6.10.15

vamos falar sobre masturbação?

"A masturbação faz crescer pelos nas mãos", "a masturbação faz perder a virgindade", "a masturbação pode dificultar uma gravidez" e "a masturbação causa cegueira" são apenas alguns mitos ligados a uma das mais antigas e também mais polémicas temáticas relacionadas com a sexualidade. E como tudo o que envolve sexo é ainda um tabu e só é conversado, na sua generalidade, em círculos restritos, perpetuam-se estas e muitas outras ideias. Mas será que a masturbação faz mal aos homens e às mulheres?

E a resposta é não! A masturbação não faz mal a ninguém. Pelo contrário, faz bem à saúde. E quem o defende são os cientistas canadianos Mitchell Moffit e Gregory Brown. Para começar, a masturbação pode tornar as pessoas mais felizes, saudáveis e ainda melhorar a fertilidade pois o acto liberta dopaminas, que activam pontos de prazer do cérebro, endorfinas, que reduzem a dor (estão incluídas as dores menstruais) e ainda prolactinas, que beneficiam o sono.

Além disto a masturbação pode ajudar na prevenção do cancro da próstata pois liberta as toxinas cancerígenas com maior regularidade. A isto junta-se a qualidade do esperma que pode ser melhorada devido ao acto pois o esperma mais antigo é expulso para dar lugar ao mais novo que tem maior probabilidade de fertilização.

Resumindo, a masturbação é saudável e segura. Ninguém corre o risco de ver nascer pelos nas mãos, ninguém vai ficar cego - só em caso de acidentes insólitos como já li - nem deixará de ser fértil. Só falta que as pessoas falem livremente sobre este e tantos outros temas semelhantes de modo a que os tabus acabem, as dúvidas se esclareçam e os mitos deixem de ser transmitidos como verdades absolutas que assustam tantas pessoas.

7 comentários:

  1. Com certeza viste o vídeo sobre o assunto, criado por eles. Muito giro e elucidativo :)

    https://www.youtube.com/watch?v=GU3JqoUDkjA

    Continuação de boas escritas :)

    Cátia Mendes

    ResponderEliminar
  2. A mim disseram-me uma coisa pior... Que se continuasse a faze-lo que esse ato poderia levar-me à loucura. Bota loucura nisso!! Lol

    www.pensamentoseepalavras.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Post de muito interesse público, obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um assunto sobre o qual muitas pessoas não falam preferindo acreditar em mitos :)

      Eliminar
  4. Foi sempre um tabu, há quem tenha vergonha de o fazer em frente à companheira e /ou companheiro, mas que alivia tensões, pressões, e nunca fez mal a ninguém é um facto.
    Mas não te esqueças da mulher que também tem esses momentos sozinha, ou partilhados, e que lhe fazem tão bem quanto ao homem.

    ResponderEliminar