15.9.15

para mulheres reais (e não é isso que se quer?)

A minha relação com a Inês Mocho não vai além das redes sociais onde vou acompanhando o seu trabalho enquanto maquilhadora profissional e formadora de maquilhagem. “Maquilhagem Real para Mulheres Reais” é o nome do livro da Inês que convida o sexo feminino a percorrer uma viagem pelo mundo da maquilhagem. A Inês promete que as leitoras se vão divertir, podendo ser sofisticadas e elegantes num dia e arrojadas noutro. Tudo sem medos, até porque a maquilhagem pode ser removida com uma simples lavagem. Numa época “artificial” gosto de tudo aquilo que é real e pensado em pessoas reais. Por isso, fica aqui a dica para quem quiser aprender com a Inês Mocho.

12 comentários:

  1. As mulheres irreais, desenhadas em 3D, não precisam de maquilhagem.
    Qualquer coisa que diga para mulheres reais devia ser automaticamente recusada por todas as mulheres porque é simplesmente estúpido e tem implícita uma atitude xenófoba.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo o que dizes mas percebo também o alcance do título. Acho que é uma forma de chegar às mulheres e de passar a ideia de que se trata de maquilhagem do dia-a-dia e não aquela que demora muito tempo e que é feita em produções de moda por exemplo.

      Eliminar
    2. Toda a maquilhagem é de dia-a-dia se passamos mais tempo ou menos a aplica-la depende da ocasião e se usamos menos ou mais quantidade de produtos.
      Os produtos são basicamente os mesmos, tirando um ou outro produto específico de desfiles que também não se encontram em qualquer loja, a maquilhagem é igual para toda a gente.
      Eu percebo a ideia apenas a acho descabida. Enfim, a culpa é da Dove e das mulheres que saíram em manada a aplaudir a campanha.

      Eliminar
    3. Eu não acredito que a maioria das mulheres demore mais de uma hora por dia a maquilhar-se. E também não acredito que a maioria das mulheres saiba maquilhar-se da mesma maneira que uma maquilhadora profissional sabe. Posso estar errado mas é a ideia que tenho. Aliás, por isso é que para determinados eventos as mulheres recorrem aos profissionais.

      Por isso é que o título não me choca minimamente.

      Eliminar
  2. O que são mulheres irreais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende do objectivo da tua pergunta. Se estivermos a falar num contexto sem livro, não existem. Todas as mulheres são reais.

      Quanto ao livro, vou explicar a minha leitura do título. Enquanto jornalista já entrevistei mulheres que protagonizam uma sessão fotográfica que ilustra a entrevista. Essa produção envolve sempre uma maquilhadora profissional que maquilha e penteia a convidada. Em alguns casos este processo demora mais de uma hora. Ou seja, maquilhagem e cabelos demoram mais de uma hora.

      Para mim, nesse sentido, este é um tipo de maquilhagem "irreal" no sentido de que a mulher "comum", a tal mulher que pode ser vista como "real" e que trabalha e que tem diversas coisas para fazer ao longo do dia não passa diariamente mais de uma hora a maquilhar-se e a pentear-se antes de ir para o trabalho. Maquilha-se em muito menos tempo do que isso.

      Nesse sentido, considero que "maquilhagem real" é aquela que não demora muito a fazer e que "mulheres reais" são aquelas que não dedicam diariamente mais de uma hora a maquilhar-se antes de sair de casa.

      Esta é a minha leitura do título do livro. Para saber o verdadeiro significado do título é necessário falar com a autora.

      Eliminar
    2. São as mulheres desenhadas em 3D, já a maquilhagem irreal é o Photoshop.

      Eliminar
  3. O título está bom,as pessoas é que gostam de complicar.
    Cada vez mais é preciso lembrar que a maior parte das mulheres são "reais" e a vida deve adaptar-se a elas e nào o contrário.
    O mesmo é válido para os homens,óbviamente.
    Mata Hari

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Já tive oportunidade de ver o livro e acho que é interessante.

      Eliminar