26.1.16

caiu em desuso mas sabe tão bem

“Obrigado” é algo que caiu em desuso. O acto de agradecer o que quer que seja parece ser um luxo ao qual muitos não se querem dar. Por isso não agradecem nada. Quanto muito oferecem um tímido sorriso que acreditam substituir o obrigado. E não o dizem porque acham que já está implícito em algum gesto ou simplesmente porque não têm de agradecer o que quer que seja. Por isso sabe muito bem quando me cruzo com pessoas que ainda dizem “obrigado” diversas vezes, quando apenas uma bastava. Que dizem “nunca tinha feito um trabalho tão giro” e que saem de perto de mim com um sorriso nos lábios. Assim vale a pena trabalhar. Fazem falta mais pessoas assim. Obrigado a vocês.

8 comentários:

  1. Eu digo "se faz favor" e "obrigada" muitas vezes, fui habituada a isso, mas, realmente, parece que as pessoas acham isso estranho. Uma vez, perguntaram-me no trabalho... porque é que o fazia sempre que pedia alguma coisa. E eu respondi: porque sou bem educada. Ao que me responderam de volta que não era necessário porque aquilo que fazia era o trabalho dele...

    ResponderEliminar
  2. Deparo-me com isto várias vezes ao dia. Às vezes até pode ser o nosso trabalho, ok, mas um "obrigado" mostra respeito e valoriza as pessoas. Enfim. Educação...ou falta dela!

    Jiji

    ResponderEliminar
  3. Com os anos, eu estou como os malucos - digo tudo o que penso! :-) Se, eventualmente, eu seguro a porta ou dou passagem a alguém e a pessoa não agradece... ouve um sermão! E aposto que, numa próxima vez, pensará duas vezes! Não tolero faltas de educação, seja de quem seja!

    ResponderEliminar
  4. Concordo inteiramente contigo.
    Eu faço questão de dizer "por favor" e "muito obrigado pela atênção".
    Mas pior que não dizer obrigado, é criticar quem o faz.
    Sou muito vezes criticada por dizer obrigada muitas vezes.
    Isto é que é mais preocupante.

    ResponderEliminar