5.10.15

é o que há cá (ou as eleições de ontem)

O dado de maior relevo em relação à noite de ontem, e ao contrário do que esperava, foi um novo aumento da abstenção. Quatro anos depois dos 40% atingiu-se um novo número histórico. Desta vez a abstenção chegou aos 43,11%. E este é o dado de maior relevo. Por mais que entenda que algumas pessoas olham para a abstenção como um arma igual ao voto não deixa de me entristecer o largo número de não votantes. E uma das leituras é a de que muitas pessoas estão a marimbar-se para o seu futuro bem como para o futuro dos seus. O resto da noite pode ser analisado com recurso a poucas palavras.

Coligação Portugal à Frente: Vitória agridoce. Não deixa de ser uma vitória mas sem maioria.
PS: O derrotado da noite. Com muita culpa no resultado final.
Bloco de Esquerda: A grande vitória da noite de um partido renascido.
CDU: Igual a si próprio.
PAN: A surpresa da noite.

Outro dado de relevo é que o número de mulheres no parlamento aumentou. Apesar de ainda estar longe de uma igualdade não deixa de ser um dado a salientar. Por fim, resta aguardar umas semanas para ver como é que vai ser o futuro dos portugueses. Com ou sem estabilidade política.

8 comentários:

  1. Falta aqui uma nota: O PDR não conseguiu eleger ninguém, graças a Deus!!!
    E outra coisa, reduzir a leitura da abstenção a "E uma das leituras é a de que muitas pessoas estão a marimbar-se para o seu futuro bem como para o futuro dos seus" é muito pouco e próprio dos comentadores habituais da noite eleitoral...a leitura é outra e tu sabes disso e devias referi-lo (na minha opinião).
    Além disso apetece-me contar-te que eu, uma abstencionista convicta até sábado passado, fui convencida pelo sr. passos coelho no domingo às 09horas quando ele depois de votar esclarece os presentes que "já todos sabemos e lamentamos que a abstenção reflita o número cada vez maior de pessoas que não se interessam, que não querem saber do país..."...palavra que disseste desgraçado...saí de casa sim, porque me interesso e posso hoje com orgulho dizer que o meu voto de protesto valeu tudo a pena!!!!! e fez a diferença!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não reduzi a leitura a isso. Disse que é uma das leituras, o que é diferente. Tal como disse que compreendo que as pessoas olhem para a abstenção como um protesto. Mas uma coisa é certa. Quem não vota é porque não quer ajudar a manter o que existe ou alterar algo. E acho que esta leitura não ofende ninguém.

      Eliminar
  2. Lamento que as abstenções tenham subido, mas de qualquer maneira fiquei imensamente feliz com alguns dos resultados, o meu voto e as minhas partilhas no face, valeram a pena , oh se valeram, nunca votei tão consciente em toda a minha vida, e desculpa o meu desabafo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os votos valem a pena. Não tens de pedir desculpa por nada :)

      Eliminar
  3. Estou com a "Suricate" (Saudades de a ler)!!! Esse Populista!!!! Mas diz que vai preparar as Autárquicas!!!!?????Ahahahahah!!! Mas não aprendeu?????

    ResponderEliminar
  4. Concordo tanto contigo, mas há pessoas, dos 18 ao 99, que defendem que não têm a obrigação/dever de ir votar e que ninguém lhes diz o contrário. Mentalidades...
    Eu cá voto sempre, nem que seja num partido daqueles que ninguém conhece, mas voto, ao menos faço uso desse direito, e só tenho pena que não sejamos todos assim, votantes.

    ResponderEliminar