30.11.15

as diferentes faces do erotismo e sensualidade

O mítico e afamado calendário Pirelli, que em 2016 terá a sua 43ª edição, é visto como um marco no que ao erotismo e sensualidade diz respeito. Ao longo destas mais de quatro décadas de existência já foram fotografadas diversas pessoas associadas a diferentes ideais de beleza, sensualidade e erotismo.

Numa época em que se debate como nunca a beleza e se separam as supostas mulheres reais, com curvas e gordurinhas, das supostas mulheres irreais, magras e com corpos trabalhados, escolhi quatro das fotos que foram apresentadas hoje e que constam no calendário de 2016. Acho que são bons exemplos de diferentes perspectivas de beleza, sensualidade e erotismo.

Serena Williams (Abril)

Amy Schumer (Dezembro)

Natalia Vodianova (Janeiro)

Yoko Ono (Outubro)

4 comentários:

  1. Olá! em primeiro lugar, acho que essa consideração que as mulheres reais são as gordinhas e as irreais as "magras e de corpos trabalhados" é, desde já, bastante preconceituosa. Claro que cada pessoa é como é e tem que ser respeitada, mas a verdade é que olho para estas fotos e simplesmente não tenho vontade de ser assim, não me dá gozo nenhum observar essas imagens, nem de voltar a vê-las, porquenão acho bonito. É só a minha opinião! Acho que as pessoas deviam entender que esta dicotomia gorda vs magra não passa de um negócio, onde a raridade e exclusividade serão sempre vencedoras, uma vez que basta andar na rua para perceber que há muitas mais mulheres gordinhas e de estatura média, do que altas, magras e fits...nem todas podemos ser assim, mas temos que ter consciência que os mercados de moda e beleza preferem naturalmente mulheres assim e não há mal nenhum disso. Eu se tivesse que promover um produto de moda/beleza também preferia contratar uma mulher assim com estas características e se eu estou a pagar, escolho o que quero e o que acho que terá mais impacto no público.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso como tu mas cada vez mais me deparo com distinções como as referi. Basta ver as manequins que são atacadas como não tendo corpos reais. E este é apenas um exemplo.

      Escolhi estas imagens porque representam diferentes tipos de mulheres. Exista a atleta, a manequim, a mulher com curvas e uma mulher mais velha. Cada uma com a sua sensualidade. E achei piada a isso porque vivemos numa época em que se discute muito a beleza.

      As pessoas tendem a ignorar esse lado comercial de que falas. Muitas pessoas acreditam que têm de ser iguais às que promovem determinados produtos.

      Eliminar
  2. Já vi o vídeo da sessão fotográfica, e está realmente muito bom.

    ResponderEliminar