10.12.15

sensualidade, quem não gosta?

Hoje fiquei a conhecer o calendário solidário protagonizado pelas socorristas da Cruz Vermelha de Vilela, em Paredes (partilhei algumas imagens no facebook do blogue). Quando me deparei com as imagens, pautadas pela sensualidade, recordei-me imediatamente de diversos e recentes calendários solidários nacionais e internacionais que se destacam pela nudez e sensualidade. É o caso dos judocas da Universidade do Minho e de equipas estrangeiras de remo e râguebi, apenas para dar exemplos recentes.






O mais importante em cada um destes calendários não é a ousadia mas a vertente solidária. Todos estes calendários pretendem angariar fundos para ajudar diferentes causas. E isso é sempre de realçar. E não vou fingir que o resultado seria o mesmo caso estivessem todos vestidos. Por melhores que fossem as fotos teriam sempre um alcance limitado. O que não acontece quando a ousadia existe na dose certa. Por exemplo, o calendário dos judocas (segunda foto) até é falado internacionalmente. E acredito que isto seria complicado de alcançar com fotos diferentes destas que, e isto é importante, mais do que ausência de roupa, estão associadas a algo.

Além da solidariedade, sempre que me deparo com notícias de calendários deste género fico a pensar também na vertente da sensualidade. Isto na perspectiva de quem aceita participar. Acredito que aquela ousadia (e toda a produção envolvente) seja um aliciante para mulheres e homens. Por exemplo, se disserem a Sara Sampaio que vai fazer uma produção sem roupa isso não tem nada de novo. É a sua profissão. Já o fez. Está habituada a fazer. Sabe como lidar com a nudez. E o encanto em relação ao trabalho será diferente e mais distante. E isto pode ser aplicado a qualquer manequim.

Nestes casos é diferente. Acredito que 99% das pessoas que fazem parte destes calendários não têm qualquer prática na área da fotografia. Nem estão habituadas à produção (e tudo o que isso envolve) associada a uma produção deste género. E quando penso nisto fico sempre a pensar que este factor, não sendo importante nem decisivo, acaba por mexer com quem aceita participar.

E penso desta forma por acreditar que, de uma forma mais ou menos secreta, todas as pessoas gostam de fazer fotos iguais a estas. Haverá quem aceite partilhar as mesmas num calendário solidário, quem queira guardar e não partilhar a produção fotográfica com ninguém mas, no fundo, todas as pessoas gostam de ver o seu lado sensual numa fotografia bonita e bem feita.

9 comentários:

  1. (...) "que, de uma forma mais ou menos secreta, todas as pessoas gostam de fazer fotos iguais a estas".

    Nem todas, acredite. Não faz qualquer sentido, isto na minha opinião, aquela que vale o que vale. Acho que o efeito, pelo menos em mim, é o oposto. Partilha-se tanto que já começa a enjoar. Perde-se de alguma maneira a tal sensualidade. A transparência, o não revelar tudo mas, apenas um pouco, é muito mais sensual que o nu integral. Andamos com uma paranóia qualquer com rabos. Eu gosto mais de rostos bonitos. Gostos :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo o que dizes. Acrescento apenas que me refiro a fotos profissionais como estas. E a pessoas em que a nudez não é recorrente. E tens bom gosto :)

      Eliminar
  2. Uma salva de palmas a estas iniciativas e a quem dá o corpo ao manifesto!

    ResponderEliminar
  3. Concordo, não só por ser algo diferente, mas também por ser por boas causas.

    ResponderEliminar
  4. Eu adorava fazer fotos como estas !!
    Só me falta mesmo é a sensualidade :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todas as pessoas têm o seu lado sensual. Algumas ainda não o descobriram :)

      Eliminar
  5. Gosto, porque há alguma sensualidade, naturalidade, sem intenção de provocar.
    O jovem das sapatilhas foi o estudante da UM de Braga, que se deixou fotografar para um calendário com o fim de ajudar alunos carenciados. Fizeste-me lembrar um post que escrevi sobre isso.

    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Educacao/Interior.aspx?content_id=4393217

    ResponderEliminar