12.10.15

qual a melhor música portuguesa de sempre? (a vencedora)

Ao longo dos últimos meses lancei-vos o desafio de elegerem a melhor música portuguesa de sempre. Numa fase inicial pedi que me dissessem aquelas que consideram as três melhores músicas portuguesas de sempre. Um desafio complicado para alguns apreciadores de música portuguesa que acabaram por acrescentar mais temas à lista. E a verdade é que todas as músicas avançadas por vocês foram as votos. Nesta fase fiquei agradavelmente surpreendido com a diversidade do gosto musical das pessoas que por aqui passam. Foi com agrado que vi músicas de outros tempos figurarem entre as eleitas.

E se fiquei agradado com as músicas avançadas fiquei também agradado com o facto de grandes clássicos da música portuguesa terem sido das mais votadas fazendo com que fizessem parte da lista dos dez temas finalistas. Tal como na votação inicial voltei a ficar agradado com a diversidade de músicas que fizeram parte das canções finalistas. E agora, sem mais demoras, apresento os resultados não sem antes agradecer a todas as pessoas que votaram na sua música preferida.

10º Cavaleiro Andante (versão de Rita Guerra e Beto) com 2% dos votos.
9º Desfolhada (Simone de Oliveira) com 4% dos votos.
8º Canção do Mar (Amália Rodrigues) com 6% dos votos.
7º Com um Brilhozinho nos Olhos (Sérgio Godinho) com 7% dos votos.
6º Homem do Leme (Xutos e Pontapés) com 9% dos votos.
5º Anel de Rubi/A Paixão (Rui Veloso) com 10% dos votos.
4º Canção do Engate (António Variações) com 11% dos votos.
3º Tudo o que eu te Dou (Pedro Abrunhosa) com 14% dos votos.
2º Cinderela (Calos Paião) com 17% dos votos
1º Ouvi Dizer (Ornatos Violeta) com 20% dos votos.



Devo confessar que enquanto fazia a contagem dos votos testemunhei uma disputada luta entre as duas primeiras classificadas. Andaram ela por ela, umas vezes uma na liderança, outras vezes outra até que, já perto do fim, Ouvi Dizer acabou por se destacar, vencendo por poucos votos de diferença.

Ouvi Dizer é um tema dos Ornatos Violeta que faz parte do álbum O Monstro Precisa de Amigos, editado em 1999, tendo sido o single de apresentação. O tema, cantado (e escrito) por Manel Cruz com a participação de Victor Espadinha e dos Corvos, foi eleito o melhor desse ano. O Monstro Precisa de Amigos também já foi considerado o melhor álbum de sempre da música portuguesa. E Manel Cruz um dos mais talentosos letristas, vocalistas e guitarristas da sua geração.

7 comentários: