16.9.15

pensava que tinha uma qualidade mas afinal é defeito. serei o único?

Até há poucos minutos considerava ter uma qualidade que na realidade é um defeito que até pode representar um perigo para a minha saúde. E trata-se de algo que envolve garrafas de plástico. Para mim uma garrafa de plástico não merece ir para o lixo depois de uma utilização. Nem após duas. Nem mesmo vinte utilizações depois. Comigo as garrafas de plástico têm uma longa vida.

Por exemplo, para o ginásio levo uma Vitalis Go, de 75 cl, que bebo religiosamente a cada treino. Já experimentei garrafas de outras marcas mas na edição desportiva só consigo gostar desta. Umas deitam pouca água, outras água a mais e esta é aquilo que considero perfeito. Como tal, bebo a água original na primeira vez e depois encho em casa. Como vou ao ginásio cinco vezes por semana, reutilizo a garrafa dezenas e dezenas de vezes. Até porque só a uso no momento do treino.

Já no trabalho sou adepto das garrafas de dois litros do Continente pois é a quantidade de água que bebo durante as horas de trabalho (caso esteja na redacção). Tal como acontece com a do ginásio, bebo o conteúdo original uma vez e reutilizo a garrafa diversas vezes. Não tantas como a do ginásio, até porque as tampas às vezes cedem, mas ainda bastantes. E este comportamento era visto, por mim, como uma qualidade. Quando na realidade é um defeito.

De acordo com especialistas reutilizar e lavar repetidas vezes uma garrafa de plástico faz com que o plástico comece a degradar-se e a criar pequenas fissuras na superfície. E é aqui, nas fissuras, que as bactérias se alojam, sobrevivem e reproduzem, algo que representa um risco para a saúde. Como este tipo de garrafas costumam estar à temperatura ambiente é algo que agrava ainda mais a situação.

Segundo os especialistas, as bactérias que encontram na humidade, saliva e temperatura de uma garrafa o ambiente perfeito para crescerem podem causar náuseas, vómitos e diarreia em pessoas que reutilizam garrafas de forma excessiva. É certo que a gravidade não vai além de uma indesejada indisposição mas são sintomas que todas as pessoas preferem não ter.

As opções passam por reutilizar a garrafa algumas vezes (não muito além de duas). Porém, convém lavar a garrafa com água e sabonete. Os amigos do ambiente certamente que defendem que é desnecessário comprar um vasto número de garrafas de plástico por ano. Como tal, a melhor aposta passa por garrafas de vidro ou de aço inoxidável, que podem ser reutilizadas sem que se corra os mesmos riscos.

16 comentários:

  1. Também uso e volto a usar muitas vezes a mesma garrafa e ainda não me aconteceu nada...
    Podemos ignorar os estudos e abraçar a teoria da minha mãe "bactérias de vez em quando fazem bem para criar defesas" -.-

    ResponderEliminar
  2. Não, não és o único... tenho aqui uma garrafa de plastico que tem mais de 2 meses, e que encho pelo menos 2 vezes por dia...
    mas não bebo diretamente da garrafa... costumo usar um copo para beber... de plastico...

    ...

    ResponderEliminar
  3. Eu também tinha esse defeito, mas optei por comprar uma garrafa da SIGG de 1 litro para trazer para o trabalho e para o ginásio um bebedouro de 750 ml.

    ResponderEliminar
  4. Não digo que seja muito saudável, até acredito que tenha alguns inconvenientes, mas a verdade é que nunca tive qualquer problema/sintoma dos que referes, e olha que reutilizo a minha tão querida garrafinha n vezes.:):):)

    ResponderEliminar
  5. Esse é o menor dos problemas.
    Pior do que isso são as substâncias que vão libertando a cada utilização.

    https://www.google.pt/?gws_rd=ssl#q=perigo+de+reutilizar+garrafas+pet

    ResponderEliminar
  6. Eu comecei por usar uma garrafa por dia no treino, e acabava por ser um abuso, depois passei a lavá-las, mas mesmo com detergente cheiravam estranho, então comprei uma própria para usar infinitas vezes, no entanto, lavo-a quase todos os dias.

    ResponderEliminar
  7. Convêm ter cuidados aqui e ali,desde que não se entre em paranóia. Tente o meio termo. Não deitar fora à primeira mas tb não usar demasiadas vezes ; )
    Mata Hari

    ResponderEliminar
  8. utilizar a mesma algumas vezes,desde que lavadinha,nunca matou ninguém...agora é só 500 garrafas diferentes só para a malta atleta gastar fortunas numas garrafinhas pindéricas!Aquela quadrada,estreitinha,com o gargalo a um canto é do mais feio que há!Eu também uso a mesma diversas vezes,lavo bem e já cheguei a passar álcool no gargalo(porque pintei os lábios de vermelho e aquilo não saía....),não creio que ponha ninguém doente.Eu vendia saúde até há 5 anos,e não foi uma garrafa de água que me pôs aos vómitos a cada 15 dias...mas não vem ao caso.Continua,no poupar(a carteira e o ambiente) é que está o ganho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz lembrar as notícias que surgem aqui e ali que acabam por levar as pessoas a mudarem as suas práticas de consumo.

      Eliminar