26.1.16

a nova moda nas dietas

Início do ano e a Primavera são provavelmente as alturas do ano em que mais pessoas dão início a uma dieta/plano alimentar. Agora, porque do final do ano vem a promessa de mudança e na Primavera porque o Verão está mesmo a chegar. E se no Verão existem modas no que aos biquínis diz respeito, apenas para dar um exemplo, também nesta altura do ano existem novas tendências para as dietas, até porque nem todas as pessoas têm facilidade em manter a silhueta que tanto desejam e também porque existem pessoas que se adaptam melhor a determinado plano alimentar.

Uma das grandes tendências alimentares nesta altura do ano é o juicing, uma alimentação feita à base de sumos naturais que são confeccionados com frutas, vegetais, sementes e ainda outros suplementos de origem orgânica. Este plano alimentar é dos mais populares com bastantes seguidores. Mas parece que o juicing tem os dias contados.

O souping está a roubar seguidores ao juicing. O nome não engana e trata-se de um plano alimentar em que só é permitido comer sopa. E o que não falta na Internet são receitas para quem pretende seguir este tipo de regime alimentar. E opiniões sobre ambos apontam para que o souping seja uma melhor escolha porque as sopas retêm as fibras e também porque os sumos têm um baixo índice glicémico o que motiva picos de insulina que originam fome. Na altura do frio as sopas fazem ajudam a que a pessoa se sinta mais cheia e satisfeita.

Mas também não basta querer comer sopa. Existem dicas a ter em conta. Por exemplo, sopas instantâneas costumam ter muito sal e conservantes. Se as sopas são aquecidas com temperaturas exageradamente elevadas acabam por perder alguns nutrientes e vitaminas, algo que lhes “rouba” o selo de saudável. A melhor opção são sopas caseiras pois neste caso quem faz controla tudo.

Planos alimentares como estes não costumam ser bem recebidos. Existem sempre críticas. Confesso que não sou fã do juicing, nem era capaz de seguir um plano assim. Consigo ser um maior adepto do souping mas para mim a sopa é ideal para o jantar sendo que não abdico de um almoço mais rico. Acredito que a melhor opção passa sempre pela moderação e por pequenos ajustes alimentares. Foi o que fiz e, sem nunca deixar de comer aquilo que me apetecia, perdi o peso que desejava.

4 comentários:

  1. Olá :)

    Sou uma grande fã de sopas. Especialmente das caseiras, feitas por mim. No meu caso, o almoço é das minhas refeições mais leves, e muitas das vezes opto por sopa e fruta, ou algo mais se houver apetite para tal e souber que vou necessitar de mais energia.
    Esta disciplina alimentar também me ajudou, de forma gradual e ao longo do tempo, em conjunto com caminhadas, a perder cerca de 7/8 quilos, e a regressar à forma física com a qual me identifico e sinto bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi :)

      Gosto de sopa mas apenas ao jantar. Não consigo passar dias e dias a comer apenas sopas. O truque para perder peso está na boca e não no ginásio. E passa por aprender a saber o que comer e quando comer.

      Eliminar
  2. Eu nem uma nem outra xD gosto muito de uma alimentação variada com direito a tudo

    ResponderEliminar