16.12.15

o que é...? e como ser...?

Como é hábito nesta altura do ano a Google revela os nomes e termos mais pesquisados do ano. São revelados os dados internacionais e também os nacionais. Por exemplo, e a título de curiosidade, entre as dez figuras portuguesas mais pesquisadas estão sete personalidades que morreram ao longo do ano. Nos desportistas Cristiano Ronaldo continua líder. E nas tendências, no que à pesquisa nacional diz respeito, está o Desafio Final e, no segundo lugar, a Netflix. Nos gadgets o primeiro posto é ocupado pelo iPhone 6S.

Fui analisar os dados nacionais detalhadamente e fui ver aquilo que as pessoas mais pesquisam além daquilo que já mencionei. E aqui refiro-me aquelas perguntas que as pessoas começam a escrever na esperança de que o Google antecipe e encontre a resposta. Dois exemplos disto são: “o que é..” e “como ser...”. E os resultados são curiosos.

Começando pelo “o que é...”. A maioria das pessoas quer saber o que é o amor. Em segundo lugar desejam saber o que é a uber. E o paypal. E ainda o reiki, a globalização, o estado islâmico, o linkedin, o papel comercial, hemopatia e spam. Acho piada ao facto de se pesquisar a resposta para o que é o amor. Procurar por linkedin mostra que esta rede social não é muito popular em Portugal.

Depois existe o “como ser...”. E aqui as pesquisas são mais preocupantes. Em primeiro lugar procura-se a receita para ser feliz. Depois, para ser bonita. Em terceiro lugar popular. Segue-se rico, popular na escola, modelo, social, bom aluno, actriz e, por fim, youtuber. Aqui considero que os resultados são mais preocupantes porque parte deles passa pela aceitação aos olhos dos outros.

6 comentários:

  1. Se calhar é bom sinal ainda continuarmos a tentar compreender o que é o amor. Talvez assim nunca perca a sua magia.

    ResponderEliminar
  2. O Cristiano Ronaldo? A sério? Acho que nunca pesquisei por ele, confesso.
    Pois, da outra parte que falas, realmente é mau sim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me surpreende nada. E estou a falar de pesquisas nacionais.

      Eliminar
  3. O ser humano é um ser social e como isso acho natural tentarmos ser aceites pelos que nos rodeiam.
    Eu confesso que já pesquisei sobre esses temas.
    Adoro conviver, mas como não sei fazer amizades facilmente nem sou muito social, já tentei saber algumas dicas.
    E não sou muito socialvel por não o querer mas sim por falta de jeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Liberta-te dessa ideia da "falta de jeito" e tudo irá correr melhor.

      Eliminar