20.11.15

assassino

Recordo-me do dia em que um amigo foi mandado parar pela polícia. Era um dia em tudo semelhante a este com nevoeiro cerrado que dificultava, e muito, a visibilidade aos condutores. Este meu amigo foi mandado parar porque circulava com as luzes desligadas, tendo sido multado por isso mesmo. “Assassino”, foi aquilo que o polícia lhe chamou e que o deixou bastante indignado.

Aceito que o termo assassino tenha causado alguma indignação ao meu amigo. É um exagero mas este amigo desleixou-se com o perigo de circular num dia como este sem qualquer sinalização no seu carro que por acaso era cinzento claro. Recordei-me disto hoje porque no trânsito matinal vivi um episódio semelhante a este.

Dentro de uma localidade cruzei-me com um “louco” que conduzia numa velocidade muito superior ao permitido para uma zona residencial. Ao excesso de velocidade junta-se o nevoeiro que tornava quase impossível ver o que quer que fosse à frente do carro, o cinzento claro do seu carro que fazia com que fosse ainda mais difícil vislumbrar a viatura e a ausência de luzes. E aquilo que me veio à cabeça foi o episódio vivido pelo meu amigo.

É assustador o número de condutores que não têm qualquer cuidado e que não se adaptam às condições do dia e da estrada. É velocidade excessiva, é ausência de luzes, é pneus carecas e velocidades assustadoras em dias de chuva, entra tantas outras coisas. Arriscam tanto por tão pouco. Não digo que conduzir seja o mesmo que ter um revólver na mão mas há quem conduza como se tivesse nas mãos uma arma carregada e sensível no gatilho.

8 comentários:

  1. É realmente um perigo! E o pior é que a maioria das pessoas acha sempre que acidentes só acontecem aos outros e nunca a eles...
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Uma completa irresponsabilidade! eu depare-me com vários "assassinos" dessa espécie hoje, também! Bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  3. Eu apanhei um destes na semana passada logo cedo. Um nevoeiro terrível, luzes apagadas, carrinha branca, só um stop e a fazer piscas nas curvas. Esta ultima parte tem a ver com a mudança nas estradas e na sua prioridade, mudança essa que já foi há perto de 15 anos. Um condutor muito atento seguia à minha frente, está visto.

    ResponderEliminar