6.11.15

controlo ou ilusão de controlo?

O que é que realmente e totalmente controlamos na nossa vida? Pouco. Muito pouco. Por exemplo, todos podem controlar a velocidade a que um carro circula numa qualquer estrada. Mas ninguém pode controlar os carros que podem surgir do nada, o óleo na estrada ou um objecto que cai de outro veículo. Por exemplo, todos podem certificar-se de que fizeram o aquecimento necessário para o desporto que vão praticar. Todos podem ter todos os cuidados mas ninguém pode controlar uma eventual lesão mais ou menos grave. O aquecimento e os alongamentos não bastam para assegurar isso.

Por exemplo, todos podem ter uma alimentação saudável, não beber álcool e nunca levar um cigarro à boca. Mas ninguém pode ter a certeza de que não terá uma doença oncológica. O estilo de vida, por melhor que seja, não permite que alguém controle a sua saúde totalmente. Ajuda, mas não chega. E posso passar o resto do dia a escrever exemplos semelhantes porque quase tudo na vida é assim.

Ou seja, existe um controlo parcial (que ajuda muito) mas é só isso. Por mais que as pessoas acreditem que tudo depende do que façam a verdade é que a maioria das coisas não é totalmente controlada por ninguém. Mas muitas pessoas vivem presas à ilusão de um inexistente controlo. “Então e se fizer assim”, “então e se tomar esta opção” e “então e se isto e se aquilo” são apenas alguns exemplos de coisas que muitas pessoas dizem. Isto é apenas viver no universos do “e se”. Nada mais do que isso.

Pensar exageradamente no “e se” serve apenas para baralhar ainda mais as pessoas. Porque não existem garantias de que uma opção vá garantir o que se deseja para o futuro. Existem teorias. Existe exemplos que nos levam a acreditar em algo. Mas isto nunca é mais do que uma ilusão de controlo. São muletas a que as pessoas se agarram para tomar uma decisão. Dito de outra forma, é quase uma desculpa para seguir determinado caminho.

Isto não quer dizer que as decisões não sejam ponderadas. Até porque sou adepto da ponderação. Mas uma coisa é ser ponderado. Outra completamente diferente é viver preso na ilusão do controlo total da vida. E isso ninguém tem. Existem pessoas que têm a possibilidade de controlar um maior número de aspectos das suas vidas. Ou os mesmos mas numa escala maior. Mas nenhuma pessoa pode garantir que controla tudo na sua vida, que controla o seu destino e que sabe o que irá acontecer amanhã e que é motivado por decisões que tomou hoje. Poderá saber parte delas mas nunca todas. E quanto mais se estiver preso à ilusão do controlo maior é a insegurança e menor é o aproveitamento de determinados aspectos da vida.

2 comentários: