13.1.16

aposto que este ano voltará a ser igual

Existem notícias e estudos que pouco ou nada me surpreendem. Se me questionarem sobre aquilo que mais preocupou os portugueses ao longo do último ano, na temática do estilo de vida saudável, destacava de imediato o controlo do peso. E de acordo com um estudo levado a cabo pela Zaask o peso foi mesmo a principal preocupação dos portugueses.

E isto não me surpreende porque noto uma crescente preocupação das pessoas. Por exemplo, na marginal perto da minha casa existe um número de pessoas que praticam desporto ao ar livre muito superior ao de um passado recente. E o mesmo acontece durante o fim-de-semana, altura em que existem aulas de grupo gratuitas na rua. No ginásio que frequento noto também que as pessoas têm mais preocupações. E sou também um exemplo disto pois também decidi mudar o meu estilo de vida.

E se em tempos preocupações destas eram algo sazonal e meramente estético agora as pessoas já olham para a prática de desporto e para uma alimentação saudável como algo ligado à saúde e a uma melhor qualidade de vida. Há muito que deixou de ser apenas um “sacrifício” para ficar melhor no biquíni ou naquela roupa de que se gosta tanto mas que deixou de servir. Mesmo assim, e apesar desta mudança de mentalidade, Portugal continua a ser um dos países da União Europeia com maior número (um milhão) de pessoas adultas obesas.

Tenho a certeza de que as preocupações do ano passado vão voltar a ser as mesmas deste ano. As pessoas vão continuar, e ainda bem, a procurar nutricionistas que sobretudo os ensinem a comer, algo que a maior parte das pessoas não sabe fazer, tal como vão procurar acompanhamento físico personalizado, quando a carteira o permite, ou vão inscrever-se em ginásios ou praticar desporto na rua. E ainda bem que assim é. Ainda bem que cada vez mais se olha para este tema como saúde e não como algo meramente estético.

2 comentários: