19.11.15

sou magra, não preciso

Talvez seja um dos maiores mitos associados à pratica do desporto. Certamente que todas as pessoas já ouviram dizer algo como “Sou magra. Não preciso de ir ao ginásio nem de treinar”. Ainda hoje ouvi algo assim. E isto leva a um dos maiores, ou mesmo o maior, mito ligado à prática desportiva. Muitas pessoas pensam que ser magro é sinónimo de ser fit, de estar em forma. E isto é falso. Ou não é necessariamente verdade. Tal como existem pessoas que acreditam ser impossível uma pessoa com mais peso ser mais saudável do que uma pessoa mais magra.

Ser magro, por si só, não é sinónimo de ser saudável. Existem pessoas com mais peso, mas que treinam e que até têm algum cuidado com a alimentação, que não são vistas como pessoas fit mas que na realidade são muito mais saudáveis do que os outros pensam. Tal como existem pessoas magras que ficam surpreendidas quando fazem exames de rotina pois não imaginam que estão “longe” do tal ideal fit que associam simplesmente à falta de peso.

É também de lamentar que as pessoas associem a ida ao ginásio e a prática de qualquer desporto como uma questão estética. Que pensem que serve apenas para que o biquíni assente melhor no corpo no Verão. Infelizmente esta é a ideia reinante mas não deveria ser assim. Praticar desporto é muito mais do que uma questão estética. Existem muitos outros factores associados que vão do stress à auto-estima, passando ainda por muito outros factores como a maior produtividade profissional.

“Porque andas no ginásio?”, perguntaram-me. Não ando no ginásio para perder peso. Nem tenho como missão apenas ter um corpo mais bonito. Acordo às 6h20 para ir treinar porque me sinto bem. Porque fico com mais energia. Porque tenho menos stress. Porque me faz bem ao corpo mas sobretudo à mente. Porque me divirto. Porque fico mais saudável e menos sedentário. É pena que algumas pessoas olhem para o desporto e para o ginásio como uma coisa necessidade exclusiva dos “gordos”.

16 comentários:

  1. Tenho 30 anos, sou magra e finalmente comecei a fazer exercício físico. E não posso concordar mais. Sempre que digo que ando num ginásio, do outro lado ouço logo "mas para quê? tu não precisas". Mas preciso. Talvez mais do que pessoas com mais peso que eu. E em relação à alimentação passa-se exactamente a mesma coisa. Estou a deixar de consumir carne e claro que lá vem alguém com um "queres emagrecer onde?". Eu não quero emagrecer, só quero ser mais saudável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas não conseguem perceber isso. As ideias vincadas são outras.

      Eliminar
  2. Bom, eu sei que ser magra não é sinónimo de ser fit. Mas eu detesto a ideia generalizada de que toda a gente quer, ou devia querer, ter um corpo fit. Sou magra, como bem e bebo muita água, não tenho qualquer interesse em ser fit e fujo de exercício a sete pés! Adoro andar a pé (já andei de Entrecampos até ao Terreiro do Paço só porque sim), por isso estou safa na parte da saúde.

    Perdida em Combate

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas devem preocupar-se em ser saudáveis. Isso é que importa. E não a moda disto ou daquilo.

      Eliminar
  3. Concordo contigo em absoluto. Ando no ginásio há mais de dez anos não para perder peso, mas para me aliviar o stress, porque me faz bem ao corpo e à mente. É um divertimento e não um sofrimento!

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente! Tenho uma colega de faculdade que é muito magra e anda no ginásio, com o devido aconselhamento e orientação, para ganhar músculo. E conheço muita gente que vai ao ginásio para manter o bem-estar, para combater o stress, não só para estar em forma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem começa a praticar desporto descobre aquilo que contas e muitas outras coisas que andaram a perder.

      Eliminar
  5. Muito podia dizer acerca deste tema.
    Sou magra e faço exercício. No inicio andava nas corridas, mas como o objectivo é aumentar o peso tive que deixá-las em pausa. Agora ando num ginásio. Mas já ouvi pessoas a dizer-me "Para quê? Não precisas. Tens tempo para te preocupares com isso"

    B

    ResponderEliminar
  6. Não podia concordar mais, ainda hoje fiz isso, acordar às 6h para ir treinar às 7h, custa mas sabe bem :)

    ResponderEliminar
  7. Tenho 24 anos, sempre fui magra e tenho a consciência de que tenho e devo fazer exercício físico. Por fora pareço magra mas por dentro tenho gordura que não devia ter, tenho uns pulmões muito fracos e a minha resistência bem como a minha força deixam muito a desejar.

    ResponderEliminar