23 comentários:

  1. Olá :)

    Mais do que se diz, acho que o cerne da questão reside sempre no tom. Não existe mal nenhum em não conhecer Tom Yorke. A diferença reside em perguntar-se quem é com arrogância ou naturalidade.
    Confesso que abomino egocentrismo, seja em quem for. Também não sou grande de humildade em excesso, pois deixa de ser humildade e passa a parecer aquela cena masoquista do "ai que sou um coitadinho". Tudo se quer em equilíbrio.
    Só para que se perceba ao ponto que me irrita o excesso de ego, deixei de suportar o Kanye West. Ao pensar nele já não consigo vislumbrar um músico talentoso, simplesmente um labrego. Tornei-me alérgica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os músicos não são obrigados a gostar de todos nem sequer a conhecer. Existem pessoas que a única ligação que têm à área é mesmo o seu trabalho. Depois existem egos e tantas outras coisas.

      Eliminar
  2. Não diria melhor. A falta de empatia no mundo é algo aterrorizante!

    ResponderEliminar
  3. Hoje em dia todo o mundo se indigna com tudo... tudo é polémica!

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que não estou enganada, mas o que os Radiohead apresentaram no Natal não foi uma versão da música do Sam Smith, mas sim a música criada por eles para o filme Spectre, que não foi escolhida. Isto não muda em nada aquilo que se passou, mas penso que a maneira como a notícia tem sido passada em Portugal, induz em erro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o que achei quando ouvi a música pois não é uma versão. E isto torna a pergunta menos lógica.

      Por outro lado, em tempos ouvi uma entrevista de Sam Smith que disse que foi convidado para uma reunião com a equipa de Spectre onde lhe foi dado o guião, assinado de modo a que se soubesse de quem era, e pedido que fizesse a música. Acredito que não façam isto com mais do que um artista. Por isso, a música do Rahiohead nem sequer deve ter sido ponderada para o filme.

      E tudo aquilo que dizes faz com que a pergunta perca sentido.

      Eliminar
    2. Quanto a isso já não sei, a única coisa que sei é aquilo que foi dito, que eles apresentaram a música e que não foi a escolhida.
      Acredito que o sentido da pergunta seria para saber se o Sam Smith conhecia a música dos Radiohead, isto porque quando a música apareceu muitos foram os que disseram que preferiram a dos Radiohead (não sei se não terá sido a intenção do jornalista saber o que ele pensava quanto as estas opiniões...). E talvez por essa razão ele disse aquilo de ter sido ele a fazer a música do filme.

      Eliminar
    3. Já li o texto da banda que refere isso (algo que não tinha feito quando partilhei o texto).

      Acho injusto convidar artistas consagrados para algo e depois não aceitar. Ou existe um concurso aberto ou escolhem alguém para trabalhar.

      Independentemente da intenção da jornalista acho que a resposta dele não pode ser censurada. Acaba de ganhar um prémio com a música e perguntam se ouviu o tema rejeitado de outros. Pode não ter maldade mas seria sempre polémico. Era o mesmo que ele dizer: "ouvi e não gostei".

      Eliminar
  5. É um bocadinho chocante no entanto.. Radiohead é das bandas mais influentes contemporâneas, daquelas que fizeram a diferença e mudaram o panorama musical. Sam Smith é um miúdo, para mim sem talento (mas essa é a minha opinião apenas), que ainda pouco fez para ficar na história da música. Talvez fique, talvez não, veremos. Não há dúvida que Radiohead vão ficar, independentemente de se gostar ou não.
    Quando se está numa certa área convém conhecer os grandes nomes (passados e contemporâneos) da mesma. Quem é o realizador de cinema que não conhece Spielberg? Quem é o escritor que não conhece Stephen King? Etc. É embaraçoso, no mínimo, um cantor não saber quem é Thom Yorke.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto muito de Radiohead mas acho que nem toda a gente que que gostar ou conhecer. Mesmo os músicos porque muitos deles desligam-se por completo da música quando não estão num palco ou num estúdio. Tal como tu acho estranho que não se conheça mas não acho que seja obrigatório conhecer ou que uma reacção daquelas motive polémica.

      Eliminar
    2. Mas não é uma questão de gostos, é uma questão de conhecer a área em que trabalhas. O Sam Smith pode gostar ou não, mas tem obrigação de conhecer uma das bandas "vivas" que mudou a música... quando trabalha em música! É mau profissionalismo simplesmente.

      Eliminar
    3. Eu percebo essa perspectiva. Mas imagina que ele detesta a música dos Radiohead. Que não são uma influência para ele. Que nunca ouviu uma música deles. Isso não obriga a conhecer a banda. Se calhar conhecerá músicos influentes para ele e que muitas pessoas desconhecem.

      Dizer em público (mesmo que seja mentira) que não conhece Thom Yorke não faz dele mau profissional. Quanto muito fará dele arrogante.

      Eliminar
  6. Não simpatizo com o Sam Smith e não gosto do seu género de música. E admito que embirro com a falta de cultura/conhecimento das jovens gerações...

    E aproveito para dizer que a canção dos Radiohead NÃO É uma versão da 'cançãozinha' do Sam Smith, é um original. Para a canção-tema dos filmes do 007 são sempre apresentadas várias propostas e, posteriormente, à elegida, geralmente são divulgadas as canções rejeitadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao contrário de ti gosto muito de Sam Smith. Não é qualquer artista que tem um álbum em que quase todas as músicas são singles. O que não implica que olhe para esta questão como fã de Sam Smith pois antes de o ser já era fã de Radiohead.

      https://www.youtube.com/watch?v=YnzgdBAKyJo Esta continua a ser a minha música preferida dos filmes James Bond, tal como o filme que é o que considero melhor e até mesmo o vilão.

      Quanto à música de Spectre, não a vejo como uma cançãozinha. Acho que tem muita qualidade, algo que o Globo de Ouro reconhece. Mas neste ponto entra sempre o gosto de cada um e ainda bem que assim é.

      De resto, recordo-me de ver Sam Smith no Jimmy Fallon dizer que foi convocado para uma reunião com Barbara Broccoli e Sam Mendes em que lhe foi dado o guião, numerado a autenticado por todos de modo a que se soubesse que era o que ele tinha, e pedido que fizesse a música. Ou seja, ele não se ofereceu, foi convidado. E não acredito que façam isto com muitos artistas. Aliás, creio que só o façam com a primeira opção que têm. O que não impede que os Radiohead tenham valor para fazer uma música para o filme. Porque têm e muito.

      Acredito também que no meio musical cause muita inveja a muitos artistas ver alguém com uma curta carreira ser escolhido para dar música a uma das mais emblemáticas sagas de Hollywood. E o mesmo se aplica à escolha do James Bond. E tudo isto dá pano para mangas.

      Eliminar
    2. Acrescento que li o comentário da banda a dizer que foi solicitada uma música mas que acabou por não resultar. Neste sentido acho que não tem lógica convidar uma banda como os Radiohead para algo que depois não avança.

      Eliminar
  7. Atenção que eu não sou fã de Radiohead! Mas sei quem é o Thom Yorke... :-)

    Em relação ao Chris Cornell, a 'música' é outra: sou fã (já era fã de Soundgarden) e gosto muito de "you know my name", assim como gosto muito do Mads Mikkelsen e do seu Le Chiffre (e também do Javier Bardem e do seu Silva)!

    Não gosto do Sam Smith nem do seu género de canções mas... gostos não se discutem! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Casino Royale é o melhor em tudo ;)

      Pessoalmente considero um pouco "descabido" não se conhecer Thom Yorke. Mas pensando de forma mais fria no assunto acho que é uma "falha" que não deve ser vista como polémica porque ele pode não gostar da banda. Como dizes, são gostos ;)

      Eliminar
  8. Mais uma coisa que me passa completamente ao lado.

    ResponderEliminar
  9. tenho cara de cavalo e corpo de galinha16 de janeiro de 2016 às 07:11

    Pessoalmente acho embaraçoso alguém no mundo da música não saber quem é o Thom Yorke. Os Radiohead foram das bandas mais influentes há uns anos. E ainda por cima voltaram à baila. Agora se o disse com desdém ou não só ele o saberá. Se o disse deveria ganhar vergonha e ter mais respeito pelos outros, se foi mesmo um lapso tudo bem.

    Por fim o certo é que o Thom Yorke foi e é um génio da música e que fez excelentes álbuns e foi reconhecido por isso, e embora fosse música fácil de ouvir ainda estava longe do extremo comercialismo. O Sam Smith, embora lhe reconheça uma bela voz, daqui a uns anos provavelmente ninguém se lembra dele, porque exemplos iguais não faltam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também penso que é um embaraço mas acho que não posso criticar quem não o conheça porque existem muitos motivos válidos para isso.

      Eliminar