5.1.16

criticar ou aplaudir? exibir ou esconder a barriga de grávida?

Por estes dias Anne Hathaway é algo que está entre heroína e vilã. E digo isto porque tomou uma atitude que está a ser aplaudida por pessoas um pouco por todo o mundo. Sendo que, e é quase sempre assim em tudo na vida, essa mesma atitude está a ser criticada por outras pessoas. E o motivo desta divisão é a barriga de grávida de actriz.

Para contextualizar o que se passou começo por dizer que Anne Hathaway está de férias num destino paradisíaco. Durante a estadia a actriz decidiu partilhar uma imagem (pode ser vista aqui), no Instagram, onde aparece numa praia, de biquíni e com a sua saliente barriga de grávida. Mas Anne Hathaway explicou o motivo de tal imagem. “Partilhar uma foto de biquíni é algo que não faria. Mas quando estava na praia percebi que fui fotografada. Entendi que se uma foto destas vai andar pelo mundo, mais vale que seja uma que me faça feliz (e que seja tirada com o meu consentimento)”, explicou.

Acredito que a explicação esteja a ser ignorada por muitas pessoas. Até porque a notícia acaba por ser a imagem em si. E só isso explica que possa existir uma crítica em torno do gesto da actriz. Para quem não está por dentro do assunto, Anne Hathaway percebeu que estava a ser fotografada pelos famosos paparazzi que posteriormente acabariam por vender (se é que não o fizeram) as fotos da barriga da actriz. Ao tomar a atitude que tomou, Anne antecipou-se aos fotógrafos indiscretos e essa atitude tem várias consequências, como por exemplo, baixar consideravelmente o valor das fotos pois deixam de ser uma novidade. Além disso, e como tão bem explicou, é notícia com uma fotografia de que gosta e não com uma em que não sabe como vai aparecer.

Tudo isto faz com que a atitude mereça sobretudo aplausos. E não críticas porque está a exibir a barriga de grávida. Até porque é a própria a explicar que noutras circunstâncias não partilhava uma imagem do género. Só o fez porque apercebeu-se da presença de alguém que a estava a fotografar e que acabaria por ganhar dinheiro com imagens ao estilo da que partilhou gratuitamente com quem a segue nas redes sociais. Ignorando a presença do fotógrafo, ou seja, se a foto não tivesse esse motivo continuaria a não merecer críticas porque as barrigas de grávida não têm de andar escondidas do mundo. É uma decisão de cada mulher.

A presença dos paparazzi levanta ainda outra questão. Muitas pessoas ofendem as pessoas que vivem deste negócio que rende fortunas no estrangeiro. Mas muitas críticas são feitas sem qualquer fundamento. Por exemplo, Anne Hathaway fala em consentimento, deixa claro que não deu consentimento para as fotos. Mas a lei deixa bem claro que não tem que dar consentimento. Uma figura pública (e isto levanta ainda mais uma questão porque muitas pessoas não percebem o que separa uma figura pública de quem não o é) não pode impedir que alguém a fotografe num local público. Algo que um cidadão anónimo pode fazer. Desde que esteja num local público está à mercê dos fotógrafos. E não pode impedir que as fotos sejam tiradas. A lei é assim. E neste caso Anne Hathaway está numa praia. As suas defesas não são nenhumas. E isto faz com que a sua atitude seja uma resposta de mestre.

4 comentários:

  1. Fez muito bem. Eu estive grávida três vezes, mas nunca estive com "barrigão" na praia durante o verão. Não cheguei a ter fato de banho nem biquíni que pudesse usar durante a gravidez. Não tenho nada contra as grávidas que mostram a barriga na praia e, já agora, nem contra as que mostram a barriga nas consultas de obstetrícia! ;-)

    ResponderEliminar
  2. A minha questão é só uma, o que é que essas pessoas todas que aplaudem ou criticam têm que ver com a vida da senhora? Realmente, há muita gente com pouco que fazer...

    ResponderEliminar