25.1.16

e é isto...


Brincadeiras à parte, considero que um eventual boicote de actores e realizadores negros aos Óscares não faz qualquer sentido. E posso começar por pegar na foto de Leonardo DiCaprio para falar em injustiças. O actor, de 41 anos, há muito que merece ganhar um Oscar e ficou para trás de forma injusta em diversas edições. Recordo-me também de Ben Affleck, que viu o seu filme Argo ganhar o Oscar para Melhor Filme mas que foi cortado da lista de melhores realizadores. Ou, e apenas para dar mais um exemplo, Sean Penn que chegou a dizer que não ia a cerimónias porque ganhavam sempre os mesmos.

E podia, entrando sempre em considerações pessoais, falar de Glenn Close, Gary Oldman, Alan Rickman ou Richard Gere, que também nunca conquistaram uma estatueta e que o poderiam ter feito. E poderia dizer o mesmo de Samuel L. Jackson, Will Smith (que curiosamente nas suas duas nomeações perdeu para Forest Whitaker e Denzel Washington), Chiwetel Ejiofor e Don Cheadle (que perdeu a corrida para Jamie Foxx na sua única nomeação), entre tantos outros bons actores.

Transformar as questões da academia, que são sempre duvidosas pois cada um de nós olha para o cinema de forma diferente, em racismo é exageradamente injusto. Não merecem esse tratamento os actores brancos que foram nomeados para este ano tal como não merecem os actores negros que trabalham em Hollywood. É, ou deveria ser, tudo uma questão de qualidade e aqui é que deveria estar a discussão.

23 comentários:

  1. A questão do racismo nos Óscares é muito sensível. Como mulher, sinto na pele os efeitos do machismo e detesto quando um homem que nunca passou pelas mesmas situações que eu me acusa de ser exagerada, por exemplo. Mesmo que tenha tendência para achar este boicote aos Óscares um bocadinho idiota (que acho), não me sinto no direito de dizer que é completamente infudado. Terei que ler mais e informar-me melhor sobre o assunto.

    Perdida em Combate

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão do racismo é muito sensível mas a forma como algumas pessoas lidam com o tema faz com que perca credibilidade.

      Eliminar
  2. Olá :)

    Precisamente! O racismo é triste, assim como é qualquer acto que discrimine alguém pelo seu género, nacionalidade, orientação sexual, etc. Eu quero uma sociedade igualitária, mas não uma "politicamente correcta", é difícil expressar a diferença entre estes conceitos em poucas linhas, mas para mim uma sociedade onde sejamos todos iguais de forma verdadeira não há necessidade nem lugar para "cosméticos" de comportamento.
    Entendo o papel das quotas por exemplo numa Assembleia da República, onde é mais que justo que todos os quadrantes da sociedade estejam representados. Mas nos óscares, onde gosto de pensar que se premeia o "melhor" filme, actor e por aí fora, independentemente de quaisquer características, (se não é assim deveria ser!), um sistema de quotas ajuda a deturpar tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A partir do momento em que os "votantes" dos oscares são praticamente só homens brancos a partir dos 60 anos não se vai premiar o melhor filme. Vai-se premiar o gosto de homens velhos brancos.

      Eliminar
    2. Não consigo ser assim tão extremista ao ponto de dizer que as escolhas são de "homens velhos brancos".

      Eliminar
    3. Caro Anónimo,
      Perdoe-me a sinceridade, mas o que acabou de proferir, talvez com a melhor das intenções, é altamente discriminatório e racista. Acabou de assumir que um grupo de pessoas pela sua cor da pele, idade e género, não conseguem ser profissionais e apreciar um filme na qualidade de entendidos. Tal afirmação também leva a depreender, nessa perspectiva, que havendo jurados de pele negra, estes também não o fariam, limitando a sua escolha a candidatos da mesma raça. O fim do racismo é essencial, mas é um caminho cheio destas armadilhas. É preciso ter cuidado para não continuar a alimentar o preconceito, seja de que forma for.

      Eliminar
    4. Não é extremismo, é a realidade: http://qz.com/597343/the-little-we-know-about-the-6000-academy-members-who-vote-on-the-oscars-tells-us-a-lot/

      Eliminar
    5. @Anónimo
      Sabem quem é a presidente da Academia? E as mudanças que vão ser feitas? Vamos supor que, quando as mudanças forem feitas, com mais mulheres e diversidade étnica, as nomeações continuam a ser iguais. Se isto acontecer, de quem será o problema?

      Acho que este problema vai muito além do racismo que algumas pessoas querem realçar. Até porque a esmagadora maioria dos actores, seja de que cor for, nunca vão ganhar um Oscar.

      Eliminar
    6. Não se pode ser racista com uma pessoa branca, discriminatório sim. É um bocadinho fantasioso que se ache que uma pessoa branca não vai escolher uma pessoa branca. Basta ver isso no cinema: a maior parte dos argumentistas e realizadores são homens brancos, logo vemos mais atores (homens) brancos representados em papéis principais no cinema. Porque escrevemos sobre o que conhecemos e os homens brancos escrevem sobre realidades de homens brancos. Não há nada de errado com isto. O que há errado é SÓ haver argumentistas e realizadores brancos quase.
      Tal como é errado haver só votantes brancos e homens. Isso sim é preconceito, e basta ver o resultado: os realizadores nomeados são todos brancos menos um, os argumentistas todos, os atores todos. É normal que isto aconteça quando não há diversidade nos votante.

      Homemsemblogue Garanto-lhe que se houvesse mudanças as nomeações não iam ser iguais. Mas não lhe posso provar porque não elas não acontecem. Até 93% dos membros serem homens brancos e velhos vai ser tudo igual.

      Eliminar
    7. Mas a presidente desses homens é negra! Percebo o teu ponto de vista mas não consigo pensar dessa forma e partir logo do princípio que todos os seis mil homens preferem votar em brancos.

      Já está certo que vão existir mudanças. Mais mulheres e maior diversidade étnica no acesso à academia. Depois vemos no que vai dar.

      Eliminar
  3. A sério que estamos a comparar o facto de um ator (o Leonardo Dicaprio) nunca ter ganho um oscar com o facto de este ser o segundo ano seguido em que só há atores (principais e secundários) brancos nomeados? As tensões raciais nos EUA não se comparam com as da Europa, e lá é gritante não haver nenhum ator não branco nomeado. Obviamente que é injusto, porque leva a uma questão maior que é o facto dos atores não brancos não serem tão contratados no cinema (por não haver escritores e realizadores negros quase).
    Sou completamente compra quotas, mas é absurdo não haver um único ator negro nomeado nestes dois anos. Especialmente quando o Bryan Cranston está nomeado por uma bosta de filmes e há papéis brilhantes do Michal B Jordan (Creed) e do Idris Elba (Beasts of no Nation). Há um racismo latente nos EUA e fingir que não é infantil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No que toca ao cinema as opiniões divergem. Criticas Bryan enquanto meio mundo destaca o trabalho do actor. Dizes que o filme é uma bosta enquanto há quem goste. É tudo muito subjectivo. E é por isso que considero que levar a questão apenas para a raça é um exagero. Existem muitas injustiças nos Oscares mas afectam todos os actores. Isto na minha opinião.

      Eliminar
    2. Não estamos a falar de atores individuais. Estamos a falar de todo um grupo de pessoas que não são reconhecidas no cinema por ainda haver racismo. A minha opinião pessoal, sim, é que Bryan Cranston não merece estar nomeado. Mas isto vai para lá da minha opinião pessoal, isto é sobre grupos minoritários (que nos EUA não são minoritários mas pronto) que não são reconhecidos. E é muito fácil dizermos "blabla tretas, não é injustiça nenhuma" quando a nossa cor de pele é branca e nos vemos representados em cinema, em música, em literatura, em tudo. Se não fossemos brancos se calhar a conversa era outra.

      Eliminar
    3. O cinema é sempre uma opinião pessoal. É a opinião pessoal daquelas 6000 pessoas que votam nas suas preferências. Não sei como se processa o voto mas acredito que seja em separado.

      Não digo que não existe racismo. Acho apenas que não é por causa disso que Will Smith, por exemplo, não está entre os nomeados. Não sei ao que te referes quando falas em música mas, por exemplo, se fores ver os nomeados para os Grammys encontras diversos artistas, em diversas categorias, negros. No desporto, por exemplo, no atletismo, são muito melhores do que os brancos.

      Não olho para as pessoas e para o seu talento pela cor da pele. Por isso nunca vou olhar para um negro como um coitadinho que tem uma cor de pele diferente da minha. E talvez seja por isso que não vejo racismo em determinadas coisas.

      Eliminar
    4. É fácil não ver racismo quando não nos toca.
      Basta ver as bandas que vêm cá, as bandas confirmadas para festivais.
      Basta olhar para a nossa assembleia da república. E quando eu digo cá digo em todo o lado no mundo ocidental. É absurdo tentar negar que os negros estão tão representados como os brancos na sociedade.

      E volto a dizer, impor quotas é absurdo. Tal como é absurdo achar que só atores brancos merecem ser nomeados.

      Eliminar
    5. Eu não digo que não exista racismo. Agora não consigo olhar para 6000 mil pessoas, que não conheço de lado nenhum, e assumir que são todos racistas. Isso não consigo.

      Eliminar
  4. A meu ver,a única injustiça deste ano é mesmo o Idris Elba não estar nomeado.É um excelente actor num excelente papel,merecia o reconhecimento,mesmo que seja o DiCaprio a ganhar.Maior injustiça foi em 2005,quando o Óscar era merecidamente da actriz Catalina Sandino Moreno e perdeu por ser colombiana,nada mais,Sean Penn acha que ganham sempre os mesmos????hilariante,quando ele próprio já ganhou.....2 vezes!!!A Academia é uma instituição cheia de lobbys e velhos costumes,reconhece sempre os melhores,salvo raras excepções,e não nos podemos esquecer que há 53 anos,o melhor actor foi negro,embora tivessem passado mais 40 para tornar a acontecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Academia tem muitasssss injustiças. Só que não as consigo resumir apenas à cor da pele dos actores. Porque existem muitos actores brancos que nunca ganharam, mesmo merecendo.

      Eliminar
    2. pois claro!!!tantos e tantos actores que já mereciam um Óscar e nunca ganham!eu sou doida pela cerimónia,vejo todos os anos em directo,nem consigo esperar pelo compacto do dia seguinte...e só para terminar este tema,a maior injustiça da Academia deu-se no ano de 2001!O Russel Crowe ganhou,sim senhor,foi um excelente papel num Grande filme,mas quem viu Quills-as penas de um desejo,ficou de boca aberta quando Geofrey Rush,para mim um dos melhores actores do século,foi claramente roubado!É um papelão que só um grande actor como ele podia protagonizar.Já para não falar que o falecido Michael Clarke Duncan;negro que só ele,merecia o prémio secundário pelo filme "The Green Mile"!!!!!Bem,estava aqui o resto da tarde...sou cinófila!!!!!isso existe?:))

      Eliminar
    3. Belos filmes, tens bom gosto :)

      Não há ano em que alguém não se queixe de uma injustiça. E será sempre assim.

      Eliminar

  5. Gostaria apenas de acrescentar que, todas as pessoas, são, foram ou serão vítimas de descriminação na vida. Serão raras ou quase nulas as excepções. Não acredito de forma alguma que a solução para o racismo se encontre em transformar o histórico, (mas já não tão real nem abrangente como outrora), "white privilege" em "black privilege". Porque este ranran todo em redor dos oscares e afins não é uma luta pela igualdade, meritocracia e afins, é a conquista de privilégios, que são pela sua própria definição contrários ao conceito de igualdade. E não igualdade e ausência de preconceito o que procuramos?!
    Há que lembrar a sociedade que os conceitos não apontam numa só direcção. Uma pessoa que se diz vítima de preconceito, deveria ter mais cuidado em não se tornar fonte do mesmo. Como exemplo disso mesmo temos o famoso realizador Spike Lee, uma das principais cabeças deste movimento em relação aos oscares, e que foi apontado por anti-semitismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a situação dos Oscares ganhou uma dimensão sem sentido. Ninguém me tira da cabeça que a mulher do Will Smith reagiu assim simplesmente porque o marido não foi nomeado. Porque não fez isto mais cedo? Porque apela ao boicote no ano em que o marido fica fora da corrida? E basta uma voz, ignorando o que a motiva, para que se generalize.

      Eliminar