26.10.15

começar ou voltar a treinar

Quando o calor passa a ser menos forte existem muitas pessoas que retomam os seus treinos físicos, independentemente de ser uma caminhada perto de casa, uma corrida num percurso específico ou aproveitando a zona de habitação ou mesmo regressando ao ginásio. É também uma altura do ano em que muitas pessoas garantem que é agora que vão começar (ou voltar) a treinar.

Para quem não treina há muito tempo ou simplesmente nunca treinou existem alguns passos a seguir. O primeiro conselho que dou é efectuar um check up médico de modo a perceber se está tudo ok para o desporto que se pretende praticar. Pode parecer que se está a perder tempo mas é algo que pode evitar lesões desnecessárias e chatas de curar. Como diz o povo, mais vale prevenir do que remediar.

Estando tudo ok com o corpo nada melhor do que estabelecer um plano de treinos de modo a atingir determinado objectivo. Quem frequenta (ou vai frequentar) um ginásio tem este trabalho facilitado pois qualquer profissional saberá elaborar um plano para alcançar determinado objectivo, independentemente de ser perder peso, ganhar massa muscular, tonificar, etc.

Tendo o plano feito é não desesperar simplesmente porque se começou a treinar hoje e porque amanhã o corpo (tirando as dores musculares) ainda está igual. Os resultados podem demorar menos ou mais tempo mas não são imediatos. E aqui jogam muitos factores que vão desde a própria pessoa até ao treino escolhido e passando também pela alimentação. Treinar em conjunto pode ser uma boa alternativa para quem tem receio de desanimar depressa apesar de ser adepto de que a motivação depende sobretudo de cada pessoa. Se esta não existir ninguém a oferece, por melhor que seja a intenção.

Um aspecto não menos importante e que as pessoas valorizam cada vez mais: a escolha da roupa. Existem pessoas que quando retomam (ou iniciam) os treinos pegam numa roupa velha e nuns ténis que costumavam usar diariamente mas que já não usam e começam a treinar. Isto é um erro. Sobretudo no que ao calçado diz respeito. Além disso, nos dias que correm e com as tecnologias utilizadas, as roupas e o calçado ajudam e muito a que se alcancem os objectivos propostos. Nesse sentido deixo aqui algumas sugestões para as diferentes carteiras. Peço desculpa mas não consegui os preços da Adidas.







Quanto ao calçado sugeri apenas alguns modelos quase de forma aleatória. Mas (e esta dica é sobretudo para quem pretende gastar uma boa quantia nos ténis) convém saber que tipo de passada é que se tem. O pronador gasta mais sola na parte interior do pé. O supinador na parte exterior enquanto o neutro gasta a sola por igual. Hoje em dia existem casas que permitem efectuar estes testes mas olhando para a sola do calçado que se tem em casa é possível ter uma ideia do tipo de passada. Saber isto é bom para quem pretende gastar muito dinheiro em ténis pois evita que se compre um modelo com uma sola inadequada que irá gastar-se muito mais depressa do que o desejado.

Por fim, e para quem gosta de o fazer, existem músicas que são mais adequadas para os treinos/corridas. Existem diversas listas onde constam os mais diversos temas. Partilho aqui algumas músicas que constam numa das muitas listas que se encontram online. E tal como se encontram músicas existem também diversos planos de treino online como é o caso de Dicas do Salgueiro.

4 comentários:

  1. Meu caro, vinha só dizer que deixei a blogosfera de vez, mas que o meu e-mail (eraumavezumamentecomplicada@gmail.com) continuará à disposição :)
    Tudo de bom! Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi meu caro! Espero que esteja tudo bem contigo que isso é que mais importa.

      Também estarei aqui para o que for necessário.

      Grande abraço

      Eliminar
  2. Posso adicionar um "ingrediente"? Divirtam-se enquanto treinam! Se correm na rua, cumprimentem aqueles por quem passam, cantem! O exercício é suposto ser divertido!

    ResponderEliminar