19.10.15

porque existem rainhas que usam lenço e não coroa

Durante muitos anos o cancro não era mais do que uma palavra que me metia muito medo. E que ainda mete e causa nós no estômago. Assusta-me só a ideia de pensar no tema. Mas tudo mudou no momento em que soube que a minha mãe tinha cancro da mama. Recordo-me como se fosse hoje o dia em que a minha mãe me contou o que se estava a passar. Recordo-me como se estivesse a acontecer agora o momento em que o médico diz à minha mãe que tem uma boa e uma má notícia. A má é que a minha mãe tinha cancro e a boa é que estava numa zona onde não se podia alastrar.

Seguiu-se uma longa operação e a recuperação da mesma. Quimioterapia e radioterapia. Apesar do prognóstico ter sido bom logo de início, a verdade é que a luta da minha mãe teve momentos complicados. Momentos em que se foi abaixo e em que dizia que estava farta de tudo e que queria desistir. Vi a minha mãe sofrer como nunca. Estive do seu lado para ajudar. Chorei muito. Sofri também. Vivi com medo do amanhã, e por mais simpáticas que sejam as palavras dos médicos, este medo está sempre presente.

E o cancro da minha mãe ensinou-me que nem todas as heroínas têm capas. Tal como nem todos os anjos têm asas. E aprendi também que nem todas as rainhas usam coroa. Aliás, muitas rainhas usam lenço, peruca ou exibem a sua linda careca. Quem já viveu algo semelhante de perto perceberá melhor do que ninguém o que pretendo dizer. Certamente conhecem a dor como conheço. E infelizmente alguns casos não têm um final feliz como teve o da minha mãe.

Hoje assinala-se o Dia Mundial do Cancro da Mama e deixo aqui o meu apelo às mulheres que por aqui passam. É certo que não podemos controlar tudo mas não se desleixem (nem deixem que as mulheres das vossas vidas se desleixem) com o que é possível controlar. Façam exames de rotina. Façam os exames que podem fazer em casa. Porque esses pequenos gestos podem fazer a diferença. E essa diferença, sem rodeios, pode ser viver ou morrer.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Espero que a história também seja de final feliz.

      Eliminar

  2. Como te entendo!
    Já comentei várias vezes neste teu blog os casos cancro que tive na família.
    Faço os meus exames de rotina todos os anos, não falham e para o próximo mês já tenho consulta marcada de ginecologia.
    Mas a respeito do título deste post, vê este vídeo que trouxe da página do FB de uma senhora brasileira.
    Beijinho

    http://gshow.globo.com/programas/mais-voce/videos/t/programas/v/rafa-brites-apresenta-exposicao-de-fotos-de-mulheres-com-coroas-de-henna/4563778/

    ResponderEliminar