2.10.15

e se pudesses ter uns feitos por ti e para ti?

Quantas pessoas é que já foram às compras com o objectivo de comprar calçado acabando o dia frustradas porque não encontraram aquilo que procuravam? Existe um modelo que até é engraçado mas não se gosta das cores disponíveis. As cores até são giras mas não se gosta da sola. E podia ficar aqui largos minutos a falar sobre os mais diversos detalhes que são analisados por quem quer comprar calçado.

Depois existe outro cenário. Até se gosta de um determinado modelo que se compra. Mas não somos os únicos a gostar do modelo. Porque diversas pessoas também compraram aquele modelo específico. O que faz com que se esteja nos mais diversos locais com pessoas com calçado exactamente igual ao nosso. Às vezes até são os próprios amigos que vão logo comprar uns iguais assim que observam a nossa mais recente aquisição.

Estou a falar de calçado mas poderia estar a falar de qualquer outra peça de roupa. Acredito que ninguém gosta de andar igual a alguém. Ou, sendo mais específico, acho que ninguém gosta de ver alguém com um visual igual ao nosso. E é por isso que considero que nos dias que correm, e será sempre assim, a exclusividade será uma mais valia de qualquer produto. Quer seja um carro, um casaco, umas calças ou mesmo sapatos ou ténis. A exclusividade é algo que cativa qualquer consumidor.

Ontem fui conhecer uma marca portuguesa que está decidida a apostar nos sapatos e na exclusividade dos mesmos. Trata-se da Undandy, criada por Gonçalo Henriques e Rafic Daud, uma marca nacional que aposta nos sapatos (e ténis) para homem, personalizados e feitos à mão. Estive à conversa com os mentores desta ideia e percebi que o objectivo é a venda online, eliminando qualquer intermediário. O cliente entra no site, configura o modelo desejado até ao mais ínfimo detalhe – biqueira, modelo, cor, material, atacadores, cores, costuras, etc - e passados dez dias (um dos grandes desafios da Undandy) recebe o modelo criado por si. Para se ter uma ideia existem mais de cem milhões de combinações possíveis.

Falar de exclusividade é falar de um preço que nem todos estão dispostos a pagar. Mas até essa parte foi pensada por Gonçalo Henriques e Rafic Daud. Como me foi explicado, a Undandy não tem inventário (o modelo é feito apenas depois da encomenda). Tal como não existem intermediários, entre outras questões. Isto faz com que o preço de um artigo que é considerado de luxo consiga baixar para metade do preço de mercado, tornando o mesmo mais aliciante para o cliente. Já para não falar de que a indústria do calçado é uma das nossas áreas mais afamadas. Um projecto português, criado por portugueses e que tem tudo para dar certo.



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