6.10.15

bdc, o pirómano

Como referi no texto anterior a este tinha curiosidade em observar o frente a frente entre Pedro Guerra, adepto do Benfica e comentador do programa Prolongamento, exibido na TVI24, e Bruno de Carvalho. Antes de falar do debate em si deixo algumas notas. A primeira é que sendo benfiquista não sou o maior fã de Pedro Guerra apesar de não negar que consegue ser inconveniente ao tocar em certos pontos. A segunda nota é que não sou o maior fã da gestão "eu contra o mundo, eu estou sempre bem e os outros estão sempre mal" que ajuda a definir a postura de Bruno de Carvalho. Por fim, acho que presidentes  ou pessoas com cargos nos clubes não devem participar em debates destes.

Entrando no debate e no frente a frente posso dizer que foi aquilo que esperava. Bruno de Carvalho igual a si próprio. Pedro Guerra igual a si próprio. Algum futebol e muita lavagem de roupa suja. Depois existem várias leituras que podem ser feitas. As pessoas podem agarrar-se aos chavões ditos em voz mais alta e reter apenas isso e as acusações infundadas. Ou podem prestar atenção ao que é dito num tom de voz menos perceptível. E podem também prestar atenção ao que fica sem resposta. E, o mais complicado, tentar apanhar um pouco de tudo isto esquecendo a cor clubística que se defende.

Indo aos chavões e ao que é dito num tom de voz mais elevado, Bruno de Carvalho decidiu acusar o Benfica de gastar 250 mil euros por ano com árbitros. Provas, existem? "Deixaram-me esta caixa anonimamente em Alvalade e foi isso que me disseram", explicou. Acusou também o presidente do Benfica de cobardia no momento de renovar contrato com Maxi Pereira. Provas, existem? "É o que ouço nos bastidores do futebol", diz. Culpou ainda Carlos Pereira do facto de Danilo Pereira estar no Porto. Acusou o Benfica de manobras de bastidores para comprar Cervi. Entre outras acusações, como o Benfica ser o responsável do site Football Leaks. Isto é o que foi dito em voz alta, sem esquecer as acusações ao Porto pelo modo como pressiona jogadores.

Depois existe aquilo que ficou sem resposta. Se o Sporting não tem culpa nos processos dos jogadores que não conseguiu comprar, qual o motivo pelo qual foi afastado o homem forte das negociações em Alvalade? Isto ficou sem resposta. Tal como ficou sem resposta, depois de se gabar de ganhar os processos todos, os processos que já perdeu com pessoas do clube. Ficou também sem resposta se Jorge Jesus já recebeu o prémio de jogo referente à conquista da Supertaça Cândido de Oliveira. Entre outras coisas com mais ou menos interesse com o facto de ser contra os fundos mas contratar jogadores com recursos a esquemas com outros clubes, algo em tudo semelhante aos fundos. E ainda não ter comentado o facto de ter desmarcado a reunião com Marco Silva acusando depois o treinador de faltar à mesma.

Depois, existe a análise que pode ser feita a tudo o que se passou. Acho que tanto Bruno de Carvalho como Pedro Guerra fizeram figuras desnecessárias. Com a diferença de que um apontou nomes e factos e outro atirou acusações para o ar. Existe ainda um dado muito importante. Bruno de Carvalho deixou uma acusação muito grave em relação ao Benfica e à arbitragem. A reacção das pessoas tem sido "o Benfica devia reagir e defender-se" mas este modo de pensar é errado. Bruno de Carvalho é que tem de provar a acusação que fez com recurso a uma caixa que qualquer pessoa pode comprar e dizendo que essa é a única prova que tem. Concluindo, um debate dentro do que esperava e que lamentavelmente em nada contribui para o futebol português.

4 comentários:

  1. O Presidente do Sporting só contribui para a destruição da imagem do futebol em Portugal. Se as coisas antes não estavam bem, agora ainda estão pior!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para alguém que quer tudo melhor deveria pensar mais um pouco em determinadas coisas.

      Eliminar
  2. Já reparaste que a quantidade de post que fizeste sobre o SCP desde que o JJ se mudou para alvalade? Apesar de não ter gostado do que vi acho que ao contrário do escreves o BDC saiu vencedor, aliás tu neste post és o exemplo do que tem sido toda a comunicação social defensora das virgens inocentes que de inocentes nada têm...
    O SCP está vivo :)
    Atenção que continuo a gostar do que escreves mas tenho de defender o meu SCP :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto não é um post directo sobre o Sporting. É sobre um debate com duas pessoas ligadas ao futebol de forma diferente. Não gostei do espectáculo e não acho que existam vencedores. Acho que perderam os dois e perdeu o futebol em geral. Só noto diferença nas acusações. Acho que Pedro Guerra é mais directo e aponta nomes enquanto Bruno de Carvalho usa e abusa de suposições, algumas delas graves.

      De resto, percebo que os sportinguistas estejam animados. Sei reconhecer que o clube está diferente do que era. E que tem um presidente que mais parece um adepto e que mexe com a massa adepta. Mas acho que muitos sportinguistas, deixados levar pela euforia, ignoram algumas coisas importantes, como o caso do processo de Marco Silva, só para dar um exemplo.

      O futuro irá mostrar se o seu trabalho é bom ou não. E gosto do teu Sporting vivo que a luta tem mais piada a três do que a dois :))

      Eliminar