29.12.15

as melhores músicas de 2015

Escolher os dez melhores álbuns do ano já seria uma tarefa bastante complicada. Escolher aquelas que são as dez melhores músicas ainda mais. Até porque existem muitas músicas de qualidade para todos os gostos. Depois existem aqueles temas mais comerciais e outros que quase passam despercebidos porque não passam frequentemente nas rádios. Nesta lista não tive por base o número de vezes que as músicas passam na rádio pois se assim fosse a lista seria completamente diferente. Aliás, existem músicas que passam de uma forma tão cansativa na rádio que fico imediatamente farto delas. Por fim, digo apenas que existe um artista que sozinho podia ser dono desta lista. Mas já lá vamos...

10 Hello, Adele



Para algumas pessoas será a música do ano. Para mim bastaram mais ou menos dois dias para ficar farto desta música que estava sempre a tocar em todo o lado. Não nego que tem muita qualidade mas não a coloco no topo da tabela das melhores deste ano.

9 Hold My Hand, Jess Glynne



Uma das surpresas que descobri este ano. Sou fã desta jovem cantora. I Cry When I Laugh é um álbum que merece ser ouvido com atenção.

8 Kiss Me, Olly Murs



Olly Murs é um daqueles exemplos de que vale a pena lutar por um sonho. E também exemplo de que não é necessário ganhar um concurso de talentos para ter uma boa carreira. Gosto praticamente de todas as suas músicas mas esta é capaz de ser aquela de que mais gosto.

7 Uptown Funk, Mark Ronson ft. Bruno Mars



Uma das músicas do ano. E um fenómeno para mim. Ao contrário do que aconteceu com Hello, de Adele, quando mais ouço esta música mais gosto dela. Haverá quem defenda que é a melhor do ano. Para mim fica bem num honroso sétimo lugar.

6 See You Again. Wiz Khalifa ft. Charlie Puth



É o tipo de música de que gosto pois tem uma história tocante. Neste caso duas. Uma mais conhecida, que as pessoas associam  a Paul Walker e ao filme Velocidade Furiosa 7, e outra menos que diz respeito à vida pessoal de Wiz Khalifa.

5 Can´t Feel My Face, The Weeknd



Abel Makkonen Tesfaye é um dos artistas do ano. Tem diversas músicas de qualidade que podiam aparecer nesta lista. Esta é, para mim, a melhor. Mas acredito que o melhor ainda estará para vir.

4 Can´t Keep Checking my Phone, Unknown Mortal Orchestra



Talvez seja uma música desconhecida para muitas pessoas pois não toca regularmente nas rádios. Mas é do melhor que foi feito este ano. E mal de quem não conhece esta brilhante banda.

3 Adventure of a Lifetime, Coldplay



Acabadinha de sair do forno e logo num dos lugares mais altos desta tabela. E quem me conhece sabe que estou longe de ser um grande fã dos Coldplay. O que dá ainda mais mérito a esta música.

2 Coffee, Miguel



Não existem palavras que façam justiça a esta música. Não fosse o senhor que se segue e estaria no topo da minha lista.

1 The Charade, D'Angelo & The Vanguards



Os temas de Black Messiah, o álbum que D'Angelo lançou este ano, podiam muito bem ocupar esta lista na sua totalidade. É impossível não ficar preso ao mais do que aguardado regresso de um génio da música. Foi necessário esperar catorze anos (não é erro) por este disco. Que alguém faça uma lei a impedir que D'Angelo volte a repetir a piada. Podia ter escolhido outro tema mas este é o meu preferido de Black Messiah (álbum obrigatório).

14 comentários:

  1. https://www.youtube.com/watch?v=7YljzifctOo
    Luta Tara Perdida

    ResponderEliminar
  2. Adorei e gosto do jeito com que (des)escreves os álbuns, as músicas, s cantores.
    Detesto "Hello!". Quando passa na rádio, procuro outra estação.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Benjamin Clementine... Bate a Adele aos pontos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existe sempre algo de subjectivo na escolha. Tive dificuldade em ficar com dez e mesmo depois de já estar feito comecei a pensar "nesta" e "naquela" música. E London poderia muito bem estar nesta lista.

      Eliminar
    2. Não é só London, é o álbum todo. Mas como disse isto das melhores músicas é muito subjectivo. Para mim, ele foi das melhores coisas que ouvi nos últimos anos, há muito que não tinha uma "paixão" assim.

      Eliminar
    3. Nesse caso aconselho-te Black Messiah, do D´Angelo. Acredito que tenhas mais uma "paixão".

      Eliminar