22.9.15

será que sofres de ortorexia (ou a obsessão da alimentação saudável)

Como dei conta em tempos aqui no blogue, passei por um processo a gosto de chamar de reeducação alimentar. Há quem lhe chame dieta e já irei explicar porque é que não gosto desse nome. Mas antes disso, quando vivi a minha reeducação alimentar percebi que comia poucas vezes ao dia, o que fazia com que tivesse mais apetite fora de horas. Percebi que comia as coisas erradas nas horas erradas. E que, entre outras coisas, casava mal os alimentos com os meus dias.

Voltando à dieta, é algo que não gosto de dizer que fiz. Porque tenho a ideia de que as pessoas associam a dieta ao corte radical de determinados alimentos. E sempre recusei fazer isso, algo que nunca escondi à nutricionista (Mariana Abecasis) que me acompanhou. Sempre lhe disse que quando me apetecia algo, comia. Não me privava de comer isto ou aquilo. Preferia comer do que andar a “morder-me” todo para não comer. E a Mariana deu-me os parabéns por ser assim e nada disto alterou o sucesso do que desejei fazer (e fiz).

E quando me inteirei mais sobre o assunto da reeducação alimentar apercebi-me de que muitas pessoas, que passam ou não por um processo igual ao meu, ficam com medo de comer. São pessoas que ficam escravas dos alimentos saudáveis que são pesados detalhadamente e que ganham uma fobia a tudo aquilo que consideram ser mau para a saúde. Pessoas que ficam com peso na consciência quando comem algo que supostamente não deviam comer.

Nada tenho contra quem é assim. Acho apenas que é perigoso, até para a saúde. E descobri hoje que esta obsessão, a de comer sempre “bem”, pode ser uma doença que se chama ortorexia. E quem sofre desta doença tem medo de açúcares, foge de alimentos processados, de gorduras e de muitas outras coisas. E algo que já acontece muito nos Estados Unidos da América e que começa a acontecer também em Portugal é transmitir esta obsessão aos filhos. O que também não é bom.

É um facto que nos dias que correm muitos apelam para os cuidados de modo a que se evitem doenças cardiovasculares ou diabetes. É também inegável que se calhar dá-se muito relevo ao excesso de peso. E ao longo do tempo que tenho o blogue já alertei para esses perigos em diversas ocasiões. E será algo que irei certamente continuar a fazer. Mas uma coisa é alertar para os perigos e passar uma mensagem de que é necessário ter cuidado para que se tenha uma vida mais saudável. Outra, completamente diferente, é viver preso a uma obsessão que também acaba por ser perigosa.

10 comentários:

  1. Essa doença pode torna-se mesmo uma grande restrição porque chegam a levar a sua comida quando são convidados para jantar fora.. Chegam a comer só o que elas fazem e demoram horas nos supermercados a comparar rótulos dos alimentos

    ResponderEliminar
  2. É verdade que nenhuma obsessão é boa. Mas não vejo nada de errado com pessoas que cortaram o açúcar refinado da vida delas completamente. O açúcar não faz falta na nossa vida, não é necessário para o nosso corpo, antes do contrário. Agora se a nossa paixão são os doces e cortamos com eles embora nos façam falta para a nossa felicidade, é um bocado estúpido cortar com eles definitivamente. Mas há pessoas diferentes, a quem esta mudança vem facilmente e substituem o açúcar com outras coisas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mal está quando as pessoas têm medo de comer. Quando têm medo de comer um bolo porque são x calorias e quando incutem esse medo em todas as pessoas que os rodeiam. Existem coisas que fazem falta às pessoas. E, mais do que isso, praticamente todas as coisas podem (e devem) ser comidas, desde que com moderação.

      Eliminar
  3. O bom senso deve existir em tudo....mas está em extinção. À partida,poucas coisas fazem mal se forem comidas com moderaçào. Exagerar,seja para que lado for,só pode fazer mal à saúde.
    Uma coisa é não poderes consumir algo por razões de saúde e estares mesmo proibido(tipo alergias). Aí há que mentalizar e seguir em frente. Agora, só para não ingerir meia dúzia de calorias? Não obrigada.
    E sim, passar aos filhos ainda é mais irracional.
    Mata Hari

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando vejo pessoas que pesam tudo e mais alguma coisa e que não comem com medo fico boquiaberto. Posso dizer que perdi 17 quilos sem deixar de comer o que quer que fosse.

      Eliminar
    2. Lá está,caro amigo (olha o abuso...), o bom senso não é para todos ; )

      Eliminar
  4. Concordo contigo sim, tudo o que é em exagero nunca é positivo.

    ResponderEliminar