29.10.15

diz que tenho sensibilidade selectiva mas que sou criativo

Os estudos valem o que valem mas confesso que sou adepto de estudos de tudo e mais alguma coisa. Gosto de dedicar algum do meu tempo a estudos. E agora que penso nisso fico a pensar se existirá algum estudo dedicado às pessoas que gostam de estudos... Mas adiante. Uns estudos deixam-nos a sorrir porque estamos do lado onde queremos estar. Outros deixam-nos pensativos porque estamos onde não queríamos estar. Depois existem pessoas que levam tudo isto muito a sério. E outras que não acreditam em nada. Mas, como dizia, os estudos valem o que valem.

E o mais recente que descobri diz respeito às pessoas que ficam irritadas com sons, como por exemplo, o som de alguém a mastigar ou a sorver sopa. Não sendo uma coisa que me deixa louco com nervos é algo que me irrita e incomoda, sobretudo estes dois sons específicos. E, lá está, de acordo com um estudo da Universidade de Northwestern esta embirração mostra que tenho um problema que tem o nome de misofonia ou, por outras palavras, Síndrome de Sensibilidade Selectiva de Som.

Diz também que faço parte do grupo de 20% da população mundial que tem o mesmo problema do que eu. Mas nem tudo é mau. Parece que as pessoas que têm esta hipersensibilidade a certos sons são mais criativas. Por isso, tenho de lidar com a misofonia mas sempre com criatividade. Menos mau.

5 comentários:

  1. Também faço parte desses 20%, se há coisa que mais detesto, é o barulho de alguém a mastigar.
    Quando tenho confiança com as pessoas que o fazem, aviso.

    B

    ResponderEliminar
  2. Sorver sopa., talheres a serem arrastados pelos pratos, folhas de papel a roçarem umas nas outras, mastigar de boca aberta e acho que é só...

    ResponderEliminar
  3. xiiiiiiiiiiiii.....andei eu ontem a pesquisar sobre misofonia (ssss), e agora estava aqui a colocar leitura em dia e vejo que também aqui, foi abordado o tema.

    Eu abomino o som da mastigação... e então se estiver a tentar concentrar-me ou a ler e alguém ousar mastigar perto de mim...fico um pouco fora de mim confesso....e irrita-me não conseguir controlar isso.....mas irrita-me ainda mais as outras pessoas não entenderem e fazerem comentários do género: "Eu também não gosto de ouvir, mas controlo-me".... PORRA!!! É que eu não consigo mesmo!
    Ufa afinal há mais como eu ;)

    Um abraço!

    ResponderEliminar