19.10.15

estou de olho em ti rapaz

Conheci Joseph Gordon-Levitt, actor que curiosamente tem a minha idade (34 anos), no final da década de noventa. Na altura dava vida a Tommy na divertida série 3º Calhau a Contar do Sol. Devorava a série e adorava aquele grupo de aliens enviados para a terra como se fossem uma família e tendo como missão enviar informações para o seu planeta, o terceiro a contar do Sol. Mas naquela altura estava longe de imaginar que Joseph Gordon-Levitt se iria transformar num dos meus actores de eleição.

Desde então já o vi brilhar em filmes como A Origem, Encomenda Armadilhada, O Cavaleiro das Trevas Renasce, Looper – Reflexo Assassino e Sin City: Mulher Fatal, apenas para dar alguns exemplos. Vi também Don Jon, um filme escrito, realizado e protagonizado por si. E vi este fim-de-semana The Walk – O Desafio, onde dá vida ao francês Philippe Petit, que em 1974 atravessou as torres do World Trade Center em cima de um cabo.

Para não variar, Joseph Gordon-Levitt está brilhante no seu mais recente filme (que recomendo a todas as pessoas). Desde o sotaque até à construção física do personagem, tendo em conta a sua especificidade, tudo está perfeito. A isto junta-se uma história muito interessante e provavelmente desconhecida para a maioria das pessoas.

Existem carreiras que são feitas de altos e baixos e esse é um risco para um actor que nunca consegue ter a real noção do sucesso do filme nem do personagem, pelo menos na maioria dos casos, com base apenas no guião. Mas o caso de Joseph Gordon-Levitt é de uma carreira sempre a subir. Com performances cada vez melhores. E cada vez tenho menos dúvidas de que é daqueles actores, a continuar assim, que mais cedo ou mais tarde irá conquistar um Oscar. Estou de olho em ti rapaz, não me desiludas.

3º Calhau a Contar do Sol (1996-2001)

The Walk - O Desafio (2015)

1 comentário: