24.10.15

à errus que durão para a vida

Comu se costoma dizer "herar é umanu". E qem nonca erou que atir a primiera pedra. Endependentimente dus eros que todus cumetemus nus deferentes mumentus das nosas vidas exestem outrus que pudem muitu bem sere ivitadus. Dipende de cada om de nós pircebere que eses eros podem muitu bem ser contruladus por cada um de nós e que o pesu dos mesmus pode sere muitu pesadus.

Basicamente tudo o que está escrito anteriormente tem erros ortográficos. Desde o título ao primeiro parágrafo praticamente tudo tem erros. Como são muitos erros nota-se que existe uma intenção de errar. E existe mesmo. Caso fossem erros pontuais ficaria a ideia de que não sei escrever determinada palavra. Provavelmente seria ofendido por algumas pessoas. E quase todas as pessoas acabariam por dizer ser incapazes de dar aqueles erros. "Eu nunca!", seria um pensamento comum.

E possivelmente parte das pessoas que pensam desse modo, ou seja, parte das pessoas que seria incapaz de dar um destes erros na escrita seria do sexo feminino. E ficaria muito feliz por saber que nenhuma mulher daria apenas um dos muitos erros ortográficos dados por mim no primeiro parágrafo. E mesmo que as mulheres se possam enganar num destes erros, tenho a certeza absoluta de que nenhuma mulher no mundo seria capaz de dar um erro ortográfico ao escrever o nome do filho.

Tenho também a certeza de que nenhuma futura mãe será capaz de errar ao escrever o nome que já escolheu para o filho. "Isso seria um erro básico", devem pensar diversas pessoas. E realmente é. Mas beber bebidas alcoólicas durante a gravidez e amamentação também é um erro básico. E uma em cada cinco grávidas consomem álcool mesmo depois de já terem conhecimento da gravidez. E isto é preocupante porque nenhuma bebida alcoólica é segura para o bebé. Por isso é fundamental que as grávidas percebam que existem erros que duram para a vida.


Parabéns ao Tiago Silva e ao Hugo Suíssas que venceram um concurso sobre este tema e são os responsáveis por uma campanha de sensibilização com anúncios na imprensa (como este que aqui partilho) e outdoors.

10 comentários:

  1. Grande ideia! O erro chama a atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A campanha está muito bem pensada. E é incrível que várias grávidas tenham assumido beber, sabendo que estavam grávidas, até ficarem alegres.

      Eliminar
  2. Nunca me vou esquecer que eu, uma pessoa que pensa que sabe escrever, andou com um papel no carro, a vender o mesmo, tinha escrito "ar condiconado"... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todas as pessoas, num momento ou noutro, dão um erro que passa despercebido.

      Eliminar
  3. E por mais que uma pessoa as tente educar e sensibilizar para essa temática há sempre algumas cheias de razão que não nos ligam nenhuma e preferem sujeitar o bebé aos erros delas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente existem pessoas que reagem assim a tudo na vida.

      Eliminar