12.11.15

as mulheres são assediadas na rua ou ninguém repara nelas?

Primeiro foi Shoshana Roberts. No ano passado esta mulher passeou durante dez horas pelas ruas de Nova Iorque tendo ouvido uma centena de piropos. Esta mulher confidenciou que viveu alguns momentos assustadores ao ser perseguida por alguns homens durante determinados períodos de tempo. Trata-se de uma mulher que, para esta experiência, se vestiu sem decotes ou roupas curtas que eventualmente poderiam potenciar um maior número de comentários. Na altura este episódio gerou muita polémica com algumas pessoas a questionarem como seria caso existisse uma maior exposição corporal.


Agora é a vez de Sandra Bakker. Esta manequim também decidiu realizar uma experiência. Sandra passeou pelas ruas de Hong Kong sem calças, apenas de lingerie. Ou melhor, com umas calças de ganga pintadas no seu corpo. E se Shoshana ouviu uma centena de piropos, já Sandra passou praticamente despercebida. Apenas um homem reparou que a manequim não tinha calças e que tudo não passava de uma pintura corporal. De resto, zero piropos e mais nenhum olhar indiscreto pois ninguém se apercebeu da falta de roupa de Sandra.


Sendo assim... em que é que ficamos? As mulheres são assediadas na rua? Ou será que ninguém repara nelas? Ou será uma questão cultural em que determinados homens não resistem a lançar um piropo enquanto outros nem sequer reparam nas pessoas que têm à sua frente?

10 comentários:

  1. Olá :)
    Que as mulheres sejam assediadas na rua, infelizmente já se sabe. Portanto o resultado nova-iorquino não me espanta, apenas me entristece e enfurece enquanto mulher.
    Espanta-me a experiência de Hong Kong. Se tivesse que avançar para uma hipótese para justificar essa ausência de assédio, eu diria que precisamente por a modelo andar sem calças, e tendo em conta que hoje em dia tudo é filmado, tudo é para um qualquer reality show ou documentário, talvez tenham pensado que se tratasse disso mesmo: um qualquer filme, doc, etc e não quisessem aparecer a fazer figuras tristes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que depende dos sítios, das horas, dos locais específicos, das pessoas e de muitas outras coisas.

      Eliminar
  2. Tudo depende da cultura local, do país que se visita... Se há sítios onde as pessoas olham descaradamente e tecem comentários por vezes impróprios, também há locais onde as pessoas são discretas e não comentam a vida alheia.
    Por cá depende da hora do dia, da zona onde se passa e da roupa que se tem vestida.

    B

    ResponderEliminar
  3. Deveria ter feito o mesmo, na mesma cidade, isso sim, seria uma avaliação.

    ResponderEliminar
  4. Todas as mulheres que vivam em Portugal sabem que as mulheres são, de facto assediadas na rua. E sim, acho que é uma questão cultural - os homens não são nenhuns animais só por serem homens, é a cultura que os forma, para o bem e para o mal.

    ResponderEliminar
  5. Já tinha visto esta notícia há imenso tempo, há até um vídeo e de facto tem imensa piada.

    ResponderEliminar