28.9.15

o monstro das bolachas de cristina ferreira

Começo por dizer que não percebo nada de moda. Não tenho formação na área nem pretendo ter. A moda, para mim, é definida por aquilo que os meus olhos observam e que é posteriormente processado e analisado pelo meu gosto pessoal. Não mudo de opinião apenas porque a peça x custa largas centenas de euros. Não mudo de opinião por entender que quem tem um look de milhares de euros tem obrigatoriamente de estar melhor vestido (e mais na moda) do que alguém que se ficou pelos cem euros. E se não mudo de opinião por causa de marcas também não altero aquilo que penso por causa de padrões e cores mais in do que outras. Posto isto, entre estas duas fotos da mesma mulher – Cristina Ferreira – irei sempre preferir a segunda.



Não pretendo falar mal do look “monstro das bolachas” que tem sido notícia. É apenas mais um look arriscado de uma mulher que não esconde que gosta de arriscar. É uma característica sua. Aquilo que pretendo dizer é que prefiro mil vezes os jeans rasgados e o blazer. Porque acho que Cristina Ferreira fica mais favorecida com o segundo look e porque sou adepto da discrição. Porque defendo que a discrição consegue brilhar tanto ou mais do que um look mais arriscado e porque também acredito que a discrição pode ser mais notada do que o espalhafato.

Depois existe outra situação. Uma coisa é olhar para a foto de Cristina Ferreira na rua. Outra completamente diferente é ver uma foto inserida no evento de moda. E se na rua parece fora de contexto, no evento já não é. Profissionalmente já marquei presença em diversos e mais ou menos importantes eventos de moda nacionais e internacionais, como a semana de moda de Paris. E este look enquadra-se no que vi em todos os eventos: pessoas que arriscam. Pessoas que defendem que é o cenário ideal para arriscar na escolha da roupa. E a verdade é que a maioria destas pessoas acaba por passar mais despercebida do que se pode julgar por uma foto isolada na rua. O que na rua parece uma loucura é na realidade "apenas" mais um look no evento.

Por fim, e na larga maioria dos casos, a segunda foto nunca é notícia. Já a primeira raramente passa ao lado de uma notícia. Por exemplo, e neste caso específico, já perdi conta ao número de notícias que li hoje e que dão conta de que Cristina Ferreira optou por um look inspirado no Monstro das Bolachas durante a semana de moda de Milão. Mas, em nenhuma das notícias, mesmo naquelas que têm imagens de outros looks que a apresentadora utilizou em Itália, aparece a segunda imagem que também foi captada em Milão.

16 comentários:

  1. Já eu gosto de moda, mas acho o look da primeira imagem medonho... E não acho que ser notícia seja necessariamente uma coisa boa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um look arriscado. Pessoalmente não gosto. Prefiro o segundo.

      Eliminar
  2. A moda somos nós quem fazemos! Eu não uso uma peça de que não gosto, ou de que até gosto mas sei que me fica mal, somente porque está na moda!

    Em relação aos dois 'looks' da Cristina Ferreira aqui apresentados, pessoalmente prefiro o segundo; do primeiro, gosto apenas das botas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas existem muitas pessoas que usam isto e aquilo apenas porque está na moda. Mesmo que não fique bem e que não gostem.

      Eliminar
  3. gosto de moda mas se não for ao meu gosto, não compro e ponto final. Mas não ando vestida conforme as modas pois para isso tinha de ter um bom ordenado. Oprimeiro look da Cristina que aqui coloca é horrendo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim a moda deveria ser isso, aquilo de que as pessoas gostam.

      Eliminar
  4. Gostos não se discutem,é certo....mas raramento isso acontece lol A mim lembrou-me o Cars(da Disney), se calhar pela parte vermelha. Jâ as luvas só me lembram as de lavar louça de antigamente. Detesto o primeiro look e gosto do segundo.
    Emfim...ela estâ apostada em dar nas vistas e não é de agora (veja-se as capas da revista). Mas é uma opção de marketing como outra qualquer ; )
    Mata Hari

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu imaginei logo o Monstro das Bolachas :)

      Mas ela não escondeu que arriscou e que era a altura ideal para arriscar.

      Eliminar
  5. Pipocante Irrelevante Delirante30 de setembro de 2015 às 10:41

    A senhora é uma valente.
    Na segunda foto, caiu*, esfolou os joelhos, e mesmo assim manteve a pose para a foto. Profissionalona!!!!

    A 1ª é demasiado estúpida para comentar. O mais irónico é que essa, e amigo/as, já deve ter gozado com as "vestimentas" da lady gaga por mais que uma vez, e agora faz essa figura. Mas afinal, ela quer aparecer e ser falada (check), e provar que bem pode meter qualquer m... coisa em cima do corpinho, que os seus defensores vão apreciar (check).

    (*não me digam que ela andaria com umas calças rasgadas na rua por vontade própria)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto às calças rasgadas, quero acreditar que usa porque gosta. Posso dizer-te que as calças mais caras que comprei até hoje (noutra altura da minha vida e também porque tinha desconto por trabalhar na marca) eram muito mais rasgadas do que estas. Ouvi piadas de ter caído, de ter sido assaltado, atacado por gatos e outras coisas mas não estava para aí virado. Gostei, comprei e usei. Por isso, acho que existem pessoas que compram assim porque gostam. E o facto de tantas lojas terem modelos assim é sinal de que existe procura. E o mais curioso é que conseguem ser mais caras do que as que não são rasgadas.

      Quanto ao primeiro look. É arriscado. E não acho que todas as pessoas gostem da roupa dela. Aliás, costuma ser bastante criticada com algumas opções. E acho que isto é comum a todas as mulheres conhecidas. Tens o exemplo da Lady Gaga que costuma ser gozada por todos e que conquistou todas as pessoas com o seu vestido preto.

      Quanto ao teu *, posso dizer-te que existem muitas figuras públicas (não sei se é o caso) que não saem de casa sem que alguém as vista e sem que a maquilhadora as maquilhe. Isso é um facto.

      Eliminar
    2. Pipocante Irrelevante Delirante30 de setembro de 2015 às 15:44

      Porquê "look" e não "visual"?

      É claro que calças rasgadas são caras. Não pelos rasgões, esses já eu os fazia quando jogava à bola no recreio da escola com uma lata de sumol, mas pela marca.
      Sabe-se lá porquê, tornou-se um produto apetecível, e daí o seu preço.
      Agora, preço nada tem a ver com gosto.
      Nem a procura tem a ver com bom gosto. Para isso, temos o exemplo da televisão, em que os programas com mais procura são de gosto, vamos dizer duvidoso.
      Honestamente, acho horrível andar rasgado na rua, seja o buraco feito por uma traça ou por ordem de uma estilista. Quer seja moda ou não.

      Eliminar
    3. Neste caso é mesmo porque tenho o hábito de usar look.

      Se fores a uma Pull ou loja semelhante tens calças rasgadas a cerca de 30 euros. Comparas bem com a televisão. Se as coisas existem é porque as pessoas consomem. Neste caso é porque gostam de calças rasgadas.

      Tu achas horrível. Há quem goste (gosto de determinados modelos mas já gostei mais). Mas nem tu estás certo nem estão certos os que gostam. São gostos e opiniões. Não mais do que isso.

      E acho bem que não passes a gostar de coisas porque são moda. Acho que deves gostar daquilo de que realmente gostes. Independentemente de ser moda ou não. Até porque se formos ver bem a moda é cíclica e estamos numa época em que se gosta de coisas que muitas pessoas detestavam quando surgiram e que hoje acham o máximo.

      Eliminar
  6. Pipocante Irrelevante Delirante30 de setembro de 2015 às 10:41

    A minha mãe também usa umas luvas como as da primeira fotografia.

    Agora já não, que comprou uma máquina de lavar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que todas as cozinhas portuguesas, pelo menos a sua maioria, têm algures umas luvas semelhantes a este modelo.

      Eliminar
  7. Concordo contigo, ainda assim, não gosto mesmo do primeiro.

    ResponderEliminar