16.10.15

ver ou não ver, eis a questão

Neste post partilhei duas imagens que na realidade são a mesma. E antes de publicar o teste no blogue submeti-me ao mesmo. Olhei para a imagem a preto e branco e não vi bebé nenhum. Olhei para a foto a cores e é claro que vislumbrei uma criança. Já com este conhecimento voltei a olhar para a foto a preto e branco e continuei sem ver nenhum bebé. E comecei a achar que o problema era meu e que algo de errado se passava.

E ainda bem que não vi bebé nenhum na imagem a preto e branco. Caso contrário, e de acordo com cientistas da Universidade de Cambridge e Cardiff, era sinal de que tinha tendência para ter problemas psicóticos ou alucinações. Este grupo de cientistas efectuou um teste com diversas imagens (entre elas estas duas) que serve para examinar a capacidade de previsão dos cérebros.

Neste estudo participaram pessoas que já tinha sido submetidas a tratamentos de saúde mental e outras consideradas saudáveis. Aqueles que se encontravam em estágios iniciais de psicose tiveram maior facilidade em identificar um bebé na imagem a preto e branco.

A conclusão é a de que a capacidade de previsão pode significar tendência para ter alucinações. Por outro lado isto pode ser um sinal positivo. Esta capacidade quer dizer que o cérebro tenta interpretar e dar sentido ao mundo.

6 comentários:

  1. epá... há que ter cuidado comigo, é que depois de ver a foto a cores vejo perfeitamente o bebé na outra tb.

    ResponderEliminar
  2. pois...
    chamem a ambulância e levem-me... é que eu vi o bebé na imagem a preto e branco... e confirmei que efetivamente era um bebé na imagem a cores...
    ...

    ResponderEliminar