18.11.15

é barato? então não presta

Tenho diversos amigos que acreditam que a qualidade de um vinho mede-se exclusivamente pelo preço. Mas nem sempre é assim. Não é necessário gastar, por exemplo, cinquenta euros numa garrafa de vinho tinto para se beber uma “boa pomada”, como diz a sabedoria popular.

Quando o vinho é barato, existem pessoas que começam a fazer imediatamente as contas ao vidro, ao rótulo e à rolha para depois dizerem que é uma “porcaria” porque se é barato não paga estas coisas que referi. Mas este modo de pensar é errado. E pode ser desmontado com um exemplo recente. Porca de Murça 2013, um vinho tinto da região do Douro que custa apenas (p.v.p.r.) 2,99 euros.


Muitas pessoas vão pensar que não será grande coisa porque é barato. Mas este vinho ocupa o 39º lugar, em cem, da lista dos melhores vinhos do mundo da Wine Spectator. É também o mais barato da lista (a título de curiosidade o Taylor’s LVB 2009 - Vinho do Porto - ficou em 16º lugar da mesma lista). Isto prova que que a qualidade não se mede apenas pelo preço.

Agora, seja com este vinho ou com um de duzentos euros, convém que seja bem servido. Que seja servido à temperatura certa – esqueçam isso de colocar a garrafa de tinto perto da lareira – e preferencialmente em copos indicados. Porque nem o melhor vinho do mundo sobrevive com facilidade às condições que não são indicadas para o consumo. Uma dica para o vinho tinto. Colocar no frigorífico, na zona destinada às garrafas, três horas antes de ser servido.

2 comentários: