21.10.15

afinal ele só ganha uns "trocos"

No último texto dei o exemplo de Cristiano Ronaldo e dos milhões que leva para casa por ano porque as pessoas costumam dizer que é uma loucura o dinheiro que o futebol movimenta. Pessoalmente, acho que é aquilo que é e que o mercado paga. Se lhe dão (ou a outro qualquer) aquele dinheiro é porque acham que vale cada cêntimo que lhe é depositado na conta. Mas a verdade é que os ordenados do futebol, ao contrário de muitos outros, costumam gerar indignação.

Volto a dizer que Cristiano Ronaldo leva para casa qualquer coisa como 70 milhões de euros por nano. E se disser que Taylor Swift ganha qualquer coisa como cerca de 900 mil euros por dia. Não é erro. Não me enganei. A cantora ganha mesmo quase um milhão de euros por dia. Continuará a ser injusto? Será um reflexo do seu trabalho? Será que também gera indignação?

8 comentários:

  1. Continuo com o comentário do outro post... Se é o que lhe pagam, o que tenho a ver com o assunto?

    Claro que se podiam enganar e mandar alguns "trocos" para a minha conta... nem precisava de ser tido...

    Mas é deles e não estão a cometer nenhum crime...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso como tu mas acho piada que só os ordenados do futebol é que costumam indignar as pessoas.

      Eliminar
  2. Acho que se justifica mais o que pagam ao Cristiano Ronaldo do que os 900 mil euros da Taylor Swift. E eu nem ligo a futebol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que os números dela são surpreendentes por ser no universo da música. O número de álbuns que tem vendido é brutal (sobretudo nesta era da pirataria). E já esgotou 16 vezes uma das mais emblemáticas salas norte-americanas. É obra.

      Eliminar
  3. Olá :)
    Eu sou daquelas que se indignam com os ordenados no futebol e nunca o escondi. Sobretudo, e falando em bom português, indigna-me a brutal disparidade entre o salário de um futebolista, de uma qualquer vedeta, de um gestor de topo, etc e do cidadão comum. Podem dizer que, por exemplo, o Cristiano faz um óptimo trabalho e merece cada cêntimo. Não discuto o seu valor enquanto profissional, mas aponto que há milhões de pessoas que também são grandes profissionais, que executam muito bem as tarefas que lhes são impostas, e que merecem por tudo auferir muito mais do que 500 ou 1000 euros. Por causa dessa disparidade é que sou absolutamente contra a existência destes salários milionários. A riqueza tem que ser melhor distribuída. Se o vigente fosse qualquer bom profissional auferir 50 milhões/ ano, não teria nada contra os 70 que o Ronaldo aufere.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo esse ponto de vista e também acho que os valores praticados são loucos e que até gera uma grande diferença entre equipas. Mas a verdade é que é próprio daquela indústria que não tem culpa nenhuma dos outros valores praticados e que são muito baixos.

      Eliminar
  4. Não lhe vejo piada nenhuma mas reconheço que move montanhas e sabe bem mover-se, vestir-se e escolher o homem certo. Um milhão por dia... será merecido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste caso não é bem um ordenado. É o valor ganho até agora dividido pelos meses.

      Eliminar