9.11.15

a barriga da carolina patrocínio e o gato da marta rebelo

Às vezes fico baralhado e ainda, apesar de cada vez menos, surpreendido com as prioridades de algumas pessoas. Chego a ponderar se isso será, ou não, o reflexo da sociedade em que vivemos e daquilo que alimenta as pessoas, quer seja na televisão, nos jornais ou noutro registo qualquer. Ou se será um reflexo da vida complicada que infelizmente muitas pessoas vivem neste momento em Portugal. E pensar nisto consegue ser assustador.

A Carolina Patrocínio está no sexto mês de gestação. E, tal como já tinha acontecido na primeira gravidez, apresenta uma forma física invejável. A sua barriga de grávida quase não se vê, tal como tinha acontecido na primeira gravidez. E tal como tinha acontecido na primeira gravidez, a apresentadora está a ser atacada tendo já explicado que está tudo bem com a filha.

Depois existe a Marta Rebelo. Que cometeu aquilo que muitas pessoas consideram um pecado que deveria dar direito à pena de morte. E qual o pecado de Marta Rebelo? Decidiu humanizar um animal de estimação. Marta Rebelo tem uma ligação forte com os seus animais e isso acabou por ter impacto numa relação pessoal. Caiu o Carmo e a Trindade.

Para juntar mais um exemplo à lista falo de Cristina Ferreira. A apresentadora teve a ousadia de mudar de visual. E foi o fim do mundo em cuecas. Ataques e ofensas num ciclo vicioso. Decidir mudar de visual dá, para algumas pessoas, direito a apedrejamento em praça pública. Pois isto de mudar de visual exige uma consulta nacional para que a mudança possa ser efectivada.

Dei o exemplo de três figuras públicas. Que o sendo e partilhando determinados aspectos das suas vidas profissionais e pessoais acabam por estar sujeitas ao escrutínio das redes sociais. Uns gostam de grávidas com a características barriguinha de grávida. Outros não. Uns gostam das pessoas que humanizam os animais de estimação. Outros não. Uns gostam de Cristina Ferreira morena. Outros não. E isto é o mais normal que existe. Tal como é normal dizer, nas redes sociais, que se gosta disto ou que não se gosta daquilo.

Aquilo que me faz confusão é quando a barriga de grávida de Carolina Patrocínio, a relação de Marta Rebelo com os animais de estimação e o penteado de Cristina Ferreira são tratados como assuntos que nos tocam no peito. Isto apesar de não se conhecer mais do que o lado mediático das pessoas que menciono. Não percebo como é que não gostar da barriga da Carolina, do tratamento que a Marta dá aos gatos ou do penteado da Cristina consegue ser suficiente para que algumas pessoas ataquem as pessoas. Não percebo nem irei perceber a importância que isso tem para a vida das pessoas ao ponto de merecer mais do que um simples comentário a favor ou contra um mero aspecto da vida de outra pessoa.

Por outro lado, temos um País sem Governo. Por outro lado temos Ricardo Salgado a ver a sua reforma triplicada, passando a ser de 90 mil euros mensais. Temos tantos problemas por cá como pobreza, famílias sem dinheiro para comer, desemprego e tantos outros. Mas estes ninguém leva a peito como se fosse um ataque pessoal. Quando estas coisas são notícia desliga-se a televisão. Ou muda-se de canal para outra realidade mais simpática. Mas nada disto se leva a peito. Agora se a maldita da Carolina Patrocínio volta a partilhar uma imagem sem barriga de grávida, se a maldita da Marta Rebelo volta a falar dos gatos e do impacto nas suas relações ou se a maldita da Cristina Ferreira volta a mudar o penteado está tudo lixado, para não dizer fodido.

Podemos (ainda) não ter Governo, o Ricardo Salgado pode ter uma reforma de 90 mil euros por mês, as pessoas que perderam as poupanças de uma vida para um banco podem ser processadas porque estão a tentar reaver o que é seu mas ai da Carolina que não fique gorda durante a gravidez, ai da Marta que não passe a tratar os gatos como meros animais e ai da Cristina que fique bem com um novo visual. Isso é que não pode ser. Não pode ser mesmo.

24 comentários:

  1. "as pessoas que perderam as poupanças de uma vida para um banco podem ser processadas porque estão a tentar reaver o que é seu", como é que é? :O

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem pessoas que estão a ser processadas pelo banco pelos seus "comportamentos".

      Eliminar
    2. Eu realmente ando mesmo off das notícias. Sou daquelas que nem sabe se convém ouvir notícias ou não. Fico logo deprimida. Mas bom, de tudo o que disseste, e eu só dar importância a esta última parte só significa mesmo que o resto não me importa nem conta para a minha felicidade. O problema é mesmo esse das pessoas estarem a ser processadas. Realmente isto está mesmo mau.

      Eliminar
  2. Queres melhor retrato da sociedade em que vivemos? Queres maior prova da completa inversão, e ausência, de valores? Queres maior prova da importância do não problema, em detrimento daquilo que é, de FACTO, pertinente e grave?
    Que interessa a essas criaturas - e parece que não são poucas - os problemas reais do país? Que lhes interessa as convulsões que a sociedade está a atravessar? São pouco exigente naquilo que as alimenta, esses não "nada", porque nem problemas se podem considerar.
    Dói a maldade que está subjacente a alguns casos que referes. Dói a vacuidade que se adivinha. Dói a vida que não o é, porque vida, Vida com letra bem grande não é nada disso: não é mediocridade, não é prazer em prejudicar o Outro, seja esse Outro quem for.
    Em síntese. Uma lástima, nada mais do que isso.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que muitas pessoas descarregam frustrações pessoais nas pessoas que estão à mão de semear numa rede social. O que é mais curioso é que nenhuma dessas pessoas tem coragem para confrontar alguém pessoalmente. É sempre atrás do escudo de um computador.

      Eliminar
  3. Pode ser só de mim, mas também vi muito ódio ao Ricardo Salgado, comentários muito acesos e até do Bruno Nogueira, mas sobre disto dos comentários também li no mesmo blog da Marta Rebelo uma mulher a dizer que os homens não valiam nada e ninguém a criticou, por isso valem o que valem a pessoas querem só desabafar.
    Tal como humanizar um gato é normal, amanhã alguém "gatizará" um humano e não valerá a pena discutir isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente existem muito menos pessoas indignadas com as situações graves do país do que com aquilo que são coisas que nada alteram no rumo do nosso país.

      A Marta Rebelo (tendo em conta as tuas palavras) até pode odiar os homens. Isso dá direito a que as pessoas a ofendam por isso? Pode merecer uma crítica da parte de alguém que é a favor ou não de um modo de pensar. Agora, ataques pessoais e ofensas são coisas que vão muito além daquilo que consigo compreender.

      Eliminar
    2. Sim pelo que vejo, as pessoas preocupam-me com coisas pouco interessantes, sem duvida.
      Eu escrevi "também li no mesmo blog da Marta Rebelo uma mulher a dizer que os homens não valiam nada", não foi a Marta Rebelo. Se calhar dá. Achas que a Marta tem direito a ofender um homem ou deixá-lo porque se esqueceu duma janela aberta? Se fosse contigo, a tua mulher ou os teus pais reagias igual, eu garantidamente que não.
      Também sou completamente de acordo a ofensas, mas se calhar a Marta também não pode ofender os outros, quando escreve, escreve para todos lerem, se não faz um blog só para conhecidos/amigos.
      A Carolina não me chateia nada, talvez o facto de dizer que a médica diz que não tem problemas, uma conhecida minha fazia pilates e a médica desaconselhava vivamente e nem vamos comparar pilates com fitness/musculação e não, não é normal, mas é uma escolha dela, mas dizer que não faz mal, já ofende (a inteligência de alguns).
      A Cristina pelos vistos mudar a cor do cabelo e ofenderem é demasiado estúpido, a 2ª é claro.

      Eliminar
    3. A Marta (ou outra pessoa) tem as chatices que quiser com o namorado. A minha questão é uma: o que isso interfere com a vida das outras pessoas ao ponto de a ofenderem? Esse assunto diz respeito apenas à Marta e ao namorado. Agora, exista o momento da partilha. Em que algo é partilhado. Mesmo assim condeno os ataques e ofensas pessoais. Eu, para dizer que não concordo com a Marta não preciso de a ofender. Basta-me dizer que não consigo (caso seja o caso) comparar pessoas a animais e colocar em causa uma relação por causa de um animal de estimação. Não preciso ofender nem chamar nomes apenas porque ela dá mais valor aos animais do que eu. O meu ponto de vista é somente este.

      A Marta (ou qualquer outra pessoa) tem um blogue que só é lido por quem quer. Ninguém tem uma arma apontada à cabeça para ler o seu blogue. Um blogue aberto está aberto, passe a redundância, a críticas. E ainda bem. Mas é bom que as pessoas percebam a diferença entre uma crítica e uma ofensa gratuita vazia de conteúdo.

      Acho que as pessoas preocupam-se demasiadamente com a vida dos outros ao ponto de se esquecerem de viver as suas. E depois, quer se queira quer não, entramos numa espiral de invejas. O modo de pensar não é ser melhor do que os outros mas esperar que os outros caiam e sejam piores do que nós. E isto é que é triste. E isto nada tem a ver com críticas pois essas, desde que bem feitas, são sempre boas.

      Eliminar
  4. Governo temos, mas vai sofrer um golpe de uma esquerda que de repente é toda muito unida e amiga. O que a sede de poder faz às pessoas....
    No fim ou vão meter o rabinho entre as pernas, como os gregos, e toca a fazer o que a "Europa" manda, ou então vão cumprir o que andam a prometer (funcionários públicos a bater palminhas) e daqui a 4 anos temos aí outra vez a troika. Alguém vai ter que ter pulso novamente, e aí a esquerda vai esconder-se. Ainda há uma terceira hipótese, que é o de haver cofres cheios de dinheiro que só a esquerda sabe da sua existência.

    Quanto às pessoas se indignarem e revoltarem mais com mudanças visuais de figuras públicas do que quem os governa, desgoverna e leva à ruína, acho que é o momento terapêutico do dia de pessoas frustradas. Têm problemas, a culpa pode até ser do desemprego criado pela desgovernação, mas dinheiro para pagar a internet têm, e gastam energias, fazem a sua terapia, revoltando-se contra gatos, cães, cabelos, grávidas...etc!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sede de poder é igual para todos. Para os que lá querem chegar e para aqueles que de lá não querem sair. A sede é a mesma. Percebo as tuas críticas mas as pessoas votaram numa PàF diferente daquela que está a querer ficar no Governo. Porque começaram a introduzir medidas que eram do PS e que eles não queriam. E isto dava uma longa discussão.

      Acho que as pessoas descarregam a sua revolta em pessoas que nada lhes dizem e a maioria delas não têm coragem de enfrentar as pessoas que lhes causam problemas. E essas não são de certeza as três de que falo no texto.

      Eliminar
    2. Concordo, todos querem o poleiro. No entanto compreende-se melhor a atitude da PàF do que toda a esquerda.
      Antes de mais, quem votou na coligação de direita sabia que o estava a fazer. Em segundo lugar, é normal que se tenham aproximado do PS, seria a única forma de manter o equilíbrio, uma espécie de "nem tanto ao mar nem tanto à terra".
      Já a esquerda conseguiu juntar uma data de partidos que nada têm a ver uns com os outros após eleições. Quem votou não sabia que se iam juntar todos. Estão pura e simplesmente a ser oportunistas. Mas mais cedo ou mais tarde pagarão por isto.
      Não quero com isto dizer que se os papéis estivessem invertidos não aconteceria o mesmo.
      Mas custa muito ver os sacrifícios feitos serem desvalorizados e agora "é que vai ser"! Muita gente me diz "deves ter gostado dos sacrifícios!". Pois bem, é precisamente por não ter gostado que votei nos mesmos. Porque não os quero repetir, e de cada vez que ouço a esquerda a falar e a prometer mundos e fundos até me arrepio!
      Não tenho qualquer confiança neles, parece que andam a "brincar às casinhas". Completamente irrealistas, vendedores baratos de ilusões. Querem agora fazer crer que não era necessário cortes? Que não eram necessários sacrifícios? Que afinal há dinheiro? Ainda para mais falam como se só existisse função pública...

      Eliminar
    3. Mas quem votou na coligação não votou na coligação que quer permanecer no Governo. Isso não muda as coisas? Não colocando em causa o que dizes, não posso aceitar que um presidente da república quase apelide de "ignorantes" os portugueses que votaram à esquerda. Não tiveste arrepios com Pedro Passos Coelho a prometer coisas que desmentiu logo depois das eleições?

      Não tenho uma visão igual à tua porque não olho para a coligação como os nossos salvadores. Isto no sentido dos sacrifícios que fizemos. Acho que foram muito além do que podiam ter ido sem que isso tenha tido um resultado muito melhor do que seria se a austeridade não fosse tão severa. Custa-me que estejam sempre a pedir-me para apertar o cinto quando andam com um bem folgado. E isto aplica-se a todos os políticos.

      Quanto ao futuro, não sei o que será. Nem ninguém sabe. E espero, com ou sem PàF, que seja melhor e que me faça acreditar em coisas que não acredito neste momento.

      Eliminar
    4. Não percebi a primeira frase. Não votamos PàF? Ou estava a referir-se há 4 anos atrás? É que o CDS juntou-se ao partido vencedor, agora temos os derrotados todos, nenhum teve o voto do povo para ser primeiro-ministro e constituir governo, a juntar-se para terem poder. Falamos de partidos que não se suportavam!
      Já o que o presidente disse...nem ouvi, mas já sei que foi tendencioso.
      Tive arrepios quando o prometido não foi cumprido, e por isso os tenho agora antecipadamente. Fazem todos o mesmo, mas uns mais que outros. Pessoas que falam parecendo que viveram fora deste mundo nos últimos anos são realmente arrepiantes, pois quando se forem a desmentir vai ser muuuuuuito mais! Como é que a esquerda vai cumprir as ilusões que espalha? Pois, se calhar não vai, e lá vem um enorme desmentido.

      Quanto aos sacrifícios...alguém acredita que o PS & Companhia não vão viver BEM FOLGADOS só para que nós portugueses vivamos melhor?

      Eu sei que há uma constituição (que já deveria ter sido revista e corrigida há muito) que lhes dá legitimidade para fazer estas trapaças, sendo tudo legal. Mas é preciso não ter um pingo de decência, de valores, de moral, para fazer-se o que o PS fez, e só isso já mostra de que barro é feita certa gente. E são esses que nos vão governar.





      Eliminar
    5. Quis apenas dizer que a coligação da campanha não é a mesma que apresentou o programa de Governo porque tinha diversas alterações. Era só isso.

      Em relação ao folgados, escrevi "E isto aplica-se a todos os políticos".

      Fazem falta muitos pingos de decência na política, quer seja nos que estão prestes a sair como nos que estão prestes a entrar.

      Eliminar
  5. Cada um na sua e eu na minha, amor aos animais, ódio aos ladrões, e assim rola o mundo injusto, hipócrita e cínico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas são todas diferentes e não concebo ataques que têm por base essa diferença ou apenas porque não se gosta da pessoa. Isto digo eu que tenho tanto com que me preocupar na minha vida.

      Eliminar
  6. Ah, e concordo também com o último parágrafo, vai mesmo de encontro ao que disse.
    As pessoas despejam raiva, ódio, frustração em cima de quem não lhes fez mal nenhum. Mas queria vê-las fazer isso cara a cara...ah pois!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso não acontece. Até porque algumas contas são falsas. Aliás, essas pessoas nem coragem têm de confrontar as pessoas que lhes causam problemas directamente.

      Eliminar
  7. Tens tanta razão, há pessoas mesmo superficiais.

    ResponderEliminar
  8. Gentinha que não está bem com nada, é o que sei comentar.

    ResponderEliminar