2.10.15

a extraordinária uber e a raça maldita dos taxistas

Não sou, até ao momento, o maior fã da Uber. Acho que presta um serviço interessante e diferente dos existentes no mercado mas até ao momento a única experiência do género é pedir boleia a alguém num caso específico em que não tenho carro. Por outro lado não nutro qualquer ódio à generalidade dos taxistas. Até porque a larga maioria das minhas experiências correu de forma positiva. Aliás, até quero agradecer ao taxista que fez o milagre de me levar do aeroporto aos barcos em pouco tempo garantindo que não perdia o último barco para a margem sul.

Transformar o diferendo Uber/taxistas (que não é um exclusivo nacional) somente numa guerra de ódios analisando apenas quem presta o melhor serviço é fugir aquilo que é mais importante na questão. É óbvio que, em condições normais, todas as pessoas preferem um serviço igual ao prestado pela Uber. Porque é quase uma viagem pessoal. A pessoa até se esquece, tendo em conta o serviço, que está num táxi. Além de outros pontos que agradam aos clientes.

Nada tenho contra a Uber mas não sou adepto de concorrência desleal, seja em que área for. E acho que o tema que deve ser debatido é esse. A Uber está sujeita às mesmas condições dos taxistas? Se estiver, óptimo. Se não estiver, algo está errado. E transporto isto para outra área, como a minha. Enquanto jornalista profissional, que paga e bem para ter carteira profissional, não me agrada que existam pessoas a trabalhar enquanto jornalistas sem que tenham formação na área. Tal como sem possuírem carteira profissional. E isto aplica-se a qualquer área. Porque acredito que nenhuma pessoa gosta de concorrência desleal. Até porque em nada favorece o mercado.

A partir do momento em que a Uber siga as mesmas regras do que os taxistas, todas as pessoas ficam a ganhar. Em especial os clientes. Que vão ter um serviço melhor. Porque a existência da Uber, que se destaca por uma experiência de transporte completamente diferente, irá obrigar os taxistas a melhorarem os seus serviços. E neste caso quem ganha é quem precisa de um táxi ou de outro carro para se deslocar. Existindo concorrência leal, ganha sempre o cliente. Sou a favor da Uber mas acho justo que tenham as mesmas regras do que um taxista.

E também acho injusto que se olhe para a “meia dúzia” de taxistas que boicotam os colegas que preferem trabalhar em vez de fazer greve como sendo a imagem da classe. É a mesma coisa que dizer que nunca mais ando de avião porque lidei com uma má hospedeira de bordo num voo. Ou nunca mais andar de autocarro porque o motorista era louco. Infelizmente existem pessoas assim em todas as áreas. Felizmente são sempre a parte e nunca o todo.

9 comentários:

  1. E não estão sujeitos às mesmas condições? É algo que gostava de saber.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que não. E esse tem sido o motivo da revolta em todos os países.

      Eliminar
  2. Esta "guerra" começou pelos taxistas que estão na zona de chegadas no aeroporto, que vêem na Uber concorrência desleal.
    Dito por um taxista, esses senhores são uns mafiosos que dão mau nome aos restantes.
    Nunca usei o serviço Uber, não sei se é bom ou não. Em táxis, não me posso queixar do serviço, muitos até metem conversa com o cliente e perguntam se existe preferência pelo percurso.
    Uma coisa é certa, no aeroporto sempre que precisar de um táxi, opto por ir à zona de partidas ou então contratar o serviço Uber

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que vai muito além disso. Passa por coisas que são obrigatórias aos taxistas. Resolvendo essas questões, ficam a ganhar os clientes.

      Eliminar
  3. Além dessa não ser uma questão que me afeta diretamente, acho que tens razão sim, de contrário, é perfeitamente normal que os taxista se irritem e se manifestem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual a pessoa que não se incomoda com concorrência desleal?

      Eliminar
  4. Penso que a Uber é apenas uma plataforma que unificou empresas de transporte de passageiros privadas já existentes em Portugal e tornou mais fácil o seu aluguer! Segundo li empresas essas que pagam e já pagavam impostos e que já estavam legalizadas. A Uber não tem carros de transporte próprios!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li que não têm as mesmas obrigações de quem tem um táxi. Se tiverem, óptimo.

      Eliminar
    2. Mas o seu serviço não é de taxista! Não estão em praças nem em sítios visíveis parados. São contratados por passageiros. Não posso contratar um carro particular de uma forma fácil, pratica e segura? Que tem isso em comum com um táxi? Então que comecem também a criticar as empresas que fazem o transporte de passageiros para os hotéis! Também são táxis?

      Eliminar