15.12.15

verdade ou mito #93

Anuptafobia. Um palavrão que representa o medo de ficar solteiro. Esta fobia faz parte do universo masculino e também feminino. No que a elas diz respeito, parece que duas em cada cinco mulheres sofrem de anuptafobia, ou seja, vivem com o medo de ficar solteiras ou eternamente sozinhas. Isto será verdade? Será que duas em cada mulheres lidam com este problema que tem diversos problemas associados como é o caso da dependência afectiva. Ou será mito? Porque na realidade este medo não faz qualquer sentido e esta fobia nem sequer existe. Verdade ou mito?

17 comentários:

  1. Acho que já foi verdade no tempo das nossas mães/ e meu tempo, agora não me parece.
    Hoje as mulheres, mais que os homens (pelo que me parece), não têm medo de ficar solteiras.
    Estarei enganada?

    ResponderEliminar
  2. A minha opinião: Só se tem medo de ficar sozinho/a quando não sabemos o quão boa é a nossa companhia. Quem disse que precisamos sempre de alguém para sermos felizes? Primeiro tenho que me sentir bem e feliz comigo para poder ser com outras pessoas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é que isto resulta numa série de problemas como pouca auto-estima, depressão e outras coisas.

      Mas diz que é verdade.

      Eliminar
  3. Verdade! Todos conhecemos pessoas com essas condição, são aquelas que se mantêm em relações negativas porque não conseguem estar sozinhas. Aquelas que voltam à/ao mesma/mesmo ex que já lhes fez trinta por uma linha, porque pode nao aparecer mais ninguém. E sim, é uma fobia, pois é um medo excessivo que não permite ter uma vida funcional.

    ResponderEliminar
  4. Uma coisa é ter medo de ficar sozinha e outra de estar sozinha.
    Eu amo imenso a minha companhia, adoro estar comigo e independentemente de estar com alguém ou não, a ideia de envelhecer sozinha assusta-me. Eu sei que, com o passar da idade, ter uma companhia será fundamental em vários sentidos. Não creio que a independência feminina tenha alguma coisa a ver. No fundo, homens, mulheres, somos todos feitos da mesma matéria, somos humanos e por natureza seres sociais, alguns mais sociáveis que outros. mas precisamos de companhia. E acho um erro achar-se que apenas ter amigos será suficiente para todo o sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilho desse modo de pensar. Sempre disse que aquelas pessoas que adoram viver sozinhas vão chegar a um momento em que vão sentir falta de alguém.

      Eliminar
    2. Vão, com certeza que sim. Não sentimos essa falta enquanto os amigos nos acompanham mas a vida segue em frente, os amigos casam, têm filhos, há menos disponibilidade e as pessoas afastam-se. A solidão vai 'bater' em determinado momento por isso não vejo mal nenhum pensarmos (e até com um certo receio, saudável, não obsessivo, porque nos impulsiona) em fazer alguma coisa no presente a pensar no futuro.

      Eliminar
    3. Concordo inteiramente com essa ideia.

      Eliminar
  5. A fobia em si é mito, no entanto, muitas pessoas pensam, a certa altura, que vão ou podem vir a ficar sozinhas para todo o sempre.

    ResponderEliminar
  6. Eu assumo que não gosto nada de ser sozinha.
    Apesar de gostar de passar tempo só comigo, acho muito mais agradavel partilhar a minha estória, o meu dia a dia com alguem.
    Não aconselho ninguem a viver a vida sosinho.
    Claro que mais vale só que mal acompanhado.
    Mas entre só e bem acompanhado, sem duvida que não aconselho o só a ninguem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso dessa forma. E acredito que mais cedo ou mais tarde as pessoas vão fartar-se de estar sozinhas.

      Eliminar