9.11.15

és o melhor não sendo o melhor

Não considero Cristiano Ronaldo o melhor jogador de futebol. Não fugindo da constante comparação considero Messi melhor jogador do que o português. Mas acho que o argentino nasceu com um dom para o futebol. Aquilo que faz com uma bola de futebol, e que os comuns mortais não fazem, nasceu consigo. É um predestinado. Olho para Messi como alguém que tem uma percentagem muito maior de talento natural do que de trabalho. E é aqui que assenta a minha teoria.

Também olho para Cristiano Ronaldo como alguém que nasceu com um dom. Também o vejo como predestinado. Mas olho para o português como alguém que tem uma percentagem muito maior de trabalho, empenho, dedicação e por aí fora do que de talento natural. Não olho para Cristiano Ronaldo como o melhor jogador mas olho para Cristiano Ronaldo como o melhor atleta do mundo.

Cristiano Ronaldo tinha o sonho de ser o melhor jogador de futebol do mundo. Distinção que já alcançou diversas vezes. Mas não tenho dúvidas de que se o seu sonho fosse ser jogador de andebol o resultado seria o mesmo. Ou jogador de basquetebol. Porque Cristiano Ronaldo trabalha diariamente para ser o melhor de sempre. E esse mérito ninguém, gostando ou não, pode negar ou ignorar. Já perdi conta ao número de histórias de pessoas que diziam que não largava o ginásio e que treinava sempre muito mais do que os outros. Sempre com o objectivo de chegar ao topo.

Cristiano Ronaldo chegou ao topo. E não querendo desvalorizar este feito, isso é fácil. Quantos jogadores já chegaram ao topo? Mais do que muitos. O mérito de Cristiano Ronaldo é manter-se no topo há muitos anos. Isso é que é complicado. Chegar lá é fácil, permanecer no leque daqueles que acabam por ser vistos como lendas é algo que está ao alcance de poucos. E Cristiano Ronaldo já conseguiu isso. E é também o melhor exemplo de que é necessário muito trabalho e muitos sacrifícios para se ser o melhor do que quer que seja. Por isso, não olhando para ele como o melhor jogador, não tenho dúvidas de que é o melhor atleta do mundo.

E hoje é o dia de Cristiano Ronaldo. Hoje é o dia em que será exibido – exibição única – o documentário que mostra a vida do jogador como nunca ninguém a viu. Em Portugal o filme vai estar em 25 salas da NOS, com o filme a ter início às 19 horas e com os bilhetes a custarem 10 euros. A equipa que fez este documentário é de enorme qualidade o que faz com que fique ainda com mais expectativa em torno do filme.

6 comentários:

  1. Concordo com a perspectiva! Mas gostaria de ver Messi noutras equipas e noutros sistemas de jogo. Acho Ronaldo mais jogador de equipa, que joga mais em prol da equipa. Muitas vezes se vê o Barça a jogar para Messi, e isso faz diferença. Mas que o homem nasceu com um dom, lá isso é inegável.

    O Pai,
    http://www.soupai.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que também gostaria mas acredito que seria um sucesso igual. Em relação ao Ronaldo, acredito que o campeonato inglês é o melhor para si. Marcaria ainda mais golos e teria um reconhecimento ainda maior.

      Eliminar
  2. Concordo com o que disseste e o Messi (como um Figo, Zidanne...) jamais proferiam estas declarações : "As pessoas que me odeiam, é porque eu sou bonito, sou rico e jogo bem", não a mãe do CR não andou com um rei, nem principie na barriga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou o maior fã dele em determinadas coisas mas como atleta é sem dúvida o melhor. E é um exemplo para quem diz que deseja chegar aqui e ali.

      Eliminar
  3. Eu até posso respeitar, mas o comentario acima diz que o Ronaldo joga mais para a equipa do que o Messi. Isso e completamente errafo porque uma das maiores diferenças do Messi para o Ronaldo é o facto de o Messi jogar bem mais para a equipa do que o Ronaldo. E não sou só eu que digo isto, pois até muitos madridistas o referem. Eu até nem tenho nada contra o Ronaldo.

    Quanto aos dois acho o Messi sem duvida melhor, continuando a achar o Ronaldo enorme.

    Infelizmente em Portugal achar isso para alguns é não ser português. No entanto este ano conheci muitas pessoas de Madrid que aceitam a opinião de o Messi ser superior como alguns até concordam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não consigo comparar algumas coisas porque acho que desde o Guardiola que o Barcelona tem um sistema de jogo fora do normal. Aquilo parece (sobretudo nos tempos de Guardiola) uma equipa de futsal mas com 11 jogadores em que todos jogam bem em todo o lado. O Real não tem isso, por exemplo. Tal como não tem quase nenhuma equipa.

      Nunca percebi isso do ser obrigado a gostar disto ou daquilo apenas porque é português.

      Eliminar