19.1.16

achas que é original? errado!!!

Existe um vasto conjunto de músicas que são admiradas por todos. Músicas que as pessoas se habituaram a ouvir numa determinada voz, que sabem cantarolar e que ouvem com o volume do rádio bem alto. Neste grupo de músicas existem algumas que muitas pessoas acreditam ser um original de determinado artista. Juram a pés juntos que é um original. Mas, na realidade não passam de versões.

Começo com uma escolha que certamente irá surpreender poucas pessoas. Opto por começar com uma música que até é bastante popular no original e na versão. Easy é uma música que muitas pessoas associam aos Faith No More. Na realidade é um original dos Commodores de 1977.



Agora passamos para uma das surpresas. Tainted Love. Se falar desta música quase todas as pessoas vão dizer que é dos Soft Cell, certo? Errado. A música foi inicialmente cantada por Gloria Jones em 1964.



Mais uma. Red Red Wine. Isto cheira mesmo a UB40. Aliás, é uma das músicas mais emblemáticas do grupo. Só pode ser um original, não é? Não! O original é de Neil Diamond e foi lançado em 1967.



E o que dizer de Video Killed The Radio Star, a famosa música dos The Buggles que teve a honra de ser o primeiro videoclip a passar na MTV. É um original. Esta não engana. Mas engana. Porque foi inicialmente cantada por Bruce Woolley em 1978.



Podia passar horas nisto mas fico por aqui. Acabo com uma música que talvez seja a maior surpresa de todas estas músicas que escolhi. Nothing Compares 2 U, tema celebrizado por Sinéad O´Connor. Acredito que muitas pessoas pensam que a música é da autoria da cantora irlandesa. Aliás, muitas pessoas acreditam mesmo que conta um drama pessoal, uma história amorosa de dor vivida pela própria. Na realidade o tema foi escrito por Prince para os The Family, um dos seus muitos projectos (não encontrei a música original). Mas o tema só alcançou sucesso na voz de Sinéad O´Connor. Conta-se que Prince e Sinéad chegaram a zangar-se por causa do tema. Parece que Prince não gostava das excessivas asneiras que Sinéad utilizava nos seus concertos e terá pedido que fosse mais moderada ao que ela respondeu: “fuck you”.

2 comentários: