5.11.15

uma das melhores séries de sempre está de volta

Nos dias que correm existem séries televisivas para todos os gostos. Acho que todos os temas que possam ser pensados já têm (ou tiveram) direito a uma série televisiva. Umas duram mais tempo e conseguem conquistar fãs em todo o mundo. Outras pouco mais aguentam do que meia dúzia de episódios. Algumas têm uma duração relativamente curta mas conseguem ser de culto. Outras são mais longas mas não ficam marcadas no público.

Apesar de ser consumidor de diferentes tipos de séries fico sempre na dúvida se daqui a três (ou mais) décadas se irá falar de alguma das séries que hoje dão que falar. Por exemplo, será que no futuro, daqui a trinta anos, estaremos a falar (ou pelo menos recordar) sobre A Guerra dos Tronos. Será que iremos recordar Jon Snow ou alguma marca do seu personagem? Quando penso nisto fico sempre hesitante e a acreditar que no futuro será apenas mais uma série.

Agora, se recuar no tempo recordo-me de séries que ainda hoje marcam o público. E no imediato recordo-me de Allo Allo!, série que “viveu” de 1982 até 1992. Quem não se recorda desta série passada durante a Segunda Guerra Mundial? Quem não se lembra do café de Rene Artois onde coabitam membros da resistência, homens da Gestapo, soldados e oficiais alemães, entre muitos outros? Quem esquece as empregadas e amantes de Rene? E as falas de Crabtree?

Se alguém me falar de Allo Allo! digo imediatamente “you stupid woman”, a fala mais marcante de Rene. Ou digo “listen very carefully, i shall say this only once”, tal como Michelle. Ou mesmo o “good moaning” de Crabtree. E ainda o “It is i, Leclerc”. E o não menos famoso quadro da “Fallen Madonna with the Big Boobies”? E podia dar muitos outros exemplos. Algo que não consigo fazer com as séries actuais que sendo muito boas (e a qualidade não está em causa) não têm o impacto de séries como Allo Allo! que foram feitas numa época diferente, algo que acaba por resultar num impacto também diferente.


Sendo uma grande fã de Allo Allo!, que considero uma das melhores séries televisivas de sempre e um dos marcos no que à britcom diz respeito, foi com alegria que fiquei a saber que esta série está de volta em formato de peça de teatro. Allo Allo! vai estrear, pelas mãos da Yellow Star Company, com encenação de Paulo Sousa Costa e João Didelet no dia 11 deste mês no Teatro da Trindade, em Lisboa. Em relação ao original, e convém salientar que é um espectáculo baseado na série, ou seja não é uma cópia, não existe (fisicamente) a sogra de Rene nem os pilotos escondidos no café. De resto está lá tudo. Estive com o elenco, senti a enorme paixão em torno do projecto e ouvi algumas falas de Pedro Pernas, que vai fazer de Crabtree. E isto bastou para ficar com vontade de ir ver esta peça.

Aproveito ainda para deixar uma palavra de apreço a Paulo Sousa Costa (e à sua equipa). Talvez as pessoas não tenham noção da dificuldade que é montar um espectáculo de teatro em Portugal fora dos “grandes” circuitos. E a dificuldade que é para um actor participar numa peça de teatro em Portugal. São precisos muitos patrocinadores e é necessária muita entrega e paixão porque existe a noção de que os lucros não vão ser aqueles que seriam justos, isto pelas mais variadas razões. Mesmo assim, os espectáculos da Yellow Star Company conseguiram levar às salas de teatro 220 mil pessoas no ano passado, número que será batido neste ano. E isto mostra, ao contrário do que muitas pessoas tentam fazer passar, que o público português gosta de ir ao teatro e consome teatro. Por isso, os meus parabéns a quem monta espectáculos destes e a quem faz parte dos mesmos.

10 comentários:

  1. Melhor que essa só o Archie Bunker. "Archieeeeeeeee"... Mas as aventuras do Rene também são do best. E o Herr Flick :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do que me foste lembrar. Também era muito bom :)

      Eliminar
    2. Para mim foi a melhor série que vi até hoje (em termos de comédia - e ainda só - ou já - tenho 35 anos).
      Quando o Obama foi eleito, a primeira coisa que me veio à ideia, foi: "O que diria o Archie?" :-)

      Eliminar
  2. Não conheço a série, nunca ouvi falar, mas ao que escreveste parece-me ser boa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca ouviste falar do Allo Allo!? Acho que está a passar num dos canais da RTP.

      Eliminar
  3. se me lembro com saudade dessa série. Muito bom. Espero conseguir ir ver a peça e desejo tudo de bom ao elenco e a todos envolvidos na sua produção.
    Muito obrigada pela divulgação.

    ResponderEliminar